sábado, 19 de novembro de 2011

STEREO SPECTACULAR DEMONSTRATION & SOUND EFFECTS - 1963

A tecnologia da Stereofonia para áudio revolucionou a forma de ouvir sons e músicas. Com o surgimento dos equipamentos stereos de alta fidelidade, por volta de 1957, foram lançados inúmeros discos de efeitos especiais, justamente com o intuito de demonstrar essa nova forma de ouvir.
 
Os registros apontam que a gravadora Audio Fidelity foi a primeira fabricante de discos estéreo nos Estados Unidos. Como pioneiros neste tipo de gravação, a Audio Fidelity levou para dentro das casas americanas gravações com Louis Armstrong, Al Hirt e Sérgio Mendes. Foram também pioneiros em efeitos sonoros em estéreo, graças ao sensacional trabalho do engenheiro e sócio fundador da Audio Fidelity Sidney Frey.

Nesta postagem estamos apresentando um desses discos lançados nas décadas de 1960 e 1970, intitulado "Stereo Spectacular Demonstrationo & Effects".  Foi lançado no Brasil, em 1963, pela gravadora Audio Fidelity e posteriormente relançados nos anos 1990, em formato Compact Disc - CD.

Vale a pena conhecer e ouvir os recursos da estereofonia com uma variedade de sons, tais como: som de avião a jato, musicais, jogo de boliche, submarino, helicóptero, roleta russa, motores de carros, elevador e outros sons. 

O narrador das faixas foi Peter Allen , que mais tarde, foi o locutor de Live at the Metropolitan Opera. Há poucas informações sobre os participantes das faixas. 

O que me deixa intrigado, assim como tantos outros que ouvem, é como foi o processo de gravação desse disco, considerando os recursos da época.

A versão aqui postada contém as faixas de 1 a 9 do disco original e das faixas 10 a 19 são compiladas de outros discos para a versão em Compact Disc - CD. A seguir a lista das faixas do disco em versão CD:

01- Introduction (The Virtuoso Symphony Of London / Narração de Peter Allen);
02- Clean sweeps;
03- Jet take off (participação de Johnny Puleo & His Harmonica Gang);
04- Sports card;
05- The submarine;
06- Sidewalks of New York;
07- The elevator (Bob Prescott);
08- The instrumental trio;
09- Stereo pot pourri;
10- Entry of the gladiators;
11- Bill Balley;
12- Greensleeves;
13- Funeral marcha of a Marionette;
14- Pearl fishers;
15- Limbo;
16- Barbara polka;
17- Poema do adeus;
18- Am yankkee ship;
19- La trompeta del diablo














7 comentários:

  1. Sensacional upload, caro compartilhador!
    Tenho esse LP, mas o coitado está tão surrado que não há condições de ouvi-lo sem que as pipocas estourem.
    Não tenho certeza se ele é de 1963, me parece ser dos anos '70.
    Forte abraço e Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Pelo que pesquisei a primeira prensagem do disco ocorreu em 1963, por ocasião da novidade da Stereofonia. Posteriormente viria a ser relançado várias vezes, inclusive em 1970.
    Um abraço e obrigado pelo apoio ao blog.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  3. O seu Blog é simplesmente sensacional. Pela minha idade (68) voltei aos meus tempos de juventude. Não sou de baixar muitas músicas, só as que mais tenho lembrança, mas o LP STEREO SPECTACULAR DEMONSTRATION & SOUND EFFECTUS,de 19 de novembro de 2011 é formidável, o link para baixar o LP não consigo, não sei o motivo, deve estar com algum problema. Um abraço e obrigado de seu Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,vou tentar ajudar,logo abaixo o LP esta escrito stereo Spetacular,clik ali,vai a brir uma pagina UNILIMETED DOWNLOADS ROLA O MAUSE E EMBAICO ESTARA FAZAENDO UMA CONTAGEM DE 60 SEGUNDOS, AO TERMINAR VAI APARECER EM VERMELHO sLOW dOWNLOADS CLICK E NO SEU COMPUTADOR ABAIXO ESQUERDA ESTA ABRINDO O LINK ,AO TERMINAR É SÓ ABRIR E PASSAR PARA SUA PASTA ESTARÁ PRONTO,BOA SORTE.

      Excluir
    2. Oi Adilson
      Obrigado pela ajuda. Nem sempre consigo responder a todos.
      Valeu
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. os links estão corrompidos e com vírus colega

    ResponderExcluir