2016

2016

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

THE VENTURES UNITED ARTISTS - 1971

The Ventures foi uma banda americana instrumental, formada inicialmente como The Versatones (1958), por Bob Bogle e Don Wilson. Seu estilo variava do Surf music, Psychedelic Rock ao Pop Rock, tendo influenciado muitas bandas em muitas épocas. Ficou conhecida por seus clássicos Walk Don't Run, Surf Rider, Journey To The Star, Driving Guitars, Yellow Jacket e Bumble Bee Twist e principalmente Hawaii 5-0.

A banda começou de maneira independente, tocando em pequenos bares. Em 1959, Nokie Edwards (guitarra baixo) e Skip Moore (bateria) entraram para a banda. Na época, compuseram e gravaram "Walk Don't Run", um de seus maiores sucessos, mas nenhuma gravadora se interessou pelo som. A solução encontrada foi fundar uma pequena gravadora, a “Blue Horizon Records", patrocinados pela mãe de Don Wilson. Trabalhando como seus próprios produtores, gravaram a música em formato single em vynil de 45 rpm e começaram a se auto-promover.

Ainda em 1959, um DJ de Seattle usou "Walk Don't Run" como vinheta de abertura de um programa de rádio. Foi então que o empresário Bob Reisdorf, dono da Dolton Records, escutou, quis conhecer e acabou contratando “The Ventures”. Na década de 60 apresentaram vários sucessos e uma delas foi incluida como trilha de abertura de um seriado policial “Hawaii 5-0”, tornando-se marca registrada da banda.

Na virada dos anos 70 para os anos 80, a banda foi redescoberta pelo público punk e new wave interessados na surf music. A banda Go-Go's até gravou uma música - "Surfin and Spying" - em sua homenagem. Nos anos 90, The Ventures ganharam outra grande publicidade, quando Quentin Tarantino incluiu a música "Surf Rider" na trilha sonora do filme de violência "Pulp Fiction".

A banda sempre fez muito sucesso fora dos Estados Unidos, na Europa e principalmente no Japão. Dezenas de discos foram produzidos especialmente para o mercado japonês e, desde 1960 até hoje, The Ventures, anualmente, ficavam 3 meses e faz mais de 50 shows de auditório, em turnê pelo país oriental. Já fizeram mais de 2000 shows no Japão, onde têm um público fiel.

Em 1996, tiveram as suas mãos eternizadas no "Rock Walk of Fame" de Hollywood. Em 10 de março de 2008, The Ventures entraram para "Rock and Roll Hall of Fame" com a música Walk Don't Run e Hawaii 5-0. Ano que comemorou os 50 Anos da Banda.A Banda produziu mais de 200 álbuns em CD, 250 álbuns em formato LP e 150 (45rpm) compactos. Mais de 110.000.000 de unidades vendidas. 40.000.000 somente no Japão. (Fonte: Wikipedia)

Esta postagem apresenta o álbum duplo de 1971, produzido pela United Artists Records, lançado no Brasil apenas em formato Vinyl. Destaco a música Classical Gas, que normalmente não é muito citada, mas a versão deste disco é muito interessante. Outras músicas que também aprecio são Hawaii Five-0Let's Go e Telstar. As faixas desse álbum são:

1. Hawaii Five-O; 
2. Let's Go; 
3. Theme From "The Wild Angels"; 
4. Light My Fire; 
5. Respect; 
6. Telstar; 
7. (I Can't Get No) Satisfaction; 
8. The Pink Panther Theme; 
9. Classical Gas; 
10. Games People Play; 
11. Apache; 
12. Tequila; 
13. Classical Gas; 
14. The Ballad Of Bonnie And Clyde; 
15. Down On Me; 
16. No Matter What Shape (Your Stomach's In); 
17. Oh, Pretty Woman; 
18. Happy Together; 
19. Proud Mary; 
20. Georgy Girl.












Nenhum comentário:

Postar um comentário