sábado, 8 de outubro de 2011

14 BIS - SETE - 1987

A banda brasileira 14 Bis surgiu em Belo Horizonte no ano de 1979, criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão, com influências dos Beatles e Rolling Stones, porém com uma proposta diferente para a música pop brasileira, com um pouco de sofisticação em relação as bandas que tocavam na época.
Naqueles anos o Brasil ainda em processo de redemocratização era um país onde a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras. Foi com o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o 14 Bis foi contratado pela multinacional EMI Odeon para gravar o 14 Bis I, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como Natural e Canção da América, esta uma inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant.

No ano seguinte foi lançado o disco 14 Bis II, disco considerado clássico da banda com inovações harmônicas, vocais e instrumentais trazendo mais sucesso e afirmação no cenário musical brasileiro para o 14 Bis. Neste disco se destacam músicas como Planeta Sonho, Nova Manhã, Caçador de Mim, Bola de Meia, Bola de Gude, entre outras.
O ano de 1982 veio com disco "Além Paraíso" gravado depois de uma viagem aos EUA onde a banda comprou o melhor equipamento existente à época, fato que ajudou a aprimorar ainda mais a sonoridade do disco. O grande hit foi Linda Juventude. Em 1983 saiu o álbum "A Idade da Luz" quinto disco em menos de cinco anos, com mais um grande hit Todo Azul do Mar.
Aí veio o sexto disco onde o 14 Bis experimenta e flerta com a new age (movimento musical britânico). Novas parcerias musicais e estéticas mostram que "A Nave Vai", lançado em 1985 é multifacetado desde a capa ao conteúdo. Canções como Nuvens, o blues como Figura Rara e a new age Outras Dimensões traduzem a inquietude musical e a busca incessante do novo pelos seus integrantes.
O sétimo disco é o último disco de canções inéditas, composto e gravado com a formação original da banda e marca a saída de Flávio Venturini do 14 Bis para a melhor condução de uma carreira solo que já havia rendido 2 discos paralelos ao trabalho da banda. A parceria com Renato Russo em Mais uma Vez é um grande sucesso desse trabalho. A banda ainda continua na estrada e recentemente comemorou 30 anos de trajetória.
Nesta postagem foi escolhido como hmenagem a essa excelente banda o último disco da banda, ainda não lançado em compact disc - Cd. Destaca-se a participação na composição e no vocal de Renato Russo na música Mais Uma Vez. As faixas do disco são:
1. Mais um vez; 
2. Canção sem fim; 
3. Anoitecer deserto; 
4. Sete; 
5. Cidade perigosa; 
6. Templo (nossa casa é azul); 
7. Louca aventura; 
8. Chapéu de sol, sombra e sol; 
9. Tema III (instrumental). 









Nenhum comentário:

Postar um comentário