segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RICARDO BRAGA - DANCE DO REI - S/ DATA

O cantor brasileiro Ricardo Braga nasceu em Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo e antes do sucesso morava em uma casa humilde. Surgiu em 1978, fazendo cover do cantor Roberto Carlos, com o disco “Roberto Collection”, produzido por Marcelo Duran.

O disco foi um sucesso imediato, com grande repercussão, vendendo aproximadamente 400.000 cópias, com um pout-pourrit de músicas de Roberto Carlos. O destaque do disco era justamente a grande semelhança natural da voz de Ricardo Braga com a voz do rei Roberto Carlos e principalmente o fato de que o disco foi lançado sem que o cantor fosse revelado. 

Pela polêmica de quem realmente cantava no disco, em um golpe de marketing, o mistério foi revelado pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, em maio de 1978, com um clipe especial. 

Posteriormente, Ricardo Braga desvinculou da figura de imitador e desenvolveu carreira própria. Entretanto, a semelhança da voz sempre permaneceu. Lançou outros sucessos, tais como Uma Estrela Vai Brilhar e Agradece. Lançou diversos discos com boas vendagens, inclusive em Portugal e também um disco com músicas sertanejas.

O seu último trabalho conhecido foi a participação em uma coletânea da gravadora Som Livre, com a produção de Aramis Barros. O álbum intitulado "Cabaré Sertanejo", conta com algumas pérolas do gênero. Clássicos como Sonhei Com Você (gravado por Milionário e José Rico), Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer (Gian e Giovani) e Frio da Madrugada (Rionegro e Solimões). Suas interpretações soam como se fossem baladas compostas pelo próprio Roberto Carlos na voz de Ricardo.

Nesta postagem apresentamos um disco lançado nos anos 90, pela gravadora Paradoxx, intitulado "Dance do Rei". O disco é meramente comercial, com um tributo ao Roberto Carlos, em estilo "Dance", cantado por Ricardo Braga e produzido pelo DJ Cuca. Há a participação especial, na música Eu Sou Terrível, do Rap By Mike. 

Vale pela curiosidade. O disco contém as seguintes músicas:

1. O ciúme; 
2. Splish splash; 
3. É proibido fumar; 
4. O calhambeque; 
5. Parei na contramão; 
6. Pega ladrão; 
7. Eu sou terrível; 
8. Negro gato; 
9. Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones; 
10. Megamix de todas as músicas.







7 comentários:

  1. O CANTOR RICARDO BRAGA É SEM DÚVIDAS UM GRANDE CANTOR,ASSIM COMO JOSE AUGUSTO E FERNANDO MENDES, FOI O QUE CHEGOU MAIS PROXIMO DA VOZ DO ROBERTO CARLOS,PENA Q ESTES TIPOS DE CANTORES ESTAO SENDO ESQUECIDOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Unknown
      Sempre achei que o cantor Ricardo Braga é dotado de um bela voz e acredito que o mesmo fato que o projetou acabou prejudicando em sua carreira, ou seja a similaridade da sua voz com a do cantor Roberto Carlos. Em virtude disso, motivado por interesses comerciais, sua gravadora o direcionou para continuar imitando Roberto Carlos, com repertório fraco e não o conduzindo para um repertório próprio, que pudesse projetar a qualidade da sua voz e talento.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Amigo, parabéns pelo pelo blog! gastaria de saber se você tem em seus arquivos o disco de 1977 do Ricardo Braga interpreta Roberto e Erasmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Johnson
      Eu infelizmente não tenho especificamente esse álbum. Tenho outro posterior.
      Obrigado pelo apoio ao nosso blog
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Amigo, eu dei sorte e encontrei o disco do Ricardo Braga e postei ele completo no youtube. um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Amigo, boa noite. Vc sabe qual musica foi usada no remix de O Calhambeque? Abs

    ResponderExcluir