2016

2016

sábado, 12 de novembro de 2011

JOHNNY RIVERS - THE VERY BEST OF - 2008

Em 1973, eu ouvi pela primeira vez a canção Baby I Need Your Lovin, na voz inconfundível de Johnny Rivers. Gostei tanto que fui atrás dos discos. Adquiri vários compactos simples e duplos em vinil. A sua interpretação para músicas já conhecidas sempre me agradavam pela forma simples e despojada de cantar. Canções tais como A Whiter Shade of Pale, Do You Wanna Dance, Poor Side of Town, Summer Rain, Secret Agent Man, sempre tocarão nos meus “players”.


Johnny Rivers ou simplesmente John Henry Ramistella, nasceu em Nova York, no dia 7/11/1942. É cantor, compositor, guitarrista e produtor. Começou a tocar guitarra as oito anos de idade e logo em seguida formou a sua banda “The Spades”, realizando a sua primeira gravação aos 14 anos.


Em 1964, Elmer Valentine, proprietário do clube Whisky a Go Go, ofereceu a Johnny Rivers um contrato de uma ano para que este cantasse em seu clube, recém-inagurado em Hollywood (California). O novo clube abriu três dias antes do grupo The Beatles lançar "I Want To Hold Your Hand", que consolidou o que se passou a chamar de "Invasão Britânica" . 

Mas Johnny Rivers era tão popular que o produtor Lou Adler decidiu lançar Johnny Rivers Live At The Whiskey A Go Go, álbum ao vivo que alcançou o 12º na lista da Bilboard - e a canção "Memphis" (um cover de Chuck Berry) chegou ao segundo lugar na parada norte-americana. Johnny Rivers tinha criado o estilo musical Go Go (que incluiria também dançarinas).
 
Já em 1966, Rivers seguiu gravando canções, especialmente ao vivo, como "Maybellene" (outro cover de Chuck Berry), "Mountain of Love", "Midnight Special" e "Seventh Son", todas elas tornaram-se hits. A partir de 1966, Rivers adotou um estilo mais peculiar, mas seguiu produzindo sucesso como "Poor Side of Town" (sua única canção a atingir o primeiro lugar na parada norte-americana da Billboard) e "Secret Agent Man". Outras canções populares desta nova fase do cantor foram "Summer Rain", "Baby I Need Your Lovin'" e "The Tracks of My Tears" (um cover de Smokey Robinson & The Miracles) - todas elas caracterizadas por sua voz suave e comovente.

Durante os 70, Rivers seguiu produzindo mais sucessos de crítica, como "Rockin' Pneumonia - Boogie Woogie Flu", "Help Me Rhonda" (cover dos Beach Boys) e "Blue Suede Shoes" (cover de Carl Perkins), mas os álbuns não vendiam tão bem quanto na década de 1960. Seu último sucesso foi "Swayin' to the Music (Slow Dancing)", lançado em 1977

A partir dos anos 80, embora sua música já não tivesse tanto sucesso como nas décadas anteriores, Johnny Rivers continuou a fazer apresentações ao vivo - entre 50 a 60 shows por ano. Vendeu mais de 25 milhões de discos em toda a sua carreira e teve 9 de suas canções incluídas entre as 10 melhores da Bilboard e 17 delas entre as 40 melhores.


Além de "Poor Side of Town", "Secret Agent Man", "Summer Rain" e "Baby, I Need Your Lovin'", outras canções agradaram mais ao público brasileiro do que ao norte-americano, como "It's Too Late", "By the Time I Get to Phoenix" e "Do You Wanna Dance?", uma regravação ("You've Lost That Lovin' Feelin") do grupo Righetous Brothers que não fez sucesso nos Estados Unidos e cuja popularidade no Brasil o próprio Johnny Rivers estranha. 

O seu álbum de maior sucesso no Brasil foi "Realization", que chegou a ser o segundo mais vendido em 1968, somente superado pelos Beatles. (Fonte wikipedia, 11/2011)

Para homenageá-lo postamos uma coletânea própria e diferente das que foram lançadas no Brasil, com 21 músicas selecionadas dos grandes sucessos que lançou e uma música pouco conhecida do público brasileiro That’s My Baby. Essa música é da fase inical da carreira do cantor. Espero que gostem. 

Contém as seguintes músicas:  

1. That’s my baby; 
2. Baby I need Your lovin; 
3. Do you wanna dance; 
4. A whiter shade of pale; 
5. California dreamin; 
6. It´s to late; 
7. Poor side of Town; 
8. Summer rain; 
9. Where have all the flowers; 
10. Secret Agent man; 
11. When a man loves a woman; 
12. By the time I get to Phoenix; 
13. The way w live; 
14. Cupid; 
15. Hey Joe; 16. Swain to the music; 
17. The tracks of my tears; 
18. Sunny; 
19. Rhytm of the rain; 
20. Mother and child reunion; 
21. Brown eyed girl.








Links: 

2 comentários:

  1. Gracias, great collection of Johnny Rivers,Thanks for sharing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias por su apoyo y comentarios.
      LaPlaya Hedson

      Excluir