quinta-feira, 1 de março de 2012

DAVY JONES - THE MONKEES - MORRE VOCALISTA - 2012

O cantor Davy Jones, vocalista do grupo The Monkees, morreu na manhã dem ontem, aos 66 anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante, em sua casa, em Indiantown, na Flórida/EUA . Jones entrou para a banda em 1965, e ao lado de Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork, incluiu três músicas no topo das paradas americanas: Daydream Believer, Last Train To Clarksville e I'm Believer, esta última regravada pelo Smash Mouth em 2001,, para o filme Shrek.ua casa em Indiantown, na Flórida.

Entre 1966 e 1968, ele atuou nos 58 episódios da série "Os Monkees", sucesso mundial. Comédia para todas as idades nos Estados Unidos, no Brasil era assistida por crianças e adolescentes e teve reprises por mais de 30 anos.

Criada pela produtora de TV Screen Gems com inspiração no filme dos Beatles "Os Reis do Iê-Iê-Iê" (1964), a série enfocava o dia a dia amalucado do grupo pop The Monkees. Jones, que na época usava o nome David, era o galã do programa.

Como seus companheiros Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork, Jones foi selecionado em audições para o papel. No começo, eles não tocavam seus instrumentos nem escreviam canções.
Ator adolescente em musicais londrinos, Jones convenceu os produtores a deixá-lo cantar, desistindo da ideia inicial de colocar um cantor para dublar sua voz. Com o sucesso da série, o quarteto assumiu o controle da carreira da banda, tocando e gravando de verdade.

Aos 18, Jones entrou na montagem inglesa de "Oliver Twist" e foi para Nova York atuar na versão da Broadway. Ao lado do elenco do musical, participou do programa de Ed Sullivan no dia 9 de fevereiro de 1964. Sem querer, apareceu na maior audiência da TV até então, porque foi nesse dia que os Beatles fizeram sua histórica primeira apresentação americana. Ironicamente, ele ficou famoso na Inglaterra dois anos depois ao participar de um grupo pré-fabricado do outro lado do Atlântico para competir com os Beatles.

Uma curiosidade pop: a febre dos Monkees no Reino Unido obrigou um cantor iniciante chamado David Jones a mudar ser nome artístico para não ser confundido com o homônimo mais badalado. O novato adotou então o nome David Bowie. Sim, ele.

Dividindo os vocais nos Monkees com o baterista Micky Dolenz, Jones passou rapidamente a ser o personagem principal na TV. Mais bonito do grupo, os roteiros o empurravam para os braços das mocinhas. Em compensação, sua baixa estatura virou combustível para o humor do programa.

Nos 58 episódios da série foram feitas 66 piadas sobre a altura de Jones. Oficialmente, ele teria 1,60 m, mas biógrafos apuraram que na verdade ele teria três ou quatro centímetros a menos. Antes de se definir pela carreira de ator, ele tentou ser jóquei. Após o fim do seriado, Jones continuou gravando com os Monkees, que prosseguiram como um trio, sem Michael Nesmith. Além da série, o grupo produziu 11 álbuns de estúdio, dezenas de coletâneas de sucessos e um longa, "Head" (1968).

Jones vivia com a terceira mulher, a apresentadora de TV Jessica Pacheco. Deixou quatro filhas dos casamentos anteriores: Talia, 43, Sarah, 40, Jessica, 30, e Annabel, 23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário