segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CRISTIANO - VOLUME 1 (1971)

O cantor Cristiano, cujo nome de batismo era Pedro Luis Schoemberger, era natural de Curitiba/Pr. Atuou nos anos 1970 e sua música era baseada em baladas versões de músicas da parada de sucessos da época. 

Inicialmente cantava para os amigos e pelo incentivo deles começou a se inscrever em programas de calouros, o que levou a ir para São Paulo e se apresentar na TV Cultura Canal 2. Não conseguindo muitas oportunidades retornou para sua terra e seguiu a sua vida.

Foi com a ajuda do animador e cantor paranaense Dirceu Graeser  que ele retomou com apresentações locais na TV Paraná – Canal 6, um transmissora da TV Tupi, firmando-se no conceito do público paranaense e angariando a simpatia geral.

De volta a São Paulo, no final dos anos 1960, foi convidado a lançar um compacto simples em uma gravadora pequena, que não obteve o sucesso esperado, pela dificuldade de ser tocado nas rádios. A melhor oportunidade surgiu com o convite de Antonio Aguillar, para participar em seu programa “Reino da Juventude”, que era a sensação do momento.

Após a participação em um disco de coletâneas da gravadora Copacabana, surgiu a chance de gravar um disco Lp exclusivo pela gravadora Chantecler. Ficou muito conhecido nos circuitos de boites , apresentando-se juntamente com o grupo “Os Terríveis”. Em 1972 lançaria o seu segundo disco por essa gravadora.

Em 1973, foi para gravadora RCA Victor, posterior BMG, alterando o seu nome artístico para Cris McClayton, onde fez sucesso nacional com as músicas Bye Bye Rose Marie e Descendo o Rio, composições de Cyro Aguiar e Luiz Roberto. Não tendo muitas chances nas grandes gravadoras , continuou se apresentando em casas de shows, inclusive com temporada no Japão. 

Cristiano ou Cris McClayton ou simplemente Pedro Luis Schoemberger nos faleceu em 15 de maio de 2012.

Nesta postagem, uma homenagem apresentando o primeiro disco, lançado em 1971, pela gravadora Chantecler, composta por versões com letras de Fred Jorge. São composições de músicas de Francis Lai, Paul McCartney, Neil Diamond, Armando Manzanero, Marmalade, George Harrison, Roy Orbison, Lynn Anderson, Bob Dilan e outros. 

Vale a pena ouvir esse raro disco.  As faixas do disco são as seguintes:

01. História de Amor (Love Story);
02. Um novo amanhecer (Another Day);
03. Doce Carolina (Sweet Carolina);
04. É impossível (It’s Impossible);
05. A bonequinha (Jack in the box);
06. Meu grande amor (My little one);
07. Meu Senhor (My sweet lord);
08. Sonhar com você (Dream baby);
09. A casquinha (Hot Cane);
10. Mar de rosas (Rose Garden) );
11. Vou pulando (Baby jump);
12. Foi por você (If not for you)

Bônus:
 13. Jesus Cristo (em inglês)









15 comentários:

  1. Muito boa essa postagem Hedson, eu desconhecia esse disco, apenas tive acesso aos disco do Cris McClayton com as musicas "Bye Bye Rosemarie" e " Descendo o rio" valeu...
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde!
    Quero parabenizá-lo pelo excelente blog. Encontrei vários arquivos que sempre quis ter em meu arquivo pessoal.
    Obrigado,
    Zelito

    ResponderExcluir
  3. Olá Zelito!
    Seja bem vindo ao blog. Espero que continue nos prestigiando. Sempre que o tempo permitir, continuarei disponibilizando o meu acervo pessoal e dos amigos que colaboram com o blog. Valeu...

    ResponderExcluir
  4. muito bom esses dois discos do cristiano - verdadeiras joias esquecidas no tempo, do cristiano, alias chris mc clayton ou simplesmente clayton sei que existe, infelizmente nao o tenho um compacto simples com a musica "20 anos" que tambem foi gravada pela misteriosa dupla RINGO BLACK & KID SATURDAY no excelente lp "eu Te amo Meu Sertão", disponível no "saudade da minha terra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mário
      Realmente são raridades na web. Quanto a esse compacto simples com a musica 20 anos eu desconhecia. Se alguém tiver e puder divulgar eu incluo nesse material.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. olá, sou sobrinha do Pedro Luiz Schoemberger e adorei ver um pouco da história dele no seu blog. Infelizmente o tio faleceu dia 15 de maio de 2012, mas o telento dele continua circulando em blogs como o seu e em nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madeleine
      Foi com grande tristeza que recebi essa notícia do falecimento tão recente desse talentoso cantor. Para mim tem um significado especial, pois foi o primeiro disco que ganhei quando garoto. Posteriormente emprestei para um colega e ele desapareceu junto com o álbum. Fui obtê-los novamente alguns anos depois em uma loja de discos usados. Sempre queria saber o que tinha acontecido com o cantor. Soube que ele se apresentava de vez em quando na casa de shows Toscana. Infelizmente nunca tive o prazer de assistí-lo.
      Antes de postar esse material pesquisei na internet e constatei que não havia nada mais consistente sobre a carreira do cantor. Foi importante homenageá-lo no meu blog, pois a pessoa física do outrora cantor Cristinao se foi, porém ficou a obra de Pedro Luiz Schoemberger para que outras pessoas possam saber o que ele realizou.
      Obrigado pela contribuição e se tiver material dele para divulgar, pode contar com o blog.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho, e com certeza vou buscar materiais para enriquecer o seu blog. Fiquei muito feliz de encontrar o link com as músicas desse LP. Vamos utilizá-las para presentear os amigos e familiares que amavam o talento e a pessoa que era o Pedro Luiz Schoemberger.

      Excluir
  6. Fiquei muito feliz somente em encontrar esse material do cris macclayton,Parabéns pelo acervo, pena o link estar quebrado, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anonimo
      Já está disponível novo link. confira
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  7. OK. valeu laplaya muito obrigado! luis maciel

    ResponderExcluir
  8. é uma pena q o arquivo cris mcclayton vol. 2 nao pode ser baixado,ó link ´não abre?abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Carlos
      Recentemente foi disponibilizado três opções de links (Depositfiles, Rapidshare e Mega). Todos eles estão funcionando. Precisa ter paciência, pois alguns são mais chatos de baixar. Mas é o preço do gratuito, já que há poucas colaborações.
      Att.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  9. Hamilton de Lima e Souza5 de fevereiro de 2015 às 10:39

    Muito interessante encontrar dados do "Pedrão" no circuito digital depois de tomar conhecimento do filme dirigido pelo Ulisses Iarochinsky. Estudei com o "Pedrão" em 1979 no curso de Comunicação Social da UFPR. Ele deixou o curso de jornalismo mas não foi esquecido pelos colegas, recebendo justa homenagem do Ulisses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hamilton
      Seja bem vindo ao blog. Nosso objetivo é exatamente esse. Manter a memória musical. É uma pena que haja tão pouca informação sobre a trajetória profissional e artística do Pedrão, como vocês chamavam.
      Se tiver alguma informação adicional, nos repasse.
      Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir