quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OS FARROUPILHAS - 1963

Há muito tempo atrás eu recebi de um amigo um material retirado de um disco de 78 rotações, editado em 1963, do conjunto Farroupilha, que depois passou a se denominar "Os Farroupilhas". Para quem não conhece esse grupo vocal foi criado na Rádio Farroupilha, em Porto Alegre, no fim da década de 40.

No início restringiam-se ao repertório típico gaúcho com sucessos como Negrinho do Pastoreio, Boi Barroso e Pezinho. Nesse estilo gravaram vários discos, como "Gaúcho", "Gaúchos em Hi-fi" e "Gaúchos na Cidade". Na década de 60 fizeram trabalhos ligados à bossa nova, mudando um pouco o estilo. Entre seus maiores sucessos destacam-se Bolinha de Sabão, de (Orlandivo/ A. de Azevedo), Moça da Chuva, de (Paulinho Nogueira/ R. Moreira), Azul Contente, de (W. Santos/ T. Souza) e Papai Walt Disney.

Sidney Moraes, um dos integrantes, posteriormente lançou "Os Três Morais", juntamente com Jane, que depois formou o "Jane & Herondy" e mais tarde se lançou- em carreira solo como cantor de boleros, com o nome de Santo Morales.
Em meados da década de 80, pouco antes da extinção do grupo, foi substituído por Sabá, ex-baixista dos grupos Jongo Trio e Som Três. Em 1997 o fundador Tasso Bangel criou outro grupo, o Sexteto Brasil de Cordas. Outros integrantes foram Danilo Vidal de Castro, Iná Bangel e Estrela D'Alva Lopes de Castro. Vale conhecer pela raridade e pela memória da música brasileira.

O disco desta postagem foi editado pelo selo Fermata, da gravadora RGE e é composto pelas seguintes faixas:

1. Por causa de você; 
2. O que eu gosto de você; 
3. Azul contente; 
4. Moça da chuva; 
5. Insensatez; 
6. A menina de trança; 
7. Bolinha de sabão; 
8. Isto é bossa nova; 
9. Pequena marcha para um grande amor; 
10. João Sebastião Bach; 
11. Palhaçada e 
12. Vozes e flores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário