quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ORQUESTRA ROMÂNTICOS DE CUBA - SUCESSOS DE ROBERTO CARLOS (1979)

Nilo Sérgio, cantor de programas da Rádio Tupi e Nacional do Rio de Janeiro, na década de 40, após passagem pelos Estados Unidos, em 1950, retornou ao Brasil, trazendo consigo um conhecimento sobre a indústria do disco, que na época estava em franco crescimento, devido o surgimento dos discos LP - Long Playing.

Ele percebeu que a música poderia ser um produto de consumo, além de ser um veículo de manifestação artística. Assim formou a gravadora Musidisc e em seguida a Orquestra Românticos de Cuba, nome baseado no país antes da revolução de Fidel Castro.

Para a gravação do primeiro disco da Orquestra Românticos de Cuba, intitulado "Besame Mucho" foi convidado o maestro Severino Araujo e músicos da sua própria orquestra, a famosa “Orquestra Tabajara”. 

Entre 1959 e 1979, pela gravadora Musidisc, foram produzidos aproximadamente 34 discos Long Playing, com participações de destacados músicos e arranjadores, tais como, Severino Araujo, Radamés Gnatali, Leo Peracchi, Karl Faust, Waltel Blanco, Ivan Paulo e Henrique Niremberg. Posteriormente ainda chegou a lançar alguns poucos álbuns pelas gravadoras Continental e RCA. 

Severino Araújo e a orquestra Tabajara foi responsável pelo lançamento de vários “crooners” que viraram artistas solos, tais como, Elizeth Cardoso, Jamelão, Bidu Reis, Hélio Paiva, Miltinho, Ademilde Fonseca, o próprio Nilo Sérgio e tantos outros.

A Orquestra Românticos de Cuba fez muito sucesso, virando uma febre nacional, apesar de muitos acharem que ela era realmente cubana e outros até que era uma orquestra americana formada por cubanos dissidentes. Naquele tempo também havia o estigma de que “o que era de fora era melhor”, cultura que ainda paira sobre alguns brasileiros até os dias de hoje.

Entretanto, no final da década de 1970, com a repressão da ditadura militar e a pressão contra o comunismo, ter um nome em alusão a Cuba era considerado como apologia ao comunismo, o que mostra a imbecilidade das mentes governistas do regime militar. Apesar de extinta, a Orquestra Românticos de Cuba continua a ser lembrado pelos fãs da boa música instrumental.

Nesta postagem, apresento o álbum "Sucessos de Roberto Carlos", com arranjos e regência de Waltel Blanco, lançado no Brasil em 1979, pela gravadora Musidisc e relançado em formato Compact Disc - CD, em 1994, pela gravadora Som Livre. 

O álbum foi produzido por Nilo Sérgio e era comemorativo ao 20 anos da orquestra. Apesar de serem as mesmas músicas, a distribuição das faixas entre o disco LP e o CD eram diferentes. O disco continha as seguintes músicas:

01. Força estranha + Café da manhã; 
02. Cavalgada + Outra vez; 
03. Primeira vez + Não quero ver você triste; 
04. Falando sério + Ternura; 
05. Amada amante + Além do horizonte; 
07. Os seus botões + O portão; 
08. De tanto amor + Fé; 
09. O show já terminou + Amigo; 
10. Proposta + Eu disse adeus.





























Links:




29 comentários:

  1. Hedson nessa linha instrumental, nos anos 70 eu curti muito o Toni Fabian, tive varios LP dele(mesmo genero do Lafayette)e nunca encontrei postagem dos discos de Toni em nenhum blog. Como vc sempre posta raridades, quem sabe vc consegue alguns.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega nesse link vc encontra é um blog tbm parceiro do La Playa: http://sintoniamusikal.blogspot.com.br/search/label/Tony%20Fabian

      Excluir
  2. Amigo Jorge
    Eu tenho três Lps do Toni Fabian, porém ainda não tive tempo de prepará-los digitalmente. Fique tranquilo que assim for possível eu repasso esse material. Vale a pena.
    Estou terminando o álbum "Ternura Azul" de Danny Marcel. Conhece? um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://sintoniamusikal.blogspot.com.br/search/label/Tony%20Fabian

      Excluir
  3. Olá amigo Hedson, eu realmente não conheço "Danny Marcel" mas vamos conhecer então. E fico no aguardo do Toni Fabian.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "DM" é mais um pseudônimo do conterrâneo "Ed Lincoln" (Musidisc). Cujo estúdio às madrugadas produzia
      "Românticos de Cuba" oriunda de "Severino Araújo". Irmão do saxofonista "Jayme" (Columbia/CBS). Depois
      "Teddy Garner" e/ou "Albert Konrad" em dois álbuns "Ritmo Diferente". Síntese: Males necessários de ouro!

      Excluir
  4. Encontrei seu blog por acaso, mas com certeza foi um enorme achado.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Anônimo
    Seja bem vindo ao blog. Sempre haverá algo que gostará.Enquanto pudermos, vamos resgatar.
    Hedson LaPlaya.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu trabalho no blog, estes discos da orquestra RCUBA marcaram uma geração, e ainda por cima mostram como os músicos brasileiros em nada deviam aos estrangeiros! Aliás tem um disco muito raro do Romanticos de Cuba, acho que é sucessos do cinema ou coisa assim, que tem o tema do filme Terremoto, tema do Pequeno Principe, tema do Destino de Poseidon, um discão, se conseguir poste pra gente, a capa é uma cena do Terremoto. SUCESSO SEMPRE EM SEU TRABALHO!! Abração Dj Alex Macaé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alex
      Obrigado pelo apoio. Certamente postarei outros álbuns. Já estou preparando uma nova postagem. Quanto ao disco que mencionou eu ainda não obtive. Assim que colocar as mãos nessa raridade eu postarei. Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  7. Olá Hedson La Playa, eu entrei nesse blog por acaso porque estou procurando o Ternura Azul" de Danny Marcel e o googler me direcionou pra ca. Adoraria ouvir novamente esse disco, eu lembro que era pequeno e mei pai colocava de manhã cedo. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato
      Leitura de pensamento. Coincidentemente, estive por esses dias, digitalizando justamente esse disco. Estarei postando brevemente.
      Obrigado pelo apoio ao blog
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  8. Tem alguns links que só pode ser baixado como conta premium, tem condição de alterar para outro link gratuito. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo
      Não tenho como alterar todos os links que estão no Speedy. Estou incluindo novos links gradativamente, dando prioridade para as solicitações.
      Entretanto, eu não tenho certeza, mas me informaram que se for cadastrado (login)do Speedy pode ser baixado normalmente.Você chegou a cadastrar um login no Speedy?
      Aproveito para informar que inclui um novo link para esta postagem. Confira
      Sucesso em 2013.
      Hedson Laplaya

      Excluir
  9. Olá Hedson Laplaya
    Meu nome é Rubens para cadastrar como conta Premium no Speedy vc tem que pagar pela conta, inclusive tem outro volume da Orquestra Romaticos de Cuba que esta na mesma situação. Eu uso o programa J Downloader e qdo eu coloco o link ele já informa que somente com conta premium vc pode baixar eu tentei outros programas inclusive no site do Speedy ele já informa que so pode baixar como conta Premium.
    Achei excelente e de facil manuseio o seu Blog eu gosto muito de musicas orquestradas aqui encontrei algumas raridades Valeu Hedson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens
      Já está disponível outro link. Valeu...
      Hedson Laplaya

      Excluir
  10. Estava eu navegando pela net... Quando me deparei com seu blog!!! Muito bom seu trabalho Hedson, principalmente pelo resgate histórico! Confesso que não sabia que a Orquestra Românticos de Cuba era brasileira!!! Um abraço e sucesso!!

    Hewerton Penalber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Hewerton
      Obrigado pelo apoio ao blog.
      Realmente muitos não sabiam que a Orquestra Românticos de Cuba era brasileira.
      Veja como é interessante resgatar. Até poucos dias atrás, eu tinha o conhecimento de que o arranjador da ORC era o maestro Severino Araujo, aquele mesmo da Orquestra Tabajara. Entretanto, soube por um colecionador, que alguns discos da ORC lançados em outras gravadoras, tinham como arranjador o maestro Waltel Branco. Para mim foi novidade.
      Seja bem vindo.
      Hedson Laplaya

      Excluir
  11. Hedson
    Quero parabenizar pelo belo trabalho do blog,gostaria de aproveitar para saber se vc tem habito da fazer gravações de Musica de Cantores,Orq.Internacionais e Outros pois tenho alguns trabalho que preciso e tenho encontrado dificuldades para faze-los,desejaria que se possivel for vc pudesse manter contato comigo para poder estudar desta viabilidade,ver trabalho,custo e Outros.
    Te agradeço pela oportunidade estarem sempre no Blog.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson
      Primeiramente obrigado pelo apoio ao blog. Quanto a realizar esse tipo, eu me restrinjo apenas aqueles que tenho postado e acredite tem tomado um tempo longo. Não tenho como conciliar atividades extras com a minha atividade rotineira. O que faço as vezes, para alguns amigos, é copia em CD de álbuns que postei, incluindo a reprodução das capas. Como retribuição eles realizam donativos para a manutenção do blog.
      Hedson LaPlaya.

      Excluir
  12. Gostaria de Saber se vc tem algum Material de Sergio Carvalho.
    Um abraço
    Adilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Adilson
      Eu não tenho nada na minha coleção. Em todo caso eu vou dar uma verificada.
      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  13. Muito bom seu Blog e um belo trabalho com muita qualidade. Obrigadol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o apoio e a divulgação do blog. O blog LaPlayaMusic, o Blog Sintonia e tantos outros parceiros temos o mesmo objetivo, que é resgatar e disseminar a música antiga.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  14. Há muito tempo venho me deliciando com as músicas aqui postadas.O blog é excelente! Eu fico torcendo e pedindo aos céus para não acontecer como foi o caso de tantos brogs do gênero que foram retirados do ar. Que Deus dê vida longa ao LA PLAYA MUSIC, pois só assim teremos assegurada uma fonte inesgotável de boas e saudosas músicas. Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Laercio
      Obrigado pelo apoio ao blog LaPlayaMusic. Sempre que possível nos divulgue. Quanto a ficar no ar, torcemos para que isso não aconteça. O risco sempre existe. O jeito é aproveitar...
      Um abraço e sucesso em 2014
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  15. Hedson, boa noite. Deparei com o seu blog, e logo me tornei fã. Muito bom e um trabalho de primeira. Obrigado por disponibilizar os caminhos da nostalgia de um tempo maravilhoso, muito diferente de hoje.

    Grato, André

    ResponderExcluir
  16. Seu acervo é fantástico. Onde poderia conseguir baixar esse álbum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Boa tarde.
      No link abaixo, clicar no botão laranja "DOWNLOAD NOW"
      http://www53.zippyshare.com/v/59440867/file.html

      Excluir