segunda-feira, 22 de abril de 2013

OS SELVAGENS - OS SELVAGENS (1976)

Desta vez, apresentamos o quarto álbum da banda Os Selvagens. Os dois primeiros já foram postados aqui no Blog LaPlayaMusic (Dias 06 e 20/Agosto/2012) e o terceiro álbum, de 1974, foi postado no Blog Sintonia Musikal.

Este álbum tem uma seleção tipicamente Pós Jovem Guarda e em minha opinião, é o mais fraco da discografia da banda. Acredito que essa seleção foi por imposição da gravadora, com uma linha mais popular, visando ser mais comercial. Fato que não aconteceu como esperado.
Para os amigos que ainda não conhecem a banda, vou transcrever o que já mencionei na minha primeira postagem da banda:

"Ao vento do Movimento Jovem Guarda, muitas bandas surgiram de forma meteórica e não se firmaram no contexto musical da época. Uma desses grupos foi Os Selvagens, que surgiu no Rio de Janeiro no final dos anos 1960, no Pós Jovem Guarda, sob a produção de Rossini Pinto. 
Provavelmente se tivesse surgido alguns anos antes poderia ter tido melhores oportunidades. Outro fato que foi manifestado em publicações do ramo, foi quanto a falta de esforços da gravadora na divulgação do grupo.

A sua proposta inicial visava realizar uma fusão de estilos do Pop com o Soul, o que não ocorreu na prática, ficando no pop jovem guarda da época e posteriormente para um estilo bem popular, que alguns taxaram de "brega". 

Sua formação original era composta por Marcos (vocal), Antonio (guitarra), Ciro (órgão), Afonso (baixo), Tinho (sax e vocal) e Ivo (bateria). Também fizeram parte do grupo Hildon Souza e Michael Sullivan."

O álbum desta postagem foi lançado no Brasil, em 1976, pela gravadora CBS, com o selo (label) Epic, sob a produção de Rossini Pinto. As canções que compõem o disco são:

01. Você me entende;
02. Dina, Dina, Dina;
03. Você é tudo que eu quero;
04. Pobre da velhinha;
05. Algo novo em tua vida;
06. Sobrinhos de morte;
07. Salve a nossa festa;
08. O vendedor;
09. Eu me apaixonei;
10. Meu primeiro amor;
11. Pobre menina rica;
12. Eu tenho um amor.

























13 comentários:

  1. Só para aqueles que, obviamente, não o saibam: havia nos anos 60 um outro grupo instrumentovocal denominado também "Os Selvagens". Gravou pela Caravelle um Compacto Simples em 1966 e um LP em 1967. Sem ligação com "Os Selvagens", criado a partir de um outro grupo do futuro Michael Sullivan, chamado "Os Nucleares" (que lançaram um compacto simples e um LP pela Hollywood Discos, em 1968 e 1969, respectivamente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Druca
      Valeu o seu complemento. Ainda não postei a outra banda que gravou pela Caravelle, porque eu não tenho a capa. Eu obtive o disco LP vinyl sem a capa.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Amigo Hedson La Playa: A capa do LP de "Os Selvagens" (selo Caravelle) pode ser encontrada no site "Jovem Guarda", do Marcelo Fróes... Abs.

      Excluir
  2. PARABÉÉÉÉ'NNNNSSSS AMIGO HEDSON, ESSE SEU BLOG SHOOOOOOWWWWWWW DE BOLA. SUPERRRRRRRRRRRRRRR. COISAS COMO ESSA QUE ENCHE OS NOSSOS OLHOS E DAR GOSTOU OUVIR. BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ney
      Obrigado pela força e apoio
      Sempre que for possível, nos divulgue.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. TODOS FALAM QUE OS SELVAGENS NÁO FORAM SUCESSO, MAS ESQUECEM DO GRANDE SUCESSO DA BANDA NO ANO DE 1972 COM A MUSICA O JORNALISTA MAIS CONHECIDA COMO O ENVIADO ESPECIAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mencionei em uma das postagens, o grupo merecia ter mais oportunidades, divulgação e sucesso.
      Hedson Laplaya

      Excluir
  4. São blogs como esse que fazem valer a penar "perder" um tempo na internet. Parabéns pela dedicação e conhecimento!
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel
      Seja bem vindo ao blog e agradeço o apoio.
      Sempre que possível, nos divulgue, para que continuemos a ter motivação para continuar.
      Abs.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. Ola amigos, eu Antonio guitarrista atual da banda Os selvagens, agradeco muito as mencòes sobre a banda. Um grande abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonio
      Uma grande satisfação recebê-lo em nosso blog. Gostaria muito de saber um pouco mais da trajetória da banda desde aquela época. Se preferir pode me contatar via email: hamiltonsouza2011@gmail,com
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  6. bom gente deste cedo aprendi a gostar de musicas dos anos 60 e 70 jovem guarda etc mais ainda nao tinha ouvido as musicas do grupo os selvagens apesar de ja ter ouvido falar mais acabei ouvindo por acaso numa radio que so toca musicas da jovem guarda a musica do disco de 1971 dont leave me now e ai não deu outra quis conhecer as outras musicas e me apaixonei demaissssssss

    ResponderExcluir