domingo, 18 de março de 2012

POP 5 - FESTIVAL DE SUCESSOS - 1967

Finalmente consegui finalizar essa raridade e agora estou postando para que apreciem e possam resgatá-lo. Trata-se de um grupo vocal e instrumental pouco conhecido nos dias de hoje, mas que considero muito bom. 

Há poucas informações a respeito. Tive muitas dificuldades para encontrar material. A única informação que obtive foi que, nos anos 60, costumavam participar dos circuitos de festivais da Música Popular Brasileira. Uma participação destaque foi no III Festival de Música Popular Brasileira , realizada pela TV Record, no ano de 1967, com a música Gabriela. 

O grupo era formado por Mário (guitarra solo), Paulo (bateria e ritmo), Umberto Urban (órgão, celeste e arranjos), Walter (contra baixo) e horácio (guitarra base). De acordo com um amigo do blog, Umberto Urban, é maestro do Coral da Associação Atlética Banco do Brasil, em São Paulo.

O álbum desta postagem, acredito que deve ser o único LP gravado pelo grupo. Foi lançado em 1967, pela gravadora Som Maior. O disco foi dividido em duas partes. 

A primeira com sucessos de festivais de  música brasileira, com destaque para as músicas Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, Belinha, de Toquinho e Vitor Martins, Roda Viva, de Chico Buarque, Maria, Carnaval e Cinzas, de Carlos Paraná, que no festival foi interpretado por Roberto Carlos e Gabriela, de Maranhão. 

Na segunda parte, seis sucessos internacionais, em formato instrumental, com leve backing vocal, com destaques para as músicas Mellow Yellow, de Donovan e The Shadow Of You Smile, de Johnny Mandel e Paul Francis Webster. São as seguintes músicas do disco:

1. Alegria, alegria; 
2. Belinha; 
3. Gabriela; 
4. Roda viva; 
5. Maria, carnaval e cinzas; 
6. Manhã de primavera; 
7. Mellow yellow; 
8. Windy; 
9. Stasera mi butto; 
10. Lullaby to Tim; 
11. Dio, come ti amo; 
12. The shadow of you smile.

















8 comentários:

  1. Bacana esse grupo.Pena que não se sabe maiores informações sobre ele e seus integrantes.
    levigleal@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tecladista chama-se Humberto Urban, é maestro do Coral da Associação Atlética do banco do brasil em São Paulo (hoje - novembro de 2013)

      Excluir
  2. Retorno a esse blog para informar que infelizmente o maestro Umberto Urban faleceu dia 08 de Novembro de 2015 em Poços de Caldas - MG, durante uma turnê de apresentação do Coral da AABB no festival de Corais da cidade. Deixa seu legado musical para todos nós. Estava radiante, pois na véspera recebera inúmeras e justas homenagens pela sua contribuição à música brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto
      Obrigado pela informação que nos entristece. A sua obra sempre será um legado para as próximas gerações. Felizmente, resgatamos um dos seus trabalhos, quando atuava no POP 5, que fica a disposição de todos.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Sr Hedson
    Apesar da tristeza pela perda de meu marido Umberto Urban em 08 de novembro de 2015, me senti feliz e muito surpresa com as informações sobre o " POP 5" . Esse conjunto fez muito sucesso,tocando muito em bailes por todo interior de São Paulo e também, de outros estados.Umberto entre outros tantos trabalhos relacionados com a música,foi regente arranjador por 38 anos do Coral AABB SP, hoje Coral Umberto Urban AABB SP. Deixou um vasto acervo de arranjos para Coral,instrumentais e composições inéditas.
    Agradeço por sua referência ao POP 5 em seu Blog.
    Coloco-me à sua disposição para mais informações.
    Abraço.
    Lenice Sena Vieira Urban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sra. Lenice
      Muita gentileza, o seu contato em nosso blog, manifestando o seu apoio ao nosso trabalho de resgate de obras esquecidas. Além disso, serve de canal para informar que foi Umberto Urban e seu trabalho dedicado a música. Seria interessante se pudéssemos resgatar e manter seu acervo.
      Aproveitarei este contato para reapresentar no meu blog o Pop-5. Um grande abraço.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Como filho de Umberto Urban, amante da música, em especial a brasileira, quero, Sr.Hedson, externar a minha sinceramente,gratidão pelo seu excelente trabalho ! OBRIGADO
    Mauricio Urban

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauricio
      Seja bem vindo ao nosso blog e muito obrigado pelo apoio.
      Além disso, ser filho de um músico o leva a gostar ou odiar de música. Ainda bem, que o Umberto Urban conseguiu que o filho amasse música, assim como ele.
      Um grande abraço e sempre esteja a vontade para opinar ou criticar.
      Hedson LaPlaya

      Excluir