2016

2016

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

OS POPULARES - A VOLTA - 1971

Os Populares foi um grupo de rock vocal/instrumental da época da Jovem Guarda, criado em 1967,  no Rio de Janeiro. Seus componentes eram J. César (guitarra solo), ex-The Pop's, Paulo Sérgio (guitarra de ritmo), ex-Os Aranhas, João Carlos (baixo elétrico), ex-Os Bárbaros, Pedrinho (bateria), ex-The Youngsters e Carlinhos (teclado).

Seus primeiros discos foram lançados pela gravadora RCA Victor e eram instrumentais com solos de guitarra e órgão. O grupo se apresentou em diversos programas de rádio e TV, divulgando as suas músicas, por exemplo: Jovem Guarda (TV Rio), Festa do Bolinha (TV Rio), TV Fone (TV Globo), Aerton Perlingueiro (TV Tupi) e Euclides Duarte (TV Continental).

Os discos lançados tiveram boa vendagem e a qualidade técnica para a época era apurada. Várias músicas se destacaram no seu repertório inicial, tais como "Índia" e os medleys "Maravilhas da Itália", "Maravilhas de Portugal", "Meu Limão, Meu Limoeiro", "Lara's Theme" e as belas execuções de "Theme For Young Lovers" e "Sous Le Ciel de Paris". 

Os Populares gravaram em 1967 um compacto com músicas de Natal, hoje muito raro, com duas versões de "Ave Maria" (Gounod e Schubert). Além das releituras que realizavam, J.César também executava músicas de sua própria autoria, tais como: "Ginga", "Escala", "Balanço de Vera", "Zero, Zero", "César", "Trovoada", "Mara", "Balançando" (um verdadeiro "banho" em solos de guitarra).

Após a passagem pela RCA, gravaram outros discos pelo selo Polydor (atual Universal), só que com execuções que predominaram o vocal. Encerraram as suas atividades em 1978.

(Fonte: Extraído do livro "O Rock and roll - origem, mitos e o rock instrumental no Brasil e em outros países", de Laércio Pacheco Martins

O disco que compartilhamos nesta postagem abrange a segunda fase. É um disco de 1971, lançado pela gravadora Philips, com o selo Polydor (atual Universal), em 1971, intitulado " A Volta". O disco é interessante pois apresenta leituras de sucessos da época, mesclados com músicas brasileiras.
Os destaques desse disco foram as performances das músicas "De tanto amor", de Roberto Carlos, "Pão e Mel", da banda australiana Tin Tin e "É tão difícil", de Ringo Star. Já a curiosidade fica por conta da música "Capim gordura" que devido ao estilo, foge do padrão da seleção.

Apesar das limitações do estado do disco de vinyl, vale a pena ouví-los...As principais faixas do disco são:

1. Sou feliz (I'm so happy);
2. Meu coração (How can you mend a broken heart );
3. Eu quero;
4. Oh me oh my;
5. De tanto amor;
6. Não tenho saudade (Eat at home);
7. Você zombou de mim (summer sand);
8. Capim gordura;
9. Pão e mel (Toast and marmalede for tea);
10. Gesubambino;
11. Juntos para amar;
12. É tão difícil (It don't come easy)







Nenhum comentário:

Postar um comentário