sábado, 2 de junho de 2012

CANARINHOS DE PETRÓPOLIS - REVOANDO - 1999

Acredito que muitos já conhecem o coral formado por meninos cantores e ligado ao Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, fundado em 1942, quando o coral começou a se apresentar. Estou me referindo ao coral Canarinhos de Petrópolis.

O Coral fez sua estréia numa festa da Assunção da Virgem Maria, numa missa de Primeira Eucaristia da Escola Gratuita São José, mantida pelos padres franciscanos. Embora com predominância da música sacra o repertório do coral vai desde o canto gregoriano até a música popular.

A primeira gravação do grupo ocorreu em 1949, quando foi registrado na gravadora Continental , o hino O Salutarishostia!, do compositor Henrique Oswald.
Em 1950, foram gravados o hino Os Anjos Celestes e o canto O Magnummisterium, de autores não conhecidos. Em 1955, o Canarinhos de Petrópolis lançou pelo selo Rádio o álbum Long Playing – LP  "Música Sacra - Coro do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis - Canarinhos de Petrópolis", que incluiu entre outras obras os hinos In Monte Oliveti, de M. A. Ingegnieri e SicutCervusDesiderat, de Giovanni Pierluigi,da Palestina. No mesmo ano, foi gravado o álbum "Canções de Natal", com as canções natalinas Ave Maria, de B. Somma, Noite Feliz, de Franz Gruber, Transeamus - Pastoral, de José Schnabel, e Adestefideles, canto tradicional de melodia portuguesa com harmonização de C. Thiel.

Por volta de 1960, foi lançado o LP "Coral dos Canarinhos de Petrópolis" que incluiu entre outras as músicas LaudateDominum, Sancta Maria e Ave Verum, as três de Mozart; Acalanto, de Dorival Caymmi, A Primeira Missa e o Papagaio e Onomatopaico, de Osvaldo Lacerda, e Ave Maria no Morro, de Herivelto Martins.

Em 1965, o Coral participou juntamente com Ângela Maria e Agnaldo Rayol do álbum LP "Música Divina", lançado pela gravadora Copacabana, no qual cantaram com Angela Maria as músicas Ave Maria, de B. Somma; Panis Angelicus, de C. Frank, e Ave Maria, de Dunshee de Abranches.

O grupo já realizou várias excursões internacionais. Em 1975, cantou em Roma juntamente com os demais coros da Federação Internacional "Pueri Cantores" por ocasião de um Congresso Internacional. Em 1978, o coral fez uma participação especial no disco "Clube da Esquina 2", de Milton Nascimento, lançado pela gravadora EMI-Odeon, na interpretação das músicas Paixão e Fé, de Tavinho Moura e Fernando Brant, e Olho D'água, de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos.

Em 1980, o Coral apresentou-se no Maracanã durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. Em 1987, participaram do disco LP "De Todos os Cantos", lançado por Luis Ayrão, pela gravadora Continental, interpretando a música Palhaço, do próprio Luis Ayrão e Enzo Augusto. No mesmo ano, estiveram no disco tributo "Eu Ainda Amo Vocês", lançado pela Polydor, com gravações originais do cantor Evaldo Braga remixadas e acrescidas de vozes de artistas convidados em "duetos" póstumos. A música da qual o coral participou foi a canção Noite Cheia de Estrelas, de Cândido das Neves, o Índio. Em 1997, cantaram para o mesmo Papa João Paulo II na Catedral do Rio de Janeiro. Em 1999, o coral lançou um CD totalmente dedicado à música popular brasileira. Em 2000, o coral realizou excursão à Europa. A discografia do Coral Canarinhos de Petrópolis é composta pelos seguintes trabalhos:

·    (1999) Os Canarinhos de Petrópolis • CD
·    (1965) Música divina - Participação - • Copacabana • LP
·    (1960) Coral dos Canarinhos de Petrópolis • LP
·    (1955) Música sacra - Coro do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis "Canarinhos de Petrópolis • Rádio • LP
·    (1955) Canções de Natal • Rádio • LP
·    (1950) Ó anjos celestes/O magnummisterium • Continental • 78
·    (1949) O salutarishostia! • Continental • 78


O disco desta postagem do dia, veio por acaso, de um evento de uma instituição educacional, de mantenedores franciscanos, entregue como presente aos participantes de um evento educacional. Foi lançado em 1999, por gravadora independente e a seleção musical é composta totalmente por músicas populares brasileira. Contém as seguintes músicas:

1. Canção da américa; 
2. Aquarela do Brasil; 
3. Vira, virou; 
4. Sua majestade, o sabiá; 
5. Roda viva; 
6. Você; 
7. As pastorinhas; 
8. Francisco; 
9. Conversa de botequim; 
10. Ponta de areia; 
11. Romaria; 
12. Gente humilde; 
13. Samba do avião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário