quarta-feira, 1 de maio de 2013

ASTROS DA YOUNG - VOLUME 2 - 1958 e 1959

Nas postagens dos dias 18 e 31/janeiro/2013, apresentei os dois primeiros volumes do material que temos disponível da antiga gravadora Young, que teve o seu auge de sucesso, principalmente no período de 1959 a 1960. 

São considerados os pioneiros do rock brasileiro e são estabelecidos como Pré Jovem Guarda.

No primeiro volume da série, apresentamos o material do grupo The Avalons e da cantora Regianne. No segundo volume, o material se referia ao período de 1951 a 1960, com gravações dos artistas Hamilton Di Giorgio & The Devils, Nick Savoya, Antonio Claúdio & The Jester Tigers, Lucy Perrier & The Cupids, Freddie Davis, Carlos David, Demetrius & The Devils, Gatto, Dori Angiolella e Marcos Roberto.

Desta vez, compartilhamos o terceiro e último volume desta série de gravações da Young, que apresenta as gravações dos grupos The Youngs, The Scarletts, The Rebels, The Beverlys e The Teenagers.

Exceto informações sobre os grupos The Beverlys e The Rebels, praticamente não encontrei nada sobre os The Young, The Scarletts e The Teenagers. 

A única coisa que eu sei é que The Scarletts acompanhava o cantor Nick Savoya. A seguir algumas informações sobre os grupos The Beverlys e The Rebels.

THE BEVERLYS
Segundo o site Brazilian Rock, o grupo vocal The Beverlys foi formado em 1958, no bairro da Penha, em São Paulo. Eram conhecidos como o The Platters brasileiros, devido ao seu estilo “Do-Woop”. Atuaram no período de 1959 A 1965.

A sua formação era composta por José Mariano, José Pereira, Amélia de Paula Loureiro, Benedito Guido de Castro e Vander Loureiro. O grupo participou como backing vocal para alguns artistas no programa da Jovem Guarda, TV Record e também foram muito requisitados nas gravações de artistas, tais como, Erasmo Carlos, em Terror dos Namorados, Dick Danello, em Quando Vedrai La Mia Ragazza, Alladin Band, em seu álbum psicodélico, entre outros. Participaram em vários programas musicais na televisão e rádio da época.

Segundo o que se conta, o fato que levou o encerramento do grupo se deu pela perseguição da Ordem dos Músicos, na aplicação de pesadas multas, pelo fato deles não terem o registro na Ordem.

THE REBELS

Foi uma banda vocal/instrumental formada em São Paulo e inicialmente composto por Romeu Benvenutti (guitarra solo), Rodolpho Favelli (Guitarra ritmo), José Carlos Camargo (contrabaixo) e Lídio Benvenutti (bateria). Posteriormente, Galli Júnior, que depois viria a ser o cantor Prini Lorez, integrou como vocalista do grupo.

Em seguida foi desfeita essa formação, retornando em 1963 com outra, passando a ser composta por José Carlos (guitarra solo), Constantino Gondim Neto (guitarra ritmo), Lidio Benvenutti (baixo) e Domingos José Tucci (bateria). Mais tarde, incluiu novamente Rodolpho Favelli.

Fizeram vários discos (LP’s e compactos) pelas gravadoras Young, VS, Cáritas, Sonus, Cartaz e Imperial. Participaram de vários programas de rádio e televisão, inclusive o programa da Jovem Guarda, da TV Record, em São Paulo. Seus discos instrumentais são raros e se caracterizam pela releitura personalizada da banda.

A compilação que apresentamos, apesar das limitações na qualidade do áudio, vale pelo resgate do material das gravações do selo Young,  pelo seu papel na pré Jovem Guarda e pioneirismo no rock brasileiro. 

As músicas desta compilação são as seguintes:
 
The Youngs:
1. Passing by;
2. Come to Paradise;
3. The ten commandments of love;
4. Torquay;

The Beverlys:
5. Little star;
6. Yaket yak;
7. There goes my baby;
8. Dance with me;

The Rebels:
9. Ding, ding daddy, wants to rock;
10. Baby;

The Teenagers:
11. The book of love;
12. A boy without a girl;
13. Mr. Blue;
14. Mediterranean moon;

The Scarletts:
15. Moon shot;
16. My love is a charm




















Links:




15 comentários:

  1. Laplaya,obrigado poe estas e tantas outras raridades que tens postados no teu blog
    PS
    por favor use outro servidor no lugar do zippyshare,(bem ruinzinho e lento)
    Demora mais de uma hora para baixar um disco

    ResponderExcluir
  2. Laplaya,o link do 4shared foi deletado e no zippy näo baixa.( 2/5/kbps por seg

    ResponderExcluir
  3. Só lembrando que o Lídio Benvenutti (primeiramente, baterista; depois, contrabaixista) era o nosso querido e já saudoso Nenê, afamado após seu ingresso, em 1966, no conjunto Os Incríveis, após a saída de Neno (que foi ser trompetista ao lado do irmão saxofonista Irupê no conjunto The Jordans).

    ResponderExcluir
  4. Link shared não funciona e zipshare muito lento e não completa, obrigado

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Hedson La Playa: em nome do rigor histórico e da carreira individual dos artistas, gostaria de fazer uma humilde correção nas datas de gravação/lançamento. A princípio, até onde sabemos, a Young iniciou seus trabalhos somente em 1959. Seus primeiros contratados - The Avalons - gravaram seu 1 º. 78 rpm, "VALENTINA, MY VALENTINA" / "CHINA ROCK", em 1959. Para facilitar a compreensão das datas, aí segue essa "dica": A numeração dos discos da Young em 45 rpm vão de Y-45-100 a Y-45-127 (o que saía em 78 rpm na Young também saía em 45 rpm; à exceção, provavelmente do 78 rpm "Paris Belfort"/ "Parada da Juventude", do Gatto). No site Brazilian Rock (jun/2012) estão relacionados os discos 45 rpm da Young, mas, sem as datas respectivas, assim, pode seguir por essa datação:
    1959 > de Y-45-100 a Y-45-108
    1960 > de Y-45-109 a Y-45-127
    Há, ainda, EP's (Compactos Duplos em 45 rpm), alguns, c/ faixas fora dos discos anteriores. Alguns foram lançados já em 1961, mas, gravados, provavelmente, ainda no ano anterior.
    Faixas de EP's (Compactos /Duplos 45 rpm) fora dos 78 rpm / 45 rpm:
    REGIANE: "WILLIE BOY", "O DIO MIO".
    NICK SAVOIA: "THAT'S ALL"
    A Young não lançou LP, mas, na Argentina, houve um lançamento de uma miscelânea contendo faixas de The Avalons, Regiane, The Young's, Antonio Claudio e Nick Savoia, com faixas extraídas de seus 78 rpm/45 rpm. É isso aí. Abs.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Edson, os tres links fornecidos não estão funcionando.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Edson, os três links postados não estão funcionando. Gostaria que renovasse o(s) links, se possível.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Am dying to hear this, please re-post!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Edson. Sou filha do Vander e Amélia Loureiro. As informações sobre The Beverlys estão corretíssimas, aliás o Brazilian Rock faz uma pesquisa apurada sobre o período.Meu pai ficou muito feliz em conhecer seu blog e manda abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Grata satisfação recebê-la em nosso blog. Da mesma forma, um grande abraço a Vander que fez parte da história da nossa música e principalmente do pré rock brasileiro. As portas do nosso blog estão abertas para receber as histórias do grupo, fotos e material para poder divulgarmos mais o The Beverlys, que praticamente poucos conhecem. Um grande abraço. Hedson LaPlaya.

      Excluir
  12. Muito obrigada!! Meu pai deve publicar seu livro referente aos acontecimentos da época e a participação do grupo Beverlys no rádio e tv. Entrarei em contato contigo brevemente para mais informações. Abraços meus e do Vander Loureiro!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Novo link por favor!
    Grato!

    ResponderExcluir