quinta-feira, 8 de março de 2012

JAMES TAYLOR - LIVE AT THE BEACON THEATRE - 1998

O músico e compositor norte americano James Vernon Taylor, ou simplesmente James Taylor, nasceu em Boston, no dia 12/03/1948 e foi um dos grandes intérpretes da música pop folk rock, com grandes sucessos, tais como; You’ve Got Friend, Carolina In My Mind, Fire And Rain, Mexico, Sweet Baby James, Shower The People, How Sweet It Is, Only a Dream In Rio, entre outras.

James Taylor pertence à categoria dos músicos estilísticos, com influências de vários estilos e definiu o estilo chamado de “Sweet beat folk”, um estilo original, uma sonoridade acústica, com pitadas de country e blues-gospel, que fez muito sucesso. Inclui parceiros como Paul McCartney, George Harrison, Caroline King, Joni Mitchell, Carly Simon, Art Garfunkel, Paul Simon, Don Mclean, John Denver, Cat Stevens e outros.

Iniciou sua carreira nos anos 60, e precisamente em 1966, em Nova York, formou o grupo “Flying Machine”, que contava com Kootch Kortchmar e Joel O’Brien em sua formação. Após tocarem em Greenwich Village conseguiram um contrato com uma pequena e inexperiente gravadora, a “Rainy Days Records”. Eles lançaram, sem sucesso, um compacto simples com as canções Brighten Your Night with My Day e do lado B, Night Owl. Um ano depois encerraram as atividades da banda.

Em 1968, James Taylor se mudou para Londres e foi contratado pela Apple Records, após uma fita demo ouvido por Peter Asher, da dupla “Peter and Gordon”, que trabalhava para os Beatles e que por sua vez tinha mostrado a fita demo a Paul McCartney, que gostou e aprovou. Seu primeiro álbum pela Apple foi produzido por Paul McCartney.

Posteriormente, já na Califórnia, com contrato pela gravadora Warner – WEA, iniciou uma trajetória de sucesso, alcançando vendas recordes, rendendo discos de ouro, platina e diamante, por mais de 10 milhões de cópias vendidas.

A sua interpretação mais conhecida é a canção You’ve Got a Friend, de Carole King, com Joni Micheel nos vocais. Após a separação da cantora Carly Simon e de um pequeno declínio na carreira, James Taylor retorna com força total, após passagem no Festival Rock in Rio, compondo, em 1985, a linda música Only a Dream In Rio, em homenagem ao Brasil, conforme é demonstrado na letra, com tradução literária parcial, a seguir:

 Only a Dream In Rio (Apenas um sonho no Rio)

Mais do que uma terra distante
Sobre um mar brilhante
Mais do que o verde condensante
Mais do que os olhos brilhantes
Bem, eles me dizem que não passa de um sonho no Rio
Nada poderia ser tão doce como parece
Neste primeiro dia aqui
Eles me lembraram: “filho, você já se esqueceu
Geralmente está apodrecido por dentro
E a máscara brevemente cai"
Estranho sabor da fruta tropical
A romântica língua do português
Melodia numa flauta de madeira
Samba flutuando na brisa de verão
Está tudo bem, você pode adormecer
Você pode fechar seus olhos
Você pode confiar no povo do paraíso
Para chamar o seu guardião
E acariciar suas despedidas
Oh, mas que noite maravilhosa, uma em um milhão
Estrelas brasileiras de fogo congelado
Oh, Santo Cruzeiro do Sul
Mais tarde me leve ao centro da cidade numa latinha
Não posso descer do palco
Eu nunca fico tão sem palavras quando eles dizem:
Quando a nossa mãe acordar
Andaremos ao sol
Quando a nossa mãe acordar
Cantará pelo sertão
Quando a nossa mãe acordar
Todos os filhos a verão
Todos os filhos saberão
E regozijarão

(Há uma versão adaptada em Português de Milton Nascimento com James Taylor.)

James Taylor gravou mais de 30 álbuns, tendo obtido vários prêmios, entre eles, o Grammy de melhor cantor po em 1971 e 1978 e melhor álbum pop em 1997. Também ganhou o “The Century Award”, o maior prêmio concedido pela Bilboard Magazine.
(Fonte de pesquisa: wikipedia)

Nesta postagem, apresentamos uma coletânea própria, obtida do show ao vivo “Live – At The Beacon Theatre”, de 1998, extraída de dvd, com uma seleção de 19 músicas desse show. Apesar das limitações dessa extração, vale a pena ouvir as interpretações magistrais deste clássico cantor. Recomendo que ouçam as excelentes interpretações das músicas Only a Dream in Rio e Shower The People. A seguir as canções disponíveis nesta obra:

1. Introduction;
2. Only a dream in rio;
3. Don’t let me be lonely tonight;
4. Your smiling face;
5. Shower the people;
6. How sweet it is;
7. Fire and rain;
8. I’ve go to stop thinkin about that;
9. Handy man;
10. You’ve got a friend;
11. Mexico;
12. Un on the roof;
13. Steamroller blues;
14. Not fade away;
15. You can close your eyes;
16. Another day;
17. Daddy’s all gone;
18. Everyday;
19. Mighty







2 comentários:

  1. A musica Only a dream in rio ,é uma das mais lindas do James.,Infelizmente o povo brasileiro não vê o Rio com toda a beleza que a musica fala,quando ouço essa musica,fecho os olhos e chego a chorar, poesia,talento simplicidade, demais esse cara..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elias
      A você e a todos que gostaram dessa postagem, recomendo que vejam o DVD desse show. Considero um dos melhores shows de James Taylor em teatro. A interpretação dessa música responde tudo quilo que você mencionou no seu comentário.
      Confiram....
      Hedson LaPlaya

      Excluir