sábado, 15 de junho de 2013

LIVERPOOL - POR FAVOR SUCESSO - 1969

Cada vez que pesquiso descubro o quanto a música brasileira produziu e vem produzindo obras interessantes. Uma dessas descobertas é a banda Liverpool. Formada na zona norte da cidade de Porto Alegre, foi um grupo que flertava pelo rythm’n blues, rock clássico inglês, tropicália até Rolling Stones. É considerado como um dos grupos psicodélicos do Brasil.

O grupo era composto por Mimi Lessa (guitarra), Fughetti Luz (vocal), Marcos Lessa (guitarra base), Edinho Espíndola (bateria) e Pekos (baixo). O único álbum gravado em lançado no Brasil, em 1969, pela gravadora Equipe, intitulado “Por Favor Sucesso” é um dos grandes e esquecidos discos da música pop brasileira, considerado por alguns, como próximo aos trabalhos da banda Mutantes. Esse disco surgiu da classificação que o grupo obteve na fase regional do II Festival Universitário da Música Popular, em que defenderam a canção que deu nome ao disco, de autoria de Carlinhos Hartlieb.

O disco contém composições com instrumental acima da média e letras inteligentes e expressivas do cotidiano da juventude da época. É visível o estilo do psicodelismo nas músicas Olhai os lírios do campo, Impressões digitais e Voando. O que se destaca nessas canções é o toque da guitarra, com distorção e harmonias rebuscadas, não tão comuns nos grupos da época. Há também a quase bossa-rock Planador, a tropicalista Paz e amor, o “folk rock” Tão longe de mim e o “boogie stoniano”, Que pena, que mostram a diversidade das composições assinadas pelo grupo, principalmente Hartlieb, com a ajuda da dupla Hermes Aquino e Lais Marques.

É uma pena que o guitarrista Mimi Lessa, seja pouco lembrado, pois muitos o consideram um dos grandes guitarristas do rock nacional, na mesma categoria de Lanny Gordin e Sérgio Dias. Da mesma forma o cantor e compositor Fughetti Luz é figura lendária do rock gaúcho, com suas memórias registradas em livro do jornalista Gilmar Eitelvain.

Após a extinção do grupo, Mimi , Marcos, Edinho e Fughetti, juntamente com Renato Ladeira (ex-A Bolha) formaram o também lendária banda Bixo da Seda, gravando um álbum em 1976. Posteriormente, passaram a acompanhar artistas como As Frenética e Robertinho de Recife, assim como trabalhos individuais. Já Fughetti Luz retornou ao Sul, onde permanece na ativa, após compor, produzir e tocar com bandas, tais como, Bandaliera, Guerrilheiros Anti Nucleares e Barata Oriental. Além desse álbum, fizeram a trilha instrumental do filme “Marcelo Zona Sul”.

Fonte: http://brnuggets.blogspot.com.br/2006/03/liverpool-por-favor-sucesso-1969.html, baseado no texto de Fernando Rosa, Revista ShowBizz.

Nesta postagem, resgatamos justamente esse trabalho “Por Favor Sucesso”, que contém as seguintes músicas:

01. Por Favor Sucesso
02. Que Mania
03. Cabelos Varridos
04. 13o. Andar
05. Blue Haway
06. Você Gosta
07. Olhai os Lirios do Campo
08. Voando
09. Planador
10. Água Branca
11. Impressões Digitais
12. Paz e Amor
13. Tão Longe de Mim



















Links:

13 comentários:

  1. Top!
    Thank you very much.

    ResponderExcluir
  2. Há, ainda, 2 faixas soltas em LP-miscelânea intitulado "Anfitrião" (Equipe, 1970): "RENATA" e "MARCELO".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Druca
      Você tem razão. Infelizmente eu não tenho elas disponível. Só esse vinyl.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  3. "Renata" e "Marcelo" fazem parte da trilha do filme "Marcelo Zona Sul", de 1970.
    O link ainda está ativo, confira:
    http://brnuggets.blogspot.com.br/2006/06/liverpool-marcelo-zona-sul-soundtrack.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo
      obrigado pela contribuição. Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Extremamente louvável a atitude de "Anônimo", indicando um blog com link ainda ativo dessa rara trilha sonora. Creio, realmente, ser este o princípio ativo da interação na Internet: o compartilhamento. Parabéns, "Anônimo"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a essência da internet. Tudo é de todos. Valeu...
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  5. Oi meu amigo Blogueiro de Musicas: Hedson La Playa. Estou fazendo uma coletânea de musicas de Roberto Carlos, interpretada por outros cantores e gostaria que me ajudasse a localizar no seu Blog quais cantores aqui postado, tem musicas de Roberto Carlos cantado por ele. Pode ser até instrumental, nacional e internacional.

    Estou tambem fazendo uma coletânea de musicas com nomes de mulher. Já tenho quase 900 e gostaria de que vc me ajudade a localizar no seu blog algumas para ver ser tenho ou não.

    Agradeço = jair.saturno@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi Edu
      Obrigado pelo apoio ao nosso blog. Sempre que puder, nos divulgue.
      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir