sábado, 14 de janeiro de 2012

MUSIKANTIGA - VOLUME 2 - 1968

Em outra garimpagem que realizei recentemente pelas lojas de discos usados, encontrei um Lp vinyl muito antigo de música barroca, que há muito tempo eu não ouvia. Eu tive oportunidade de ouvir esse disco pela primeira vez, no início dos anos 1970, na casa de uma colega de escola, quando realizávamos atividades escolares extra classe, na época do ensino médio. O disco me traz boas e tristes recordações, pois essa colega faleceu prematuramente de problemas no coração.

Assim achei interessante compartilhá-los com todos os colegas que acessem o blog. Esse disco é interessantíssimo e muito bem feito. É o Musikantiga de São Paulo, que era um conjunto de Câmara-Quartetos (Cravo-Corda-Sopro).

O disco apresenta obras instrumentais de músicas do século 17 a 18, em estilo clássico e barroco, utilizando instrumentos antigos. Há pouca informação disponível quanto a forma como foi produzido o disco e dos seus respectivos integrantes que o realizaram.

O volume 2 foi inicialmente  lançado em Long Play, em 1968, pela gravadora Rosenblit, como produção de Roberto Corte Real e posteriormente relançado com capa verde, pela gravadora "Discos Marcos Pereira". 

Também saiu em CD, porém com tiragem muito limitada. Os integrantes desse conjunto eram: 

Ricardo Kanji (flautas doces, krummhorn, rauschpleife, corneto), 
Milton Kanji (flautas doces, krummhorn),
Sandino Hohagen (flautas doces, kortholt),
Roberto Bumagny (flautas doces,  krummhorn),
Abel Santos Varagas (flautas doces,  krummhorn),
Dalton de Luca (violas de gamba soprano e baixo),
Fernando Tancredi (fagote),
Beatriz Ferreira Leite (cravo),
Claudio Stephan (percussão)
Artistas convidados para o volume 2: Salvador Masano (oboé), Alejandro Ramirez (violino), Jorge Salim (violino) e Ernesto de Luca (percussão).

Como informação complementar, cedida pelos amigos do blog (Maria Inês e amigos), o Musikantiga foi fundado pelo flautista Ricardo Kanji. Ele foi professor de flauta no Conservatório de Haia, na Holanda, por 25 anos. Após retorno ao Brasil, tem atuado como professor da Emesp (ULM), no Núcleo de Música Antiga.

O disco contém as seguintes músicas:

1. Courtly masquing ayres (árias dos reais bailes de máscaras 3 danças - 1640); 
2. Ricercare del 12º tono; 
3. Recercada setima; 
4. Canzon A5; 
5. Seis danças; 
6. Reigentanze; 
7. Concerto en la menor para flauta doce; 
8. Triosonata en la menor para flauta doce.













Capa da versão em Cd
Links:





12 comentários:

  1. Muito obrigada por postar sou filha de Fernando Tancredi. Se tiver algo mais me avise por favor

    natancredi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu...estou pesquisando. Se aparecer algo, te aviso.

    ResponderExcluir
  3. Olha Hedson, há uma falha no arquivo, a terceira música, a 03-Recercada setima.mp3 está correta, mas repete na quarta música 04-Canson A5.mp3 e justamente a Canzon(A5) FALTA NA MINHA COLEÇÃO! BUÁÁÁÁ O volume 1 do Musikantiga é a trilha sonora das minhas melhores lembranças. Estou tentando conseguir também o volume 3! Se quiser o volume 1 me manda um e-mail yadeshka@terra.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olha...se eu te disser que no meu vinyl está assim....
    Agora falta para mim também. Vou ver se consigo. O volume 1 eu já tenho e pretendo postar. Quanto ao volume 3 eu também estou atras do mesmo. Esses discos são show....Um abraço e obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado, fazia tempo que eu não ouvia, e só tenho o primeiro em vinil.

    ResponderExcluir
  6. Tenho o dois volumes: O Volume 1, foto em Branco e preto, 1976, pela Copacabana. O layout da capa é do Dalton de Luca e Ricardo Ohtake, sobre fotos de João Xavier. Também tenho o V.2.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o 3o. volume aqui em casa. Bernardo Toledo Piza , flautista e meu marido participou do Musikantiga !!!!! Ele tocou com Tancredi , Fernanda !! Me lembro dele também ! O flautista Ricardo Kanji foi quem fundou o Musikantiga.Ele foi professor de flauta no Conservatório Real de Haia - Holanda - por 25 anos e depois retornou ao Brasil.Atualmente é professor na Emesp (ULM)no núcleo de música antiga! A carreira de Bernardo começou no Musikantiga e segue até hoje também como professor e flautista. Fiquei muito feliz em poder relembrar essas coisas por aqui.Abraços Maria Inês Toledo Piza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Inês
      Obrigado pela sua contribuição. Só assim é possível resgatar essas maravilhas, seus personagens e como aconteceu.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  8. Já estou "capturando"!

    Obrigado pelo "ultra rápido" atendimento""

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
  9. Bom dia meu amigo.
    Teria jeito de você postar novamente, pois o link já expirou
    Abraço
    Vlademir Ferreira
    OBS . Me parece que s~
    ao 3 volumes se você tiver e puder postar fico muito agradecido

    ResponderExcluir
  10. Boa noite meu amigo primeiramente parabéns pelo blog, gostaria de lhe pedir por favor se é possível subir novamente o CD do MUSIKANTIGA vol. I. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não entendi a confusão com a 3a e 4 faixas. Procurei versões da Recercada Settima, de Diego Ortiz, no Youtube, e a que encontrei não corresponde em nada à que está no arquivo. Será que na versão em CD do Volume 2 este problema foi sanado?

    ResponderExcluir