quarta-feira, 10 de julho de 2013

PERCY FAITH - TEMA PARA JOVENS ENAMORADOS - 1964 e 1978

Quando mencionamos o termo “Easy Listening”, lembramo-nos de imediato das orquestras, que tanto sucesso fizeram nas décadas de 1950 a 1970. Das várias orquestras que surgiram não poderíamos nos esquecer da Orquestra de Percy Faith. Eu a considero uma das mais representativas dessa época e estilo.

Apesar de ainda não ter postado nenhum álbum, é uma das que mais aprecio. Para aqueles que ainda não a conhecem, fica aqui o convite para apreciá-la.

Percy Faith nasceu em 07 de abril de 1908, na cidade de Toronto, Ontário, Canadá. A partir de 1940 se transferiu para a cidade americana de Chicago, tornando-se cidadão naturalizado, no ano de 1945. Foi maestro, arranjador e compositor, conhecido por seus arranjos de músicas, que utilizava seções de cordas exuberantes e coros femininos, ao estilo utilizado pelo seu colega maestro, Ray Conniff.

No período de 1938 a 1940 atuou nas transmissões ao vivo da Canadian Broadcasting Corporation. Após se mudar para os Estados Unidos, ele realizou várias gravações radiofônicas para a “Voz da América”. Em seguida, teve um breve período na Decca Records e na sequência foi para a gravadora Columbia Records (CBS), para trabalhar com Mitch Miller.

Na gravadora atuou durante muito tempo regendo sua orquestra e elaborando arranjos dos artistas contratados pela gravadora, tais como, Johnny Mathis, Andy Williams e tantos outros. Até 1976, ano da sua morte, nessa gravadora ele realizou mais de 100 álbuns, no formato Long Playing - LP, não incluindo as compilações e nem tampouco as versões lançados posteriormente a sua morte, pelo selo CBS, no formato em Compact Disc – CD.

O uso de coro feminino tornou-se uma assinatura da Orquestra de Percy Faith. De sua imensa obra, destacamos os magníficos e inesquecíveis arranjos de Moulin rouge, Theme from a summer place e Theme for young lovers.

Percy Faith morreu no dia 09 de fevereiro de 1976, na cidade de Encino, Califórnia, USA e está enterrado no Hillside Memorial Park Cemetery, Culver City, Califórnia.

O primeiro disco de Percy Faith que conheci se chamava “Fiesta Time” e continha uma versão de uma musica brasileira Tico tico no fubá, de Zéquinha de Abreu, que achei uma beleza. A partir daí fui atrás de outros álbuns.

Outro álbum que acho maravilhoso e que sempre ouço é o “Tema Para Jovens Enamorados”, que hoje estaremos compartilhando com os amigos do blog. Desse disco, destaco as canções Theme for Young lovers, Can’t get used to losing you e Our day will come. É show….

Esta obra foi lançado no Brasil em 1964, pela gravadora CBS, e relançada em 1978 pela mesma gravadoras, só que com o selo Harmony. Nossa postagem é baseada na versão de 1978, lançada no Brasil. As músicas que compõem esse álbum são as seguintes:

1. Chariot;
2. The end of the world;
3. Rhythm of the rain;
4. Go away little girls;
5. Amy;
6. On Broadway;
7. Theme for young lovers;
8. Can’t get used to losing you;
9. Our day will come;
10. All alone am I;
11. My coloring book;
12. Up on the roof.



 Capa Edição LP - 1978 - Brasil



 Contra capa Edição LP - 1978 - Brasil



 Selo (label) Edição LP - 1978 - Brasil



 Capa Edição LP - 1964 - Brasil




Contra capa Edição LP - 1964 - Brasil




 Álbum Edição LP - 1964 - Brasil



 Selo (label) Edição LP - 1964 - Brasil

Links:

9 comentários:

  1. Uma orquestra maravilhosa de que sou fã junto à de Billy Vaughn. Percy Faith gostava muito de música brasileira autêntica e costumava fazer interessantes arranjos sobre elas. "Tico-Tico no Fubá" (do final dos anos 40) e "Delicado" (1952) foram sucessos internacionais também com sua orquestra. Sua "performance" de "Theme from 'A Summer Place'" é um clássico inesquecível. Postagem maravilhosa desse disco que apresenta um Percy Faith antenado com a tendência pop jovem daquele momento. Originalmente lançado nos EEUU em 1963, com os sucessos advindos do ano anterior. Grande postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Druca
      Concordo com você. O arranjo de "Theme From a Summer Place" é eterna, apesar que também gosto muito da versão da Orquestra de Billy Vaughn.
      Nos meus comentários, esqueci de mencionar a canção "Delicado", que também ficou clássica. Espero ter oportunidade de postar mais alguns álbuns de Percy Faith.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Belíssimo blog,Hedson!Meus parabéns!Tudo da mais alta categoria e postado com capricho! Vc sabe como eu faço para pedir permissão pra ver o blog DISCOTECA STUDIO 54? As indicações de blogs que vc dá tb são ótimas,mas este que eu citei é só para leitores convidados.Se puder me ajudar nisso,agradeço muito.

    Abs,

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel
      obrigado pelo apoio ao blog. Quanto ao blog Discoteca Studio 54, não tenho como ajudar. Nem eu tenho acesso e também não tenho o email do blogueiro. Até pouco tempo atrás ele era liberado para acesso de qualquer um. Pela qualidade do acervo do blog eu estava seguindo o blog e indicando na minha lista de blogs preferidos. Ele fez essa restrição e não considerou aqueles que estavam seguindo o blog. Agora vou ser obrigado a retirá-lo da minha lista. Fico devendo...
      um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Entendi,Hedson.Se ele não quer mais compartilhar,ele é quem perde.Continue com o bom trabalho e qualquer coisa estamos aí!

      Abs.

      Excluir
  3. Boa Noite! Hamilton. Fiz contato com vc, via e-mail no mês de maio e não obtive resposta. Você mudou de endereço?

    Abraço!

    Geraldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gerraldo
      Confesso que passei batido no seu email. Eu não mudei. Pode terido para a caixa de spam por engano. Além daquele, segue mais um email alternativo:
      helshs@yahoo.com.br
      Peço desculpas pela falta de retorno.
      Aguardo seu contato novamente.

      Excluir
  4. Hedson, Boa Noite
    Eu já te envie vavrios email sobre o link do Album Tema Para Jovens Enamorados,os 3 links estão quebrados(desativados)não funcionando, eu gostaria se possivel a sua gentileza de ativar um deles,você sempre foi gentil comigo e para com todos os seus seguidores, é por este que estou solicitando a você se possivel ativar o link,um abraço e obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson
      Tenho recebido muitos pedidos para atualizar links e infelizmente não tido condições de atender a todos, devido ao pouco tempo que disponho no momento. Muito trabalho.
      Não esqueci do seu pedido. Assim que for possivel eu vou incluir mais links. Entretanto, verifiquei que um dos links que estão disponivel na postagem ainda funciona, conforme segue:

      http://www.sendspace.com/pro/dl/62jtyt

      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir