2016

2016

sábado, 6 de julho de 2013

WALESKA - SELEÇÃO DE OURO - 20 SUCESSOS - 1991

Há estilos e estilos de música, gerando gostos para todo mundo. O estilo “Fossa” é um daqueles que são cultuados por uma legião de pessoas. Para quem não sabe esse estilo tem como ponto de partida o amor partido, a dor de cotovelo e a saudade. Entretanto, para outras pessoas, esse estilo é considerado de gosto duvidoso. Para mim, tudo é música. Depende da hora, do ambiente e do sentimento. É muito pessoal.

A cantora que estamos resgatando no blog é uma cantora, que traduz muito fortemente esse estilo, sendo conhecida como “Rainha da Fossa”. Segundo o crítico musical Rodrigo Faoro, ela pode ser considerada “o Anísio Silva de saias”, cantor que fez muito sucesso na década de 1960, cantando justamente nesse estilo.

Waleska nasceu no Espírito Santo e iniciou sua carreira em Belo Horizonte, na década de 1960, juntamente com Clara Nunes e Milton Nascimento. Já no Rio de Janeiro, foi crooner da boate Arpége, de Waldir Calmon e gravou seu primeiro disco na gravadora CBS, ao lado de Roberto Carlos e Elis Regina.

Foi amiga da cantora Maysa e do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes e no período entre os anos 1960 e 1980 foi proprietária de duas das mais importantes casas noturnas de Copacabana, no Rio de Janeiro, que eram a PUB Bar (Pontifícia Universidade dos Boêmios), apelido dado pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt e boate Fossa, frequentadas por artistas, políticos e intelectuais. Como curiosidade, segundo Rodrigo Faoro, a cantora era venerada por Sérgio Bittencourt, que foi jurado do programa de Flávio Cavalcanti, fazendo declarações de amor em cadeia nacional.

Recebeu de Vinícius de Moraes o apelido de “Rainha da Fossa”, referindo-se ao seu jeito intimista de interpretar músicas dor de cotovelo, cantando de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Antonio Maria a Maysa. Dizia Vinícius, que “Waleska tem a canção certa para a dor exata. Ela é a rainha da fossa”.

Apesar de não fazer muito sucesso no rádio, a cantora Waleska se notabilizou no circuito de boates do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo um público cativo que estava sempre presente nos shows que realizava.

No exterior apresentou-se na Europa (Portugal e Itália), Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Com mais de 20 álbuns gravados, Waleska é considerada uma das mais fiéis interpretes românticas da Música Popular Brasileira – MPB.

Nesta postagem, apresentamos uma compilação lançada oficialmente pela EMI, em 1991, com o selo Copacabana, intitulado "Seleção de Ouro - 20 Sucessos", no formato Compact Disc - CD. A curiosidade desse disco fica por conta das fotos escolhidas para a capa e contracapa. São as mesmas fotos do álbum "Canto Livre", lançado em 1980. Faltou criatividade da gravadora...Outro ponto, é que chamam o disco de 20 sucessos, porém considerando que há faixas com mais de uma música, esse número subiria para 32 sucessos...
As músicas que compõem o disco são as seguintes:
1. Atrás da porta / Esse cara;
2. Franqueza / Ouça / Meu mundo caiu;
3. Cor da fossa;
4. Serenata do adeus;
5. Chão de estrelas;
6. A volta do boêmio / Pensando em ti;
7. A noite de nós dois / O nosso olhar;
8. Se alguém telefonar /  Não tem solução;
9. Nem marido, nem amante;
10. Viagem / Eu e a brisa;
11. Apelo / Naquela mesa;
12. Demais / Eu sei que vou te amar;
13. Olhos nos olhos / Preciso aprender a ser só;
14. A noite de meu bem / Amendoim torradinho;
15. Gota d'agua / O que será (Flor da terra);
16. Atiraste um pedra;
17. Última inspiração;
18. Quarto de pensão;
19. Comigo só;
20. Palavras amigas.










Links:

2 comentários:

  1. Ola amigo estou sempre visitando seu blog, vc esta de parabéns, que maravilha de acervo esta me ajudando muito em aumentar minha coleção musical, como também meu conhecimento, tenho um blog - nettomarley.blogspot.com, especialidade reggae disco, o meu skype: nettomarley1 - parabéns amigo belíssimo trabalho, abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo
      Obrigado pelo apoio ao blog.
      Digo o mesmo ao seu blog. Achei um Show...É regaee de primeira.
      Parabéns e já coloquei na minha lista de preferidos.
      Valeu e continue com Deus no coração.
      Hedson LaPlaya

      Excluir