sexta-feira, 4 de maio de 2012

SÉRGIO REIS - ESPECIAL - 2005

Acredito que muita gente não sabe quem é Sérgio Bavini. Mas certamente saberá quem é pelo seu nome artístico. Sérgio Reis (cantor, compositor e ator), nasceu em São Paulo, no dia 22/06/1940. 

De cantor da Jovem Guarda a cantor sertanejo ele deixou sua marca na música, principalmente por ser um dos personagens da Jovem Guarda e de ser o precursor da moderna música sertaneja, com introdução de guitarras e de abranger todos os níveis de públicos.

Na década de 1960, iniciou sua carreira no movimento Jovem Guarda, compondo várias músicas que ele próprio gravava e outras eram interpretadas pelos cantores da época. Inicialmente fez sucesso com as músicas Lana e Anjo Triste, versões das músicas do cantor americano Roy Orbison. Em 1967, gravou a música Coração de Papel, seu maior sucesso da Jovem Guarda.

Começou no gênero Sertanejo, nos anos 70, lançando a música Menino Da Gaita, que foi um sucesso imediato. A causa foi a nova roupagem que a produção deu nas interpretações de clássicos tradicionais da música sertaneja, resgatando-as para um novo público. Seguiu-se outros vários sucessos, tais como, Menino da Porteira, Adeus Mariana, Disco Voador, Panela Velha, Filho Adotivo, Pinga ni Mim, entre outras. 

Como ator, trabalhou em algumas telenovelas, como o “Pantanal’, “A História de Ana Raio e Zé Trovão (Almir Satter)”, na extinta TV Manchete, “Paraíso” e “O Rei do Gado”, na Rede Globo. Seu último trabalho como ator foi na telenovela “Bicho do Mato” na Rede Record.
Na telenovela "O Rei do Gado", o personagem de Sérgio Reis fazia uma dupla sertaneja com o personagem de Almir Sater. A dupla era denominada na telenovela de  "Pirilampo & Saracura", tendo gravado, inclusive, músicas para a trilha sonora, que vale a pena ouvir.
Nesta postagem, homenageamos esse grande e carismático cantor, que recentemente esteve internado para tratamento, após uma queda em um show, por meio do primeiro volume de uma seleção especial do blog, sem ordem cronológica, contendo 24 músicas que representam os grandes sucessos de sua obra sertaneja. Espero que apreciem. A seleção realizada em 2005 contém as seguintes músicas:
1. Baita macho; 
2. Calix Bento; 
3. Serafim e seus filhos; 
4. Chalana; 
5. Boiadeiro errante; 
6. Disparada; 
7. Canoeiro apaixonado; 
8. O menino da porteira; 
9. Rio de lágrima; 
10. Coração pantaneiro; 
11. Vendi os bois; 
12. O rei do gado; 
13. Tristeza do Jeca; 
14. Comitiva esperança; 
15. Adeus Mariana; 
16. Saudades da minha terra; 
17. Trem do Pantanal; 
18. Poeira; 
19. Panelha velha; 
20. Chico mineiro; 
21 Cavalo preto; 
22. Ping ni mim; 
23. Um violeiro toca; 
24. Procissão.















4 comentários:

  1. Meu querido to procurando o cd de Benito de Paula perfil se vc tiver posta ai no seu blog pra mim,um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Geraldo

    Eu vou postar para você. Aguarde.
    Hedson La Playa

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse álbum que criaste do Sérgio Reis.
    Além disso, quero te parabenizar, Hedson, pela beleza de blog que criaste. Tudo feito com muito bom gosto e carinho. Além de apreciador da boa música, vi que tens muito conhecimento sobre ela, o que se nota nos comentários abalizados que enriquecem, sobre-maneira, tuas postagens.
    Um abraço do amigo maquinista da Estação Saudade, que criou uma linha alternativa para que o trem possa cruzar seguido por este "La Playa" tão aconchegante.
    Um Abraço!
    Vítor Hugo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo maquinista Vitor Hugo
      Obrigado pelas palavras de alguem que gosta, resgata e enriquece a musica de outrora. É preciso haver as alternativas para que novas gerações possam saber que construi a musica do presente.
      um abraço e seja bem vindo a nossa praia, com paradas na Estação Saudade.
      Hedson LaPlaya

      Excluir