quinta-feira, 3 de maio de 2012

TRINI LOPEZ - TRANSFORMED BY TIME - 1978

Nesta postagem vamos resgatar um cantor, guitarrista e ator americano, conhecido como Trini Lopez. Ele nasceu na cidade de Dallas, no bairro Little Mexico, no Estado do Texas, EUA, no dia 15/05/1937.

Iniciou sua carreira em circuitos de clubes noturnos no sudoeste dos Estados Unidos até ser descoberto pelo produtor Don Costa, em 1962, no PJ Club, de Hollywood. Suas primeiras produções foram versões latinizadas de hits contemporâneos, na gravadora Reprise Records, que era a mesma gravadora de Frank Sinatra na época.

Seu primeiro álbum ao vivo “Trini Lopez na PJ”, foi lançado em 1963. O disco incluiu uma versão de If I Had a Hammer, que alcançou o número das paradas em 36 países, sendo uma das mais tocadas por vários anos, com vendas superiores a um milhão de cópias e premiado com disco de ouro. Outra música que alçou sua carreira foi a sua própria versão de La Bamba, relançada em 1966.

Sua popularidade, em 1964, levou a empresa fabricante de guitarras Gibson solicitar o projeto de um modelo para eles. Acabou projetando duas guitarras, sendo a “Trini Lopez Standard” e Deluxe Lopez, que era uma variação de uma guitarra de jazz concebido por Barney Kessel. Atualmente são muito procuradas por colecionadores.

Até 1968, Trini Lopez colocou 13 singles nas paradas musicais de todos o mundo, incluindo as músicas If I Had a Hammer, La Bamba, Lemon Tree, I'm Comin' Home, Cindy, Sally Was a Good Old Girl, Michael, Gonna Get Along Without Ya' Now, The Bramble Bush, entre outras.

A partir de 1965 e principalmente anos 70, Trini Lopez buscou mudar o foco de sua carreira, incluindo atuação no cinema. Seu primeiro papel no cinema foi no filme Marriage on the Rocks (1965), no qual faz uma aparição em uma cena de boate; cantando a música Sinner Man. Também foi um dos doze condenados no filme The Dirty Dozen (Os Doze Condenados - 1967). Em 1973, interpretou o filme Antonio. Já na televisão participou de dois episódios no programa Adam 12, interpretando personagens diferentes.

Posteriormente, nas décadas seguintes, retomou a sua carreira musical com extensas turnês pela Europa e América Latina. Durante esse período realizou uma tentativa sem sucesso de rompimento com o seu tradicional estilo com o álbum lançado em 1978, intitulado “Transformed By Time”

Além de sua carreira musical, Trini Lopez sempre procurou realizar atividades filantrópicas e de caridade para os jovens. Em 2003, foi incluído no International Latin Music Hall of Fame pelo conjunto de sua obra. Em 2004, participou de um show beneficiente para levantar fundos para as vítimas do terremoto de 2004, no oceano índico e da tragédia do Tsunami.

O álbum que apresentamos no blog é justamente o disco “Transformed By Time”, que foi uma forma de incluir antigos sucessos no formato do estilo da época, onde predominava o “Disco Music”. Confesso que prefiro o estilo tradicional do cantor e acredito que muitos fãs compartilham com a minha opinião. Entretanto, vale a pena conhece-lo. O álbum foi lançado em 1978, pela gravadora RCA, com o selo Roulette. O disco contém as seguintes músicas:

1. Helplessly; 2. Trini’s medley (Candida, Yellow Bird, save last dance for me); 3. If had a hammer; 4. Lemon tree; 5. Eleonore; 6. Beautiful people; 7. Any time you wanna make love to me














Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário