sexta-feira, 8 de junho de 2012

DON MCLEAN - THE BEST OF - 1991

Existem cantores que não são conhecidos da mídia comercial, porém são cultuados ao longo do tempo, ganhando fãs gradativamente com o seu trabalho. Para mim o cantor e compositor americano Don Mclean se enquadra nesses casos. Eu considero a sua obra uma das mais bela do repertório da música norte americana. Em sua carreira há clássicos que por si só já justificam a obra. Do seu repertório considero clássicos as músicas American Pie, inclusive gravada por Madonna, Vicent,  um tributo ao grande pintor Vincent Van Gogh, Castles In The Air, And I Love You So e Crying, uma regravação do clássico de Roy Orbison.  

Mas vamos falar um pouco desse grande cantor Don Mclean. Ele nasceu em New Rochelle, Nova York, no dia 2/10/1945. Iniciou na música ainda adolescen te ao adquirir a sua primeira guitarra e a partir disso começou a participar de sessões de música folk com a cantora Lisa Kindred. Em 1963, se formou na Escola Preparatória e participou brevemente da Villanova University, abandonando em seguida. Nessa época fez amizade com o cantor e compositor Jim Croce. Enquanto fazia shows em locais diversos, clubes e eventos frequentou a Iona College e se formou em bacharel em administração.

Suas primeiras canções abordaram temas relativos a conscientização ambiental e elas fizeram parte do seu primeiro álbum, chamado “Tapestry”, lançado em 1970. O curioso é que esse álbum foi recusado por 34 selos de gravadoras  até ser  aceito pela gravadora  Mediarts. O álbum foi bem aceito pela crítica, mas obteve pouca atenção fora da comunidade de música  folk.

A grande oportunidade veio com em  seguida com a gravadora United Artists, com o lançamento, em 1971, do álbum “American Pie”. De cara o disco gerou dois grandes sucessos, com as músicas American Pie e Vincent. A primeira música é uma balada impressionista inspirado em parte pela morte dos cantores Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Booper, em um acidente de avião, ocorrido em 03/02/1959 e na outra parte em fatos autobiográficos do cantor. A segunda é um tributo ao pintor holândes do século XIX, Vicent Van Gogh. Outro fato curioso é que a música American Pie durava 8:30 minutos e isso uma fator de dificuldade para que fosse tocada nas rádios, já que naquela época era comum músicas com no máximo 3:50 minutos. Mesmo assim ela atingiu o “ top number one” das paradas americanas. Em 2005, a música American Pie foi votada a número 5, em uma pesquisa das 365 músicas do século XX, compilada pela Recording IndustryAssociation of America e National Endowment for the Arts. As cinco músicas escolhidas foram: 1ª Over the Rainbow, escrita por Harold Arlen e Ey Harburg (tema do filme de 1939 – O Mágico de Oz), 2ª White Christmas, escrita por Irving Berlin,  This Land is Your Land, escrita por Woddy Guthrie, 4ª Respect, escrita por Otis Redding (conhecida na interpretação de Aretha Franklin) e 5ª  American Pie.

Outro grande sucesso de Don Mclean foi a música And I Love You So, tendo sido regravada por inúmeros artistas, tais como: Perry Como, Elvis Presley, Reddy Helen, Shirley Bassey, Glen Campbell, Engelbert Humperdinck, Howard Keel, entre outros. Na década de 1980, na Europa e América Latina a música Crying, do cantor e compositor Roy Orbison  foi o destaque. Inclusive o compositor Roy Orbison considerou o mais belo registro da sua música e em seguida incluiu partes na sua interpretação do estilo de Don Mclean.

A partir desse dois discos iniciais “Tapetry” e “American Pie” foram mais 21 álbuns solos, sem contar com as coletâneas organizadas pelas gravadoras ao longo do tempo. Em 2002, a música American Pie foi introduzido Grammy Hall of Fame e  em 2004 foi incluído no Hall of Fame Songwriters

Podemos afirmar que o que mais se destacam nas músicas e interpretações de Don Mclean  é a qualidade das letras em forma de poesia, sua capacidade de contextualizar situações e principalmente nas interpretações realizadas com emoção.

Nesta postagem, para homenagear esse grande compositor e cantor americano Don Mclean, apresentamos uma coletânea, lançada em 1991,  pela EMI inglêsa, contendo os grandes clássicos do cantor. Além desse álbum incluimos uma apresentação ilustrada da música Vincent, em Powerpoint Ouça com calma e curta o que há de melhor na música folk. O disco contém as seguintes músicas:

1. American pie; 
2. Castles in the air (version 1988); 
3. Dreidel; 
4. Winterwood; 
5. Everyday; 
6. Sister Fatima; 
7. Empty chairs; 
8. The birthday song; 
9. Wonderful baby; 
10. La la I love you; 
11. Vincent; 
12. Crossroads; 
13. And I love you so; 
14. Fools paradise; 
15. If we way; 
16. Montains of Mourne; 
17. The grave; 18. Respectable; 
19. Going for the gold; 
20. Crying.








Nenhum comentário:

Postar um comentário