terça-feira, 25 de outubro de 2011

HENRY POLLACK - UM VIOLINO PARA O POVO (1998)

Henry Pollack era um violinista popular, que tocava o violino nas ruas das cidades do Brasil. Fui conhecê-lo em 1998, tocando no centro de Curitiba. Era um tipo diferente, estilo europeu, sempre trajando roupas coloridas, barbudo, de cabelos longos e sempre acompanhado de uma morena esbelta.

O que chamava atenção era a sua capacidade de reunir o povo em volta de seu violino amplificado. Muito animado Henry Pollack convidava a todos para ouvirem o seu show de violino que unia músicas ciganas, clássicos românticos e populares sertanejos. Até a "Festa de Peão", da dupla Leandro e Leonardo, ecoou na praça Osório seguida pela melancólica "Vou Chorar". "Essa foi demais". Enquanto tocava a morena oferecia os discos do artista de rua.

Segundo a jornalista Marlise Groth, Henry Pollack, 58, era um polonês que aos três anos fugiu da Segunda Guerra com os pais e recebeu abrigo no Uruguai. Apaixonado pela música estudou violino clássico e participou de sinfônicas. Ao sair da universidade de Música, optou pelo popular e montou o grupo Violinos Mágicos que embalou sonhos em diversos países da Europa, Estados Unidos e América Latina, conta. 

Pollack que se orgulhava de já ter sido cumprimentado pessoalmente pelo tenor Luciano Pavarotti e ouvido pelo papa João Paulo 2º, lembrava-se dos tempos em que foi escalado músico oficial de Ieda Maria Vargas, a miss Brasil que chegou a miss Universo. "Eu tocava o violino enquanto ela entrava nos salões. Ela viajava de avião e eu tinha que ir de ônibus", relata.

Nesta postagem, estamos homenageando esse músico de rua, que tanta emoção proporcionou com as suas apresentações ao vivo, nas ruas das principais cidades brasileiras e viveu seus últimos dias em Curitiba.

O disco “Um Violino para o Povo”, gravado em 1998, nos estúdios Isaec e Focus, com arranjos do maestro Wilson Dobbins Barbosa e contém 17 faixas variadas, sendo:

01. Pot-pourri brasileiro (felicidade, luar do sertão, minas gerais e asa branca);
02. Tema filme Titanic;
03. Danubio Azul;
04. Coração sertanejo;
05. Pantera cor de rosa;
06. Eu juro; 
07. Czardas;
08. Tapas e beijos;
09. Explode coração;
10. Doce mistério;
11. Ayrton Senna homenagem;
12. My way;
13. Festa do rodeio;
14. Menino da porteira;
15. Zorba o grego;
16. Cantare d’amore;
17. Tico tico no fubá.
















15 comentários:

  1. Hedson obrigado por este presente que você nos deu eu sou um grande apreciador dos violinos magicos Obrigado. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos
      obrigado pelo apoio. O som do violino toca a alma. Recomendo que ouça a orquestra de Franck Pourcel, que também se caracteriza pelo utilização forte de violinos.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Infelizmente o link está quebrado. Pode, por gentileza, prover outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo
      Já estão disponíveis mais dois links.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. henry pollack era 10.. eu passava td semana no centro de ctba, perdia horas ali só apreciando o grande talento q ele era... alguém teria uns videos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parede que ele esteve no programa do Faustao! Alguém teria algum video?

      Excluir
  4. Ele se apresentou no Faustão, mas infelizmente não há vídeo de registro. Também não achei vídeos. Se alguem tiver, favor nos repassar.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  5. consegue me passar um linck que eu possa baixar?

    ResponderExcluir
  6. Gostava muito da sua presença no Calçadão de Curitiba parava só para ouvi ele tocando , muito bom ele cheguei a compra alguns cds dele , levava para toca no meu salão as clientes cabava levando o cede de graça kkkkkk, mais valia pena ouvi ele

    ResponderExcluir
  7. Um talento que não foi valorizado pelas grandes midias.
    Vi levantar platéias.

    ResponderExcluir
  8. Este musico era muito bom eu trabalhava em um restaurante em balneario camboriu e o henry tocava para os clientes reunise muitas pessoas para velo pessoa de boa indole e de uma ombriedade admiraravel um musico de um talento maravilhoso vi uma reportagem dele no jo soares onde ate ele mesmo jo soarez se encantou um talento realmente desigual onde hoje deve encantar ate mesmo os querubins la no ceu parabens a esta linda materia relembrar belos talentos sempre é maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Excelente músico! Profissional de alto nível, bom gosto na execução e escolha do repertório. Suas apresentações atraiam centenas de pessoas. Tive a oportunidade de conhecê-lo em Porto Alegre! Um grande artista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o acompanhei quando tocava em Porto Alegre na churrascaria Zequinha mas o conheci e Caxias do Sul. Não só um profissional maravilhoso,como pessoa sempre foi incrível

      Excluir
  10. Excelente músico! Profissional de alto nível, bom gosto na execução e escolha do repertório. Suas apresentações atraiam centenas de pessoas. Tive a oportunidade de conhecê-lo em Porto Alegre! Um grande artista!

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda criança, tinha uns 9 anos na época tbm ouvia ele no calçadão da rua xv, em ctba... e me apaixonei pelo violino, q aprendi mais jamais terei o dom q o mestre Henry tinha... muito top, minha saudosa mãe comprava os cds dele, isso a 30 anos atrás

    ResponderExcluir