2016

2016

terça-feira, 15 de maio de 2012

VERÔNICA SABINO - BRASIL ROMÂNTICO - 1991

Há uma cantora brasileira que aprecio muito, apesar de não ser muito comentada atualmente pela mídia em geral. Trata-se de Verônica Sabino, nascida em 04/10/1960, no Rio de Janeiro, filha do grande escritor brasileiro Fernando Sabino.

Após sua participação no grupo vocal “Céu da Boca”, no período de 1979 a 1984, seu grande primeiro sucesso comercial ocorreu em 1986 com a música Demais, uma versão realizada por Zé Rodrix e Miguel Paiva para a canção Yes It Is, de Lennon e McCartney. Esse sucesso foi devido a sua inclusão na trilha sonora da novela “Selva de Pedra”. Posteriormente, em 1988, ela retornou as paradas com a canção Todo Sentimento, inclusa na trilha sonora da novela “Vale Tudo”. As novelas foram a melhor maneira de a cantora divulgar as suas principais canções. Novamente em 1989, em dueto com o cantor Emilio Santiago, outra canção foi parar na trilha sonora da novela “Tieta”. A música era uma versão de Nelson Mota para All I Ask Of You, ficando Tudo o Que Se Quer.

Anos depois, lançou os álbuns “Verônica” (1993), “Vênus” (1995) e “Novo Sentido” (1997). Em 1999, participou de apresentações no Midem, uma feira da indústri fonográfica, na França e acabou lançando um álbum por lá. No mesmo ano foi editado uma coletânea “Passando a Limpo”, com algumas faixas inéditas. Seus últimos álbuns foram “Agora” (2002) e “Que Nega é Essa” (2009).

Nesta postagem, apresentamos um álbum, lançado em 1991, pela gravadora Sony Music, com o selo Colúmbia, em formato de Compact Disc – CD. Esse disco é o volume 2 de uma série lançada pela gravadora e intitulada “Academia Brasileira de Música”.
Os destaques desse disco, além da interpretação da cantora, são as músicas selecionadas, que retrata os grandes clássicos da Música Popular Brasileira – MPB e os arranjos e produção de Roberto Menescal. Uma observação importante é que nesse disco a música Demais não é o grande sucesso da cantora, mas sim a canção de Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Azevedo.

Dessa série Academia, já postamos o volume do cantor Leno. As músicas do disco são as seguintes:

1. Simples carinho / Mentira; 
2. Sob medida / Folhetim; 
3. Demais / Saigon; 
4. Papel marche / Quando o amor acontece; 
5. Beijo partido / Anos dourados; 
6. Meu bem querer / Álibi; 
7. Caso sério / Mania de você; 
8. Nunca mais / Nunca; 
9. Onde anda você / Meu bem meu mal; 
10. Seu corpo / Olha; 
11. Não dá mais prá segurar (explode coração) / Começaria tudo outra vez; 
12. Saindo de mim / Começar de novo.









Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir