sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

GILDA LOPES - A FABULOSA (1963)

Na década de 1960, uma cantora gaúcha, chamada Gilda Lopes, nascida em 17/junho/1937, no Rio Grande do Sul – Brasil, se destacou pela voz excepcional que possuía, com capacidade para alcançar 4 oitavas. Tinha desenvoltura para interpretar vários gêneros, que iam de ópera a músicas populares.

Iniciou a carreira artística na cidade de Roma - Itália, quando trabalhava na Embaixada brasileira. Convidade para um programa na Rádio Roma em homenagem ao Brasil interpretou Lamento de Escravo, de sua autoria.  No dia seguinte recebeu convites da RCA Victor e da Fonit para gravar. Ainda na Itália atuou nos programas de TV "Musichieri" e "Noi Loro" e apresentações em outras rádios.

Em 1963 gravou seu primeiro e único Lp que incluiu o seu maior sucesso, O Trovador de Toledo, versão de "El Arlequín de Toledo", junto a outros grandes sucessos: A Hora do Amor, Padre Don José, Tormento de Amor, Ba-ba-la-ô, Não, Eu Não Vou ter Saudade (o sucesso de Edith Piaf Non je ne regrette Rien), De Degrau em Degrau, Nasci para Ti, Balada do Adeus, Apaixonada, Agonia, Quero Paz.

Por circunstâncias familiares interrompeu sua carreira artística, indo morar nos EUA.  Como Guiomar Schneider, seu verdadeiro nome, curtiu a família, filho, neto e bisnetas, falecendo em julho de 2009.

Nesta postagem, apresentamos o disco "Gilda Lopes: a fabulosa", lançado no Brasil, em 1963, pela gravadora Odeon, cuja seleção continha as seguintes músicas:

01. A hora do amor (Les filles de cadix); 
02. Padre Don José; 
03. Tormento de amor (Todo de lo español); 
04. Bá-bá-la-ô; 
05. Não, eu não vou ter saudade; 
06. De degrau em degrau; 
07. O trovador de Toledo (L'Arlequin de Tolede); 
08. Nasci para ti (Nata per me); 
09. Balada do adeus (Balata della trompa); 
10. Apaixonada (Sclummo); 
11. Agonia; 
12. Quero paz.  












































Links:




13 comentários:

  1. Caros fãs de minha mãe querida, inesquecível e de abençoada memoria Gilda Lopes (nome oficial Guiomar Schneider). Infelizmente ela faleceu em julho de 2009. Sou Jean Bayard Elam Schneider, seu único filho do casamento com Eliezer Schneider. Eu, a minha esposa e nossos trés filhos e duas netinhas somos imensamente gratos a todos seus fãs, por eternizarem a voz, o sorriso e a beleza através da divulgação de seus sucessos musicais e entrevistas postadas na internet.Obrigado, Jean Bayard

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, eternamente sua mãe vivera para quem a ouviu cantar. Ela não morreu,passou para um Plano Superior.

      Excluir

    2. Caro Jean Bayard Elam Schneider
      Gostaria de saber a data exata e local da morte da saudosa Gilda Lopes para registrar na sua biografia no Dicionario da Musica Popular Brasileira. - Meu Email - miguelsampaiomonte@gmail.com ou meu face Miguel Sampaio Monte Mor ( Pesquisador Musical )

      Excluir
    3. Jean, meu querido, tenho muitas saudades de sua querida mãe, me embalou com suas músicas, eu tinha13 anos, hoje aos 71 anos ainda sinto sua falta

      Excluir
  2. Valeu Jean....ela sempre estará em nossos corações....
    Obrigado por esta mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jean! Gostaria que vocês colocassem bastante fotos de Gilda(até mesmo vovó), pois além de ser uma cantora excepcional, ela era muito bonita. Gostaríamos de ouvir outras músicas gravadas por ela. Que tal mais material dela na internet? Abs.

    ResponderExcluir
  4. this server is not working in the US

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Eduardo Tinha apenas 11 anos de Idade quando a Gilda Lopes gravou o Trovador de Toledo, A vi cantar no
    programa do Ailton Rodrigues Almoço com as Estrelas.Sou apaixonado com vozes ´lírica
    A Gilda foi a idolo já nesta idade Como disse os fãs ela sempre estará em nossa memoria

    ResponderExcluir
  6. O artista deixa muita saudade, não só a família de sangue, mas aos fãs também.

    ResponderExcluir
  7. Gilda Lopes, excelente cantora, linda, maravilhosa. Adoro sua voz. Você estará sempre em nossos corações. Amiga excepcional, doce amiga! Obrigada Jean pelo seu comentário. Fiquei sabendo do falecimento de sua mãe através de você, no Youtube, fiquei muito triste. Mas, sabemos que ela vive em outro lugar. Que Deus a ilumine sempre. GILDA LOPES, GUI, GRATIDÃO ETERNA!!!

    ResponderExcluir
  8. Artigo incompleto e com muitas informações erradas sobre ela ! Primeiro ela não nasceu em 1935 , mas sim no dia 17 de junho de 1937 , o primeiro e único LP dela saiu em abril de 1963 , se eu não me engano no dia 13 , mas ela lançou alguns compactos antes e depois disso . O que se sabe é que ela foi aos Estados Unidos para se apresentar no programa do Ed Sullivan e levou consigo seu filho para fazer o tratamento fora do Brasil com médico renomados da época , pois o menino sofreu um acidente que lhe custou um braço , no final de 1962 . Após isso ela meio que sumiu da mídia , foi a partir daí que surgiram várias teorias do que tinha acontecido com ela , uns dizem que ela tinha se mudado para os Estados Unidos , outros já dizem que ela tinha retornado à Europa , mas cê fato até hoje , quase 60 anos após esses acontecimentos , ninguém sabe exatamente o que aconteceu com Gilda e muito menos como ela viveu de 1964 até 2009 . A única coisa que se sabe é que ela morreu aqui no Brasil , em São Paulo mais precisamente e segundo algumas pessoas dizem , ela está enterrada no cemitério da Consolação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo
      Seja bem vindo.
      Agradeço seu comentário que acrescenta e corrige informações que foram obtidas na internet, por ocasião da postagem foi realizada em 03/12/2011, ou seja há onze anos atrás, dois anos após a morte de Gilda Lopes, conforme informado pelo seu filho (veja o primeiro comentário desta postagem.
      Em 2011, havia pouquíssimas informações a respeito dela e isso não mudou muito.
      Quando postei, eu tinha o principal objetivo de resgatar a memória da cantora Gilda Lopes e acredito que isso ocorreu, pois há muitos acessos na postagem.
      A medida que mais informações apareçam, farei os ajustes e acréscimos.
      Valeu.
      Hedson.

      Excluir