sexta-feira, 26 de julho de 2013

EMBALO R - VOLUME 2 - 1968

Nesta postagem apresentamos mais um grupo da época do movimento Jovem Guarda. Trata-se da banda Embalo R. Assim como eu, muitos não a conhecem, já que há muito pouca informação sobre o grupo. 

Era grupo vocal / instrumental de São Paulo, que atuavam principalmente em bailes, tendo realizado apresentações, além de São Paulo, em vários estados do sul, Minas Gerais e Mato Grosso. Gravaram apenas dois álbuns  e alguns compactos promocionais, pela gravadora Som Maior, no período de 1967 a 1968. 

Foi Ribeiro Jose Francisco (baterista) foi quem teve a ideia de formar a banda depois de ter assistido um conjunto chamado "Crazys", na cidade de Rancharia, no interior de São Paulo. Convidou três dos músicos dessa banda para formar o Embalo R.

Sua formação original foi constituída por Osvaldo Grilo (guitarra e vocal), José Roma (guitarra e vocal), Dirceu (contrabaixo e vocal), Ribeiro José Francisco (bateria) e Sérgio Benutti (trompete).

Na época em que gravaram esses discos, costumavam tocar na Boate Cave, em São Paulo, fazendo shows e acompanhando cantores da época. Essa boate era famosa por ser ponto de encontro dos cantores e músicos do movimento Jovem Guarda. Inclusive Tim Maia quando chegou dos Estados Unidos fez o seu primeiro show na boate, com o acompanhamento do "Embalo R". 

O conjunto também realizava regularmente apresentações em programas de televisão, tais como, o "Quadrado e Redondo", da extinta TV Excelcior. A banda durou por três anos e segundo Sérgio Benutti, encerrou suas atividades por falta de apoio da mídia e dos empresários.

Fonte: agradecimento especial a Sérgio Benutti (ver comentários).

O álbum desta postagem é uma raridade. Da discografia do grupo é o Volume 2 e foi lançado em 1968, pela gravadora e selo Som Maior, sendo distribuído pela gravadora RCA. O disco apresenta uma seleção composta na sua maioria de canções cantadas e apenas duas instrumentais, sendo Manoel Benitez - El Cordobes e Don't go breakin my heart. 

Em minha opinião esse grupo se tivesse tido a oportunidade de ser gerenciado por uma gravadora de maior porte poderia ter evoluído e desenvolvido trabalhos mais consistentes. Espero que os fãs dessa época apreciem esse raro álbum. As músicas que compõem esse álbum são as seguintes músicas:

1.  Sonho de paz (Peacefully asleep);
2. Procure esquecer (You've got to be loved);
3. O amor está chegando (Love is all around);
4. Adoro você (Out of the blue);
5. Chore meu bem (The cat);
6. Manuel Benitez - El Cordobês;
7. Cherie;
8. El sombrero (Let's ska);
9. Eu te amo (And I love her);
10. Marilu;
11. Era tudo que eu queria;
12. Don't go breakin' my heart.










Links:




============================================


9 comentários:

  1. Amigo Hedson la Playa:
    O Conjunto "Embalo R" fez relativo sucesso em minha capital, pois, um recém chegado"disc-jockey" paulista (de cujo nome não recordo no momento) aqui chegou e, como entusiasta do grupo (falava que o "Embalo R" teria recebido um título de "O Melhor Conjunto Musical Paulistano de 1967"), promoveu várias faixas do 1º. LP, de 1967, principalmente, "Eu não sabia que Você existia", gravado com um arranjo vocal interessante, diferente do de Leno & Lilian. Era um conjunto que usava muito metal (entenda-se: instrumentos de sopro) e seus integrantes eram: Grilo, Roma, Sérgio, Romeu e Dirceu (não sei, contudo, quem tocava o quê). Nas gravações vocais, geralmente cantavam em duas ou três vozes. Sua discografia compõe-se de 2 LP's + 1 Compacto Duplo com 2 faixas fora dos LP's + 1 Compacto Simples também com as faixas fora dos LP's. Além disso, 3 Compactos Simples com faixas já incluídas no 2º. LP, Seus discos saíram pela Som/Maior que era uma subsidiária da RGE/Fermata; a exceção ficou por conta de seu útlimo disco: um compacto simples pela Beverly, em 1969 ("Vou me pirulitar" / "Estou Chateado""). É isso aí. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de confirmar se se trata de grupo de S. Paulo como se sabia, à época, ou se se trata de conjunto do Rio de Janeiro, o que, para mim, seria uma surpresa. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Druca
      Obrigado pelas informações. Valeu muito.
      Essa informação que eram do Rio de Janeiro, eu tirei do livro de Laercio Pacheco Martins. Mas pode não estar correto, pois já houve menção errada em outras bandas, por parte do autor.

      Hedson Laplaya

      Excluir
  3. Hedson vc sabe que foi que gravou a musica original "the cat" a 5ª desse disco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Jorge Luiz

      Essa música foi gravada pela banda inglesa The Merseys, antiga Merseybeats, em 1967
      segue links:
      http://www.45cat.com/record/tf845
      http://www.youtube.com/watch?v=5PFqBaOUKSM

      um abraço e obrigado pelo apoio ao nosso blog
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  4. Obrigado Hedson, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Caro Hedson.
    A banda era de São Paulo. Ribeiro Jose Francisco (baterista) foi quem teve a idéia de formar a banda depois de ter assistido um conjunto chamado Crazys na cidade de Rancharia no interior de São Paulo. Convidou 3 dos músicos desta banda (os outros 2 não puderam ir) para formar o Embalo R.
    Os músicos: Osvaldo Grilo guitarra e vocal.
    Jose Roma guitarra e vocal
    Dirceu contrabaixo e vocal
    Ribeiro Jose Francisco bateria
    Sergio Benutti - trompete
    Era um conjunto de baile também e se apresentava muito em bailes nos estados do sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso.
    Na época da gravação destes discos tocava na Boate Cave em São Paulo, fazendo shows e acompanhando cantores da época. A Boate Cave era famosa por ser o ponto de encontro dos cantores e músicos da Jovem Guarda. Tim Maia quando chegou dos Estados Unidos fez o primeiro show dele aqui na boate e com o Embalo R.
    Obrigado pela postagem e por divulgar este momento musical brasileiro.
    Grande abraço.
    Sergio Benutti

    ResponderExcluir
  6. É um LP muito bom! De fato, o conjunto poderia ter tido um destino mais favorável... Uma pena!

    ResponderExcluir