sábado, 9 de fevereiro de 2013

CLASSICS IV AND DENNIS YOST - 2 in 1 - SPOOKY AND MAMAS AND PAPAS - 1968

Dennis Yost foi o vocalista do grupo americano de pop rock, Classics IV, formado em 1965, na cidade de Jacksonville, Flórida, USA. O maior destaque de Dennis Yost sempre foi a marcante e agradável voz, sendo considerada uma das mais belas do pop music.

Antes de 1965, o grupo apenas se chamava Classics, por tocarem covers. A primeira formação da banda era composta por Talmadge Branch, Walter Eaton, Norton Burt e Nix Robert, que chegou a tocar nos primeiros álbuns do Lynyrd Skynyrd.

Posteriormente, a formação passou a ser Walter Eaton (guitarra), Burt Norton (guitarra base), Glen Futch (baixo), Bobby Bowen (bateria) e Greg Carrol (saxofonte). Mais tarde foi adicionado mais um saxofone.

Os primeiros ensaios foram na residência de Norton, em Jacksonville, por volta de 1960 a 1961. A banda tocava versões instrumentais de The Ventures (Misty e Summertime), The Tornados (Telstar e Sherry) e decoutros similares.

A formação original do Classics IV não muita coisa em comum com a formação antiga. Era composta por Dennis Yost (vocal e bateria), James R. Cobb (guitarra), Walter Eaton (guitarra) e Joe Wilson (baixo), que depois foi substituído por Dean Daughtry. Durante os shows, Dennis Yost tocava bateria, enquanto cantava.

Em 1967, a banda se mudou para a cidade de Atlanta, Geórgia e foram descobertos pelo produtor musical Bill Lowery, que lançou em 1968 o primeiro hit nacional da banda, intitulada Spooky, produzida na gravadora Imperial. Essa música inicialmente era apenas instrumental, um sucesso regional do saxofonista Mike Sharpe. O guitarrista James Cobb e o produtor Buddy Buie acrescentaram a letra na canção, que alcançou o terceiro lugar nas paradas musicais da Billboard Hot 100, nos USA e o numero 46, no Reino Unido.

Com a popularidade, Dennis Yost ficou encarregado apenas dos vocais, deixando a bateria para Kim Venable, recém ingresso na banda. A partir desse momento outros sucesso surgiram, tais como Stormy (nº 5 em 1968), Traces (nº 2 em 1969) e Everyday With You Girl (nº 19 em 1969).

Em 1972, mudaram o nome para Dennis Yost and The Classics IV e tiveram um novo hit, no selo MGM, intitulado What Am I Crying For? (nº 39 em 1972).

Por mais de 30 anos o grupo continuou fazendo shows e gravando discos. Nos últimos tempos da banda a formação era Dennis Yost (vocal principal), Brian Correll (guitarra e vocal), Martin Don (baixo, vocais), William Perry (teclados, vocais) e Doug Reed (bateria).

Após um show ao ar livre, no dia 24 de setembro de 2005, em Chenay Bay Resort, em St. Croix, Ilhas Virgens, Don Martin e Brian Correll foram embora para casa, enquanto o restante do grupo ficou na ilha por uma semana. Os dois aproveitaram para ir ao estúdio de gravação para trabalhar em algumas novas canções que o grupo  havia composto para o novo álbum, visando a turnê de 2006, marcando o aniversário de 40 anos da banda.

Entretanto, os planos para 2006 tiveram que ser abandonados. Dennis Yost teve um acidente. Em 11/julho/2006, enquanto se recuperava em sua residência, no subúrbio de Cincinnati, Yost caiu alguns degraus da escada e sofreu concussão grave. A turnê foi definitivamente cancelada, já que o som do The Classics IV estava atrelado a voz de Dennis Yost.

Para auxiliar no pagamento das contas médicas de Dennis Yost, foi realizado em 25/03/2007, um show beneficente, no Live Rhino, em Cincinnati, Ohio. Muitos artistas e convidados, das décadas de 1950 a 1970 tocaram e cantaram alguns dos seus maiores sucessos em sua homenagem, apoiada por artistas locais, Ivory BlueStone e o guitarrista Brian Correll.
Apesar de todo o esforço no tratamento dispensado a Dennis Yost, ele nunca se recuperou definitivamente, falecendo em dezembro de 2008, de insuficiência respiratória.
Nesta postagem, compartilhamos os álbuns "Spooky" e "Mamas And Papas  - Soul Train", lançados no Brasil, respectivamente nos anos de 1968 e 1969, pela gravadora RCA Victor. Nos USA foi lançado com o selo Liberty. Os destaques desses dois álbuns são as canções Spooky, Traces, Stormy e a versão da música brasileira Garota de Ipanema. As músicas dessa compilação "2 em 1" são:
Album: Spooky (1968)
1. Soul train;
2. Mary, Mary row your boat;
3. By the time I get to Phoenix;
4. The letter;
5. You are my sunshine;
6. Goin' out of my head;
7. Spooky;
8. Poor people;
9. Bus stop;
10. Just between you and me;
11. Hoop a trip;
12. Strange changes;
Album: Mamas and Papas / Soul train (1969)
13. Traces;
14. Soul train;
15. Bed of roses;
16. Strange changes;
17. Ladies man;
18. Waves;
19. Stormy;
20. Mama's and papa's;
21. Pity the fool;
22. It ain't necessarily so;
23. 24 hours of loneliness;
24. The girl from Ipanema.
























8 comentários:

  1. Um pequeno adendo ao belo comentário de apresentação desta postagem: no Brasil, o maior sucesso de Classics IV foi "Spooky". "Spooky" teve "cover" no Brasil com o grupo Baobás (ex-Os Baobás) em 1968 e versão em Português ("O Susto"), com Ronnie Von no mesmo ano e - curiosamente - tendo o acompanhamento do próprio Baobás (que gravou a "cover"). Houve uma outra versão em Português (embora tenha mantido o título original, em Inglês), com The Funnys, também em 1968. É isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Druca
      Valeu o complemento...
      Seu comentário me fez lembrar que a música Traces também foi gravada em versão por Guilherme Arantes e Evinha e em cover por Terry Winter.

      Excluir
  2. Depuis le temps que je cherchais les LP originaux du Classic IV au lieu et place des éternels best of parfois limités à 10 morceaux (toujours les mêmes)je ne peux que t'adresser un immense merci pour ce post mais aussi pour l'ensemble de ton blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bonjour Patsoul
      Merci de supporter notre blog.
      Bienvenue
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Olá Hedson La Play, quero parabeniza-lo pelo seu blog nota 10 !
    Obrigado não só por ter postado link's, mas contado a historia dessa, ótima banda...

    Que infelizmente muitos esqueceram e nossos meios de comunicação não fazem o minimo esforço para resgatar ou ao menos lembrar que já existiram artista de verdade na musica seja ela, Clássica, Rock, Pop ou etc ...

    Putz toda vez que os escuto me sinto bem posso estar até triste ou entediado o só escutar musicas como, Stormy logo fico com uma espiritualidade boa !

    Obrigado e até ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos
      Essa sensação de felicidade que sentimos quando ouvimos essas bandas e belas canções antigas nos mostra ainda como tem coisas boas para curtir.
      Valeu...
      Hedson Laplaya

      Excluir
  4. Hola los links no fucionan podrias volver a subirlo. Gracias!!

    ResponderExcluir
  5. La Playa, Bom Dia Amigo, por favor, seria possível liberar o link - CLASSICS IV AND DENNIS YOST - 2 in 1 - SPOOKY AND MAMAS AND PAPAS - 1968 - não tive a oportunidade de baixar, fico muito grato se for possível, abraço, Heribert.

    ResponderExcluir