2016

2016

segunda-feira, 17 de junho de 2013

GRANDES ESTRELAS DA MPB - VÁRIOS - 1989

Um dos fatos que tenho como boa lembrança foi quando surgiu a tecnologia do Compact Disc - CD. Tirando a polêmica que se faz sobre as virtudes de cada mídia, principalmente entre o CD e o Vinyl, o fato é que na época foi um acontecimento. 

Poder ouvir música sem chiados, riscos e melhora amostragem de qualidade foi um grande atrativo. Muitos com eu, chegaram a vender os seus vinys Long Playing - LP, substituindo-os pelos CDs. É claro que hoje me arrependo. No entanto, gosto do CD, assim como também gosto do Vinyl. Acredito que são duas mídias que podem conviver, com suas vantagens e desvantagens.

Mas ainda sobre a empolgação do CD, naquela época comprar o aparelho (player) não era para qualquer um, pois como toda nova tecnologia, ela chega ao mercado com altos preços. Em 1989, comprei um desses brinquedinhos, de marca Philips, já que era quem detinha o "expertise" da tecnologia. 

O modelo era o CD 471, cor preta, com opção de um prateado. Junto com o aparelho e manual, vinha como brinde um CD, contendo uma compilação dos melhores artistas da gravadora Polygram, que lançava seus álbuns pelos selos (label) Philips e Polydor, realizado pela primeira fábrica de discos CD's do Brasil, a Microservice.

O interessante é que após tanto tempo, ainda mantenho esse disco em minha coleção e quando me dou conta ele está no meu carro para ouvi-lo.  Assim, resolvi compartilhar esse disco com os amigos do blog e daqueles que tiveram a oportunidade de ter um Player Philips CD-471. 

Para aqueles que não tiveram oportunidade de ler os artigos que compartilhamos anteriormente e que tratam sobre a indústria do disco e a posição atual do vinyl, aqui segue os links para acessá-los:

UMA VISÃO GERAL DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA MUNDIAL
A FORRA DO VINIL
As músicas que compõem o disco "Grandes Estrelas da MPB - Edição Especial", lançado em 1989, pela gravadora Polygram, com o selo Philips, são:

1. Folhas secas (Elis Regina);
2. Coisa mais linda (Caetano Veloso);
3. Olha (Gal Costa);
4. Dindi (Antônio Carlos Jobim);
5. Canção da despedida (Elba Ramalho);
6. Vereda tropical (Ney Matogrosso);
7. Nos bailes da vida (Fafá de Belém);
8. Raça (Milton Nascimento);
9. Samba da benção (Vinicius e Toquinho);
10. Eu só quero um xodó (Gilberto Gil);
11. Pra você não me esquecer (Alcione);
12. Daquilo que eu sei (Ivan Lins);
13. Olhos nos olhos (Maria Bethânia);
14. Gente humilde (Chico Buarque);
15. Que maravilha (Jorge Ben);
16. Azul da cor do mar (Tim Maia)












Links:

2 comentários:

  1. O seu Blog é simplesmente impressionante!
    O esmero, o cuidado e a qualidade das postagens fazem deste espaço um verdadeiro tesouro.
    Parabéns e abraços agradecidos deste mais novo e certamente fiel visitante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo
      Valeu o apoio ao blog. Se puder nos divulgue.
      Hedson LaPlaya

      Excluir