quinta-feira, 16 de maio de 2013

JOHN DEBNEY E ROYAL SCOTTISH NATIONAL ORCHESTRA - SOMEWHERE IN TIME - JOHN BARRY - 1998

A postagem de hoje resgata uma trilha sonora, que considero uma das mais belas já realizadas no mundo do cinema. Eu tenho uma grande predileção por dois espetaculares compositores de trilhas sonoras, que para mim fizeram grandes músicas e a sua arte deram outra vida aos filmes que participaram. Estou me referindo a Ennio Morricone e John Barrry.

Esta trilha que me refiro é do filme "Somewhere In Time", traduzido como "Em Algum Lugar do Passado", lançado em 1988, pela Universal Pictures. Confesso que não sou ligado em dramas. Mas o que me atraiu neste filme, na época, foi quando soube que se referia a viagem no tempo. Realmente, é um romance que se passa no presente e vai até ao passado, retornando ao presente. 

Destacam-se a performance do casal Christopher Reeve e Jane Seymour, a fotografia e principalmente a trilha sonora de John Barry, complementada por uma música de Rachmaninoff.

A trilha realça a sua beleza quando é ouvida no próprio filme. Esta trilha sonora é mais uma das muitas que John Barry Compôs. Para compartilhar com os amigos do blog, apresentamos a trilha não oficial, que foi uma gravação alternativa, homenageando John Barry, lançada 10 anos depois do filme (1998), com algumas canções que foram compostas na mesma época para o filme, porém não fizeram parte da trilha original. Essa obra é conduzida pelo maestro e compositor John Debney e a excelente Royal Scottish National Orchestra.

Mas antes de apresentar as músicas dessa obra, acho interessante comentar um pouco sobre John Barry, John Debney e a Royal Scottish National Orchestra:

John Barry:


O maestro e compositor britânico John Barry (John Barry Prendergast), nascido em 03/11/1933 e falecido em Nova York, USA, em 30/01/2011, foi responsável pela criação das mais belas trilhas sonoras do cinema. Sua trajetória musical conta com a conquista de cinco prêmios Oscar de melhor trilha sonora.


Não é para qualquer um. Também é conhecido por ter composto a maioria das trilhas sonoras da série de filmes de James Bond, tendo assinado 11 trilhas sonoras do agente secreto 007. 

O interessante é que o formato dessas trilhas foi seguido pelos outros compositores da série. O atual compositor de James Bond, David Arnold é fã confesso de John Barry e já declarou várias vezes que as trilhas dele para Bond são sua fonte de inspiração para compor as suas próprias composições.


Para quem não conhece, alguns dos filmes que John Barry compôs são:
  • Beat Girl,
  • Never Let Go,
  • Zulu,
  • O Leão no Inverno,
  • O Abismo Negro,
  • Choque das Galáxias,
  • Monte Walsh,
  • King Kong,
  • O Fundo do Mar,
  • Dança com Lobos,
  • Somewhere In Time (Em Algum Lugar do Passado),
  • Entre Dois Amores,
  • Chaplin,
  • My Life,
  • O Especialista,
  • A Letra Escarlate,
  • Enigma,
  • Midnight Cowboy (Perdidos Na Noite), entre outros
Das trilhas sonoras do Agente 007, James Bond, foram as seguintes que compôs:
  • 007 Contra Dr. Satânico (1962),
  • Moscou Contra 007 (1963),
  • 007 Contra Goldfinger (1964),
  • 007 Contra a Chantagem Atômica (1965),
  • Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967),
  • 007 A Serviço de Sua Majestade (1969),
  • 007 Os Diamantes São Eternos (1971),
  • 007 Contra o Homem Com a Pistola de Ouro (1974),
  • 007 Contra o Foguete da Morte (1979),
  • 007 Contra Octopussy (1983),
  • 007 Na Mira dos Assassinos (1985),
  • 007 Marcado Para a Morte (1987).
John Debney:

O compositor e maestro americano John Debney, nascido em Burbank, no dia 18/08/1956, é conhecido principalmente pelos trabalhos de composição e produção em filmes realizados na Walt Disney Pictures. Ele já trabalhou com diversos cineastas, tais como, Garry Marshall, Howard Deutch, Tom Shadyac, Adam Shankman e Robert Rodriguez.

Um dos pontos altos da sua carreira foi 2005, quando compôs para o primeiro filme de animação realizado por computador, da Walt Disney Pictures, chamado “O Galinho Chicken Little (Chicken Little)”.

Royal Scottish National Orchestra:

Podemos considerar a Royal Scottish National Orchestra, como uma das principais orquestras sinfônicas da Europa e do mundo. Ela foi formada no ano de 1891, na Escócia, tornando-se, em 1950, a orquestra oficial do país. 

Ao longo de sua história de sucesso, a Orquestra tem desempenhado um papel fundamental na vida musical da Escócia, incluindo a cerimônia de inauguração do edifício do parlamento escocês, no ano de 2004. 

Muitos maestros de renome tem contribuído para o seu sucesso e trajetória de respeitabilidade, incluindo Walter Susskind, Sir Alexander Gibson, Bryden Thomson, Laureate Neeme Jarvi, os maestros eméritos Walter Weller e Alexander Lazarev e mais recentemente, Stéphane Deneve.

  
O álbum que compartilhamos foi lançado em 1998, pela gravadora Varese Sarabande. Em minha opinião das músicas que contidas no disco, considero as canções Somewhere In Time e Rhapsody on a Theme of Paganini, de Rachmaninoff, com a interpretação da pianista Lynda Cochrane, como sendo as melhores. 

As músicas que compõem o disco são as seguintes:

1. Somewhere in time;
2. Old woman;
3. Grand Hotel;
4. Nineteen twelve;
5. Thanks;
6. June 27th;
7. Room;
8. The Attie;
9. Near the lake;
10. Rachmaninoff: Rhapsody on a theme of Paganini (with Lynda Cochrane);
11. Is he the one;
12. A day together;
13. Rowing;
14. The man of my dreams;
15. Razor;
16. Total Dismay;
17. Coin;
18. Whimper;
19. Somewhere in time (End credits)
















Capa Livro lançado no Brasil - Editora Record

9 comentários:

  1. Belíssima postagem. Gosto tanto da trilha sonora desse filme que a tenho em vinil e comprei posteriormente o CD. Também li o livro e tenho o DVD do filme que passou despercebido lá fora e foi enorme sucesso no Brasil. Só não sabia desse registro feito pela Royal Scottish National Orchestra, que vou baixar. O meu agradecimento por mais este álbum. Abs.

    ResponderExcluir
  2. PROCURO UM AUDIO DE UM VINIL DE 1975, COM O CANTOR "CARLOS ROBERTO", QUE CANTA MUSICAS DE ROBERTO CARLOS. ESTE VINIL CHAMA-SE "HOMENAGENS". SE ALGUEM TIVER E PUDER DISPONIBILIZAR, AGRADEÇO. jair.ministro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jair
      Eu tenho esse vinyl, mas preciso fazer um trabalho de recuperação, em virtude do seu estado.
      Assim que possível, postarei.
      Um abraço
      Hedson LaPLaya

      Excluir
  3. Obrigada. À época do filme, comprei a trilha sonora em K7 e já não tenho mais. Mt bom ter recuperado através do download.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia
      Seja bem vinda ao blog.
      Também postamos a trilha original do filme, que pode ser resgatado pelo marcador "Trilhas Sonoras"
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Tenho nessa música, uma história de vida, a minha história..., vejo nela, uma simples demonstração da presença de DEUS, usando uma pessoa como instrumento para tal composição...
    Não quero me despor mais sobre o que sinto ao ouvir esta música!
    Agradeço a postagem, é de muita valia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Albino
      Considero uma das músicas classicas mais bonitas que já ouvi, em termos de melodia. Sempre me emociono quando ouço.
      Aproveite e conheça o álbum oficial do filme.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. Olá, o link parece esta quebrado. Pode verificar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno
      Os dois primeiros links estão OK. Somente o Zippyshare é que está interrompido.
      Hedson LaPlaya

      Excluir