terça-feira, 4 de junho de 2013

THE DELPHIN JR ORCHESTRA - PLAYS CARIOCA SWINGS - DANCE...DANCE...DANCE - 1961

O maestro Ivan Paulo da Silva (Carioca) nasceu em Taubaté, SP, em 19 de dezembro de 1910 e faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 1991. Foi trombonista, arranjador, compositor, instrumentista e chefe de orquestra.

Começou a carreira artística em 1938, no Rio de Janeiro atuando como "trombone hot" na orquestra de Fon-Fon. Anos depois fundou na Rádio Nacional a Orquestra All Stars a qual passou a dirigir a partir de 1945.

Em 1943, estreou na Rádio Nacional com sua orquestra, passando depois a atuar na Rádio Tupi. Em 1944, escreveu o prefixo para o noticioso Repórter Esso apresentado na Rádio Nacional pelo locutor Heron Domingues. Esse prefixo era executado pelo próprio maestro no trombone, Luciano Perrone na bateria, e Francisco Sergi e Marino Pissiani nos pistons.

Durante anos, foi integrante da Orquestra da Rádio Nacional. Ainda na Rádio Nacional fez duelo de trombones com o maestro norte americano Tommy Dorsey quando da visita deste ao Brasil. Contratado pela gravadora Odeon em 1945.

Atuou por três décadas a frente de diversas orquestras, realizando trabalhos em estúdios, rádio (Nacional, Radio Clube do Brasil e Mayrink Veiga) e televisão (TVs Tupy e Excelsior). É preciso destacar a sua diversidade musical na participação de trabalhos próprios e/ou acompanhando outros artistas com estilos musicais diversos. Escreveu arranjos e dirigiu inúmeras gravações em diversas gravadoras, entre as quais, a Odeon, RCA Victor, Continental, Philips, RGE e a Musidisc.

Mais informações ver:

Esta postagem é uma homenagem a esse grande músico chamado Ivan Paulo Silva, mais conhecido como Carioca, que provavelmente é desconhecido para muita gente. O álbum que compartilhamos com os amigos do blog La Playa Music já foi postado na rede, nos blogs "Cabesound2008" e "Toque Musical", os quais agradeço as informações lá postadas. No entanto, em nossa postagem incluímos novo material gráfico, que não estavam disponíveis nesses blogs, bem como melhoramos a qualidade de áudio. 
 
Trata-se do disco intitulado “Carioca Swings – The Delphin Jr Orchestra Plays – Dance...Dance...Dance”, lançado em 1961, pela gravadora Odeon, com o selo (label) Imperial. Em minha opinião é uma beleza de obra.

Confesso que ao ouvi-lo, eu me surpreendi com a qualidade e estilo dos arranjos, de uma seleção de clássicos americanos, principalmente considerando as limitações da época. Uma pérola de disco, sendo muito agradável de curtir. Confiram e me digam o que acharam, apesar das limitações do nosso material gráfico e de áudio. As músicas do disco são:

1. Blue Moon;
2. Sentimental Journey;
3. All the way;
4. Love me or leave me;
5. Love is a many splendored thing;
6. This can’t be love;
7. S’ Wonderful;
8. Night and day;
9. Summertime;
10. Blues in the night;
11. Love letters;
12. Flamingo.







 
 





 
 


 
 
  
Links:

2 comentários:

  1. Aquele som inconfundível das gravações RCA Victor gravadas - no Rio de Janeiro - em meados dos anos 60 (Rosemary, Adílson Ramos, José Ricardo, Sérgio Murilo...) tinha sempre o toque pessoal do maestro Carioca, embora, à época, José Menezes fosse, também, muito importante para as orquestrações da gravadora.
    Agora, uma curiosidade sobre os discos Odeon selo Imperial: as capas também eram "sanduíche", mas, com uma particularidade - vinham com um selo de lacre... As capas eram lacradas! Velhos tempos em que, às vezes, o preço já vinha impresso na capa do disco. Engraçado, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Druca
      O que você mencionou a respeito do som das gravações da RCA Victor me remeteu a algo semelhante com as gravações de cantores na RCA italiana, que tinha por trás dos arranjos, o grande maestro Ennio Morricone. Basta ouvir, por exemplo alguns discos do cantor Gianni Morandi.
      A própria Odeon tinha uma embalagem interessante para os álbuns,que consistia em envelopar todo o álbum com plástico. Passados décadas, é visível a qualidade do vinyl (fabricação) e a preservação das capas.
      Hedson LaPlaya

      Excluir