sábado, 23 de março de 2013

FRANCK POURCEL - TOO BEAUTIFUL TO LAST - VOLUME 15 - 1972


Como podem verificar no blog, já foram compartilhados 13 albuns da Orquestra de Franck Pourcel, dono de uma fabulosa discografia que reúne mais de 120 álbuns lançados e mais de 2000 músicas gravadas com o seu inimitável toque e estilo. Ele foi o primeiro maestro francês a ficar famoso nos Estados Unidos. Entretanto, eu havia escrito poucas linhas sobre a sua biografia.

O grande maestro francês Franck Pourcel é considerado como o inventor do estilo “Easy Listening” ou “Lounge Music”, como agora se propaga. Foi um músico conhecido mundialmente pelas suas versões dos sucessos musicais de seu tempo e também de música clássica. Sua orquestra se notabiliza pela beleza dos instrumentos de cordas.

Ele nasceu na cidade de Marselha, no dia 14 de agosto de 1913 e morreu em Neuilly Sur Seine, no dia 12 de novembro de 2002. Sua relação com a música iniciou com seu pai, que era técnico da marinha francesa e também músico. Seu nome  já foi escolhido para homenagear o compositor francês Cesar Franck.

Aos 6 anos de idade, entrou no Conservatório de Marselha para estudar violino e percussão geral. Depois foi ao conservatório nacional de Paris. Seu trabalho se baseava na percussão, nas cordas e, sobretudo no violino. Posteriormente, retornou para Marselha e trabalhou em teatros, um dos quais foi o “Ópera”, tocando bateria nas noites de shows. Talvez isso explique porque mais tarde seus arranjos foram baseados em cordas e percussão.

Sua carreira começou com o lançamento das músicas Limelight e Blue Tango. Porém, várias músicas são citadas como arranjos marcantes, tais como, Is Paris Burning? (Paris En Colere), Il Etait Une Fois... La Revolution, Too Beautiful to Last, Mercie Cherie, Sous Le Ciel De Paris, Here There and Everywhere, sem contar com a maravilhosa composição Concorde, realizada para homenagear o avião supersônico de mesmo nome, por ocasião de seu voo inaugural.

Veja outras postagens no blog da Orquestra de Franck Pourcel (informe se o link não funcionar e assim que for possível estarei disponibilizando novo link)

O álbum desta postagem intitula "Too Beautiful to Last - Volume 15". Foi lançado no Brasil em 1972, pela gravadora EMI/Odeon. Em minha opinião, eu considero esse disco como um dos mais bonitos da discografia da década de 1970, principalmente por duas canções que possuem arranjos magistrais, que são Il Etait Une Fois... La Revolution e Too Beautiful to Last. Ouça e confira....
As músicas que compõem o álbum são:

1. Without you;
2. Day by day;
3. Gethsemane (Jesus Cristo Supersatar);
4. The good, the bad and the ugly (Tema do filme Três homens em conflito);
5. Samson and Delilah;
6. L'aventura;
7. The godfather - Speak softly love (Tema do filme O poderoso chefão);
8. Il etait une fois...La revolution;
9. Too beautiful to last (Tema do filme Nicolas e Alexandra);
10. Apres toi (1º premio Eurovisão 1972);
11. The green leaves of summer (Tema do filme Alamo);
12. Blue concerto.



  Capa Versão Brasil - Label EMI/Odeon



  Contra Capa Versão Brasil - Label EMI/Odeon



Capa Versão França - Label Capitol Records
 

Links:

8 comentários:

  1. Ao amigo que postou um comentário (Vovo). Peço desculpas, pois removi sem querer, ao tentar responder. Estava disttraído e cliquei no lugar errado. Solicito que reposte o seu comentário, pois ele é muito importante e gostaria de lhe responder.
    obrigado pela compreensão.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Poderia apenas informar que os links não estão mais ativados. Os servidores não comunicam quando resolvem cancelar o link, não tendo como adivinhar. Por isso, é importante nos avisar. Vou providenciar a reposição.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. Olá Edson, gostaria de saber se é possível comprar em algum lugar esse LP do rótulo amarelo que diz ser o volume 15???? Vc saberia informar como conseguir esse LP?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão nacional tem a capa azul e o selo amarelo. Foi a que postamos e você encontra facilmente no mercado de usados
      Já a versão de capa Arco iris é importada e o selo é branco e azul claro. Essa é dificil encontrar no Brasil. Você poderá encontrar no site Ebay.com
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Bom dia! Teria como atualizar o link, por favor!

    ResponderExcluir