sábado, 28 de julho de 2012

JACKIE GLEASON - PRESENTS VELVET BRASS - 1957

Conheci a música de Jackie Gleason quando ia ao cinema do meu bairro. Agradava-me desde o inicio o som equilibrado dos metais, cordas e piano. Até hoje quando quero relaxar eu coloco a sua música. 

Herbert John Gleason, ou melhor Jackie Gleason nasceu em 26/02/1916, no Brookliyn, cidade de Nova York e morreu em 24/06/1987, em Miami, Flórida. Antes de ser músico, J. Gleason iniciou sua carreia no final dos anos 1930, como comediante, atuando em rádio e em filmes. 

Logo participou de uma série de TV, “The Life Of Riley” e em seguida, em 1949, obteve o seu próprio programa de variedades, “Cavalcade Of Stars”, onde introduziu a maioria de seus personagens em esquetes (Sketches)  no show.

A partir de 1953, apesar de não saber ler ou escrever música, ele tinha idéias sobre a gravação de músicas que combinava com canções populares, com a utilização de cordas e metais nas orquestrações. 

Assim, ele contratou sua própria orquestra e estúdio, introduziu passagens de piano e partiu para as gravações musicais. Para começar fez um contrato de risco com a gravadora Capitol, assumindo os prejuízos em caso de insucesso, caso o número de cópias vendidas fosse inferior a 60.000 cópias. 

Para sua sorte, o álbum inicial “Music For Lovers Only” vendeu 500.000 cópias, tornando-se um estilo para se ouvir em momentos de tranquilidade (Easy Listening). Jackie Gleason lançou mais de 20 álbuns entre os anos 1953 e 1969, todos lançados pela gravadora Capitol Records.


Um dos álbuns que mais aprecio é o motivo desta postagem “Jackie Gleason Presents Velvet Brass”. Para quem não conhece Jackie Gleason e aprecia o estilo “Easy Listening”, vale a pena ouvir o álbum desta postagem. 

Esse disco foi lançado nos EUA, em 1957, pela gravadora Capitol Records e relançado em 1987, em Compact Disc. As músicas que compõem a seleção do disco são as seguintes:


1. You’re driving me crazy (What did I do?); 
2. Skyliner; 
3. But not for me; 
4. The man I love; 
5. Cherokee; 
6. Me and my shadow; 
7. Take the “A” train; 
8. By the beautiful sea; 
9. Am I blue; 10. What’s new?; 
11. Girl of my dreams; 
12. My buddy; 
13. I can’t believe that you’re in love with me; 
14. September song; 
15. Out of nowhere; 
16. Chinatown, my Chinatown.

























Links:


Um comentário:

  1. ola que album incrivel obrigado
    O MEGA esta precisando da chave de decodificação amigo laplaya ou seja o link esta imcompleto - abraços

    ResponderExcluir