sábado, 6 de julho de 2013

WALESKA - SELEÇÃO DE OURO - 20 SUCESSOS - 1991

Há estilos e estilos de música, gerando gostos para todo mundo. O estilo “Fossa” é um daqueles que são cultuados por uma legião de pessoas. Para quem não sabe esse estilo tem como ponto de partida o amor partido, a dor de cotovelo e a saudade. Entretanto, para outras pessoas, esse estilo é considerado de gosto duvidoso. Para mim, tudo é música. Depende da hora, do ambiente e do sentimento. É muito pessoal.

A cantora que estamos resgatando no blog é uma cantora, que traduz muito fortemente esse estilo, sendo conhecida como “Rainha da Fossa”. Segundo o crítico musical Rodrigo Faoro, ela pode ser considerada “o Anísio Silva de saias”, cantor que fez muito sucesso na década de 1960, cantando justamente nesse estilo.

Waleska nasceu no Espírito Santo e iniciou sua carreira em Belo Horizonte, na década de 1960, juntamente com Clara Nunes e Milton Nascimento. Já no Rio de Janeiro, foi crooner da boate Arpége, de Waldir Calmon e gravou seu primeiro disco na gravadora CBS, ao lado de Roberto Carlos e Elis Regina.

Foi amiga da cantora Maysa e do poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes e no período entre os anos 1960 e 1980 foi proprietária de duas das mais importantes casas noturnas de Copacabana, no Rio de Janeiro, que eram a PUB Bar (Pontifícia Universidade dos Boêmios), apelido dado pelo jornalista e compositor Sérgio Bittencourt e boate Fossa, frequentadas por artistas, políticos e intelectuais. 

Como curiosidade, segundo Rodrigo Faoro, a cantora era venerada por Sérgio Bittencourt, que foi jurado do programa de Flávio Cavalcanti, fazendo declarações de amor em cadeia nacional.

Recebeu de Vinícius de Moraes o apelido de “Rainha da Fossa”, referindo-se ao seu jeito intimista de interpretar músicas dor de cotovelo, cantando de Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Antonio Maria a Maysa. Dizia Vinícius, que “Waleska tem a canção certa para a dor exata. Ela é a rainha da fossa”.

Apesar de não fazer muito sucesso no rádio, a cantora Waleska se notabilizou no circuito de boates do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo um público cativo que estava sempre presente nos shows que realizava.

No exterior apresentou-se na Europa (Portugal e Itália), Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Com mais de 20 álbuns gravados, Waleska é considerada uma das mais fiéis interpretes românticas da Música Popular Brasileira – MPB.

Nesta postagem, apresentamos uma compilação lançada oficialmente pela EMI, em 1991, com o selo Copacabana, intitulado "Seleção de Ouro - 20 Sucessos", no formato Compact Disc - CD. 
A curiosidade desse disco fica por conta das fotos escolhidas para a capa e contracapa. São as mesmas fotos do álbum "Canto Livre", lançado em 1980. Faltou criatividade da gravadora...Outro ponto, é que chamam o disco de 20 sucessos, porém considerando que há faixas com mais de uma música, esse número subiria para 32 sucessos...

As músicas que compõem o disco são as seguintes:

01. Atrás da porta / Esse cara;
02. Franqueza / Ouça / Meu mundo caiu;
03. Cor da fossa;
04. Serenata do adeus;
05. Chão de estrelas;
06. A volta do boêmio / Pensando em ti;
07. A noite de nós dois / O nosso olhar;
08. Se alguém telefonar /  Não tem solução;
09. Nem marido, nem amante;
10. Viagem / Eu e a brisa;
11. Apelo / Naquela mesa;
12. Demais / Eu sei que vou te amar;
13. Olhos nos olhos / Preciso aprender a ser só;
14. A noite de meu bem / Amendoim torradinho;
15. Gota d'agua / O que será (Flor da terra);
16. Atiraste um pedra;
17. Última inspiração;
18. Quarto de pensão;
19. Comigo só;
20. Palavras amigas.























14 comentários:

  1. Ola amigo estou sempre visitando seu blog, vc esta de parabéns, que maravilha de acervo esta me ajudando muito em aumentar minha coleção musical, como também meu conhecimento, tenho um blog - nettomarley.blogspot.com, especialidade reggae disco, o meu skype: nettomarley1 - parabéns amigo belíssimo trabalho, abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo
      Obrigado pelo apoio ao blog.
      Digo o mesmo ao seu blog. Achei um Show...É regaee de primeira.
      Parabéns e já coloquei na minha lista de preferidos.
      Valeu e continue com Deus no coração.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Não estou conseguindo baixar essa relíquia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, amigo. O link está off. Vc teria todos os discos dela? Eu tinha baixado do minhateca mas meu hd queimou. Se tiver baixado na época também poderia repostar? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Por favor , alguém pode responder
    Poderiam postar novamente o link não existe mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André.
      Primeiramente, agradeço seu contato e me desculpe por não lhe retornar em seguida. Devido as minhas atividades profissionais, eu não olho diariamente os comentários do blog.
      Quanto ao link desse álbum da Waleska, vai depender se eu ainda tenho o material. Como eu tinha mencionado nas minhas postagens, eu perdi 2 HDs com arquivos e venho recuperando aos poucos com a ajuda dos amigos e de outros blogs.
      Vou verificar se ainda disponho e caso positivo será postado nos próximos dias. Caso não os tenha, eu vou solicitar a minha comunidade de amigos.
      Então, fica combinado.
      Um abraço. Hedson

      Excluir
    2. Ok muito obrigado
      Se precisar de algo tenho bastante material de MPB desde os anos 30 até agora
      ....

      Excluir
    3. Olá, André.
      Agradeço a gentileza em poder contribuir. Eu tenho interesse em material da cantora brasileira Leny Eversong.
      Valeu e um grande abraço.
      Hedson

      Excluir
    4. https://mega.nz/#!7UhSUBzQ!6SdNTSIea1wJOgf6X0cAcblQl8bLQ8I4ljRfJpzBPvw

      Excluir
  7. Tenho :
    Super Divas 2012
    Primeiras Gravações 2003
    E Leny e Cauby-Drink 1968
    Todos as gravações são remasterizadas inclusive o Drink de 1968

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andre.
      Obrigado pelo link da "Primeiras gravações". O "Super Divas" eu já tenho. Me falta tambem o de 1968, "Leny e Cauby - Drink"
      Valeu
      Vou ouvi-los.
      Hedson

      Excluir
    2. Expira amanha : https://s.amsu.ng/V0lAOs2TYZ8N

      Excluir