sábado, 23 de junho de 2012

NOSSO SÉCULO - DOCUMENTOS SONOROS - 1980

Na década de 1970 e 1980, no Brasil foi muito comum a edição em fascículos de diversas obras culturais, tais como enciclopédias, manuais e outros de caracter educativo, que eram vendidas em bancas de jornais. Era uma forma de adquirir cultura a prestação. No final de cada obra, comprava-se as capas duras e as encadernava. Algumas dessas obras, como forma de atração mercadológica, costumavam oferecer brindes.  

Uma dessas obras que me atraiu foi a coleção chamada "Nosso Século", lançada em 1980, pela Editora Abril, que tinha como objetivo resgatar a memória histórica do Brasil, em diversos apspectos, apresentando os fatos ocorridos no Século XX, até 1979. Como parte integrante da obra e como brinde dessa coleção foi oferecido um álbum em vinyl LP, chamado "Documentos Sonoros" do século focado. O interessante desse disco é que ele apresenta em forma de narrativa e com ilustrações em audio, uma coletânea dos principais momentos da música brasileira, de jingles famosos apresentados no Rádio e de discursos políticos do período de 1900 a 1979. A parte narrativa contou com a voz de Sérgio Viotti. Posso afirmar que vale a pena ouvir e viajar no tempo...












Links: 



4 comentários:

  1. Eu gostaria de baixar a musica Alguem me disse com a Joelma... voces tem em algum dos arquivos já relacionados no site? ou poderão me disponibilizar?
    abs
    Jpeters2003@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi JPeters
    Eu tenho o album que contém essa música, porém ainda preciso digitalizá-lo e realizar melhorias na qualidade de audio. É o disco lançado em 1970, pela gravadora Continental. Aguarde que postarei no futuro.
    Um abraço
    Hedson LaPlaya.

    ResponderExcluir
  3. Há possibilidade de repostar o arquivo documentos sonoros. Não consigo baixar, o seu blog é muito bom é um verdadeiro achado e de recuperação da memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio Donizete
      Os dois links estão Ok. Tente novamente
      Obrigado pelo apoio
      Hedson LaPlaya

      Excluir