quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ORQUESTRA MANTOVANI - OLÉ - 1965

Para quem gosta de orquestras com ênfase nas cordas, não pode deixar de ouvir a Mantovani Orchestra. Seu regente, o italiano Annunzio Paolo Mantovani, nasceu em Veneza no dia 15/11/1905. Desde cedo viveu em ambiente musical. Seu pai atuou na orquestra da Ópera La Scala, em Milão, sob a regência de Toscanini.

Mantovani caracterizou-se pelo estilo suave e leve na condução de sua orquestra. Segundo o livro Britsh Hit Singles & Albums, antes dos Beatles, foi quem teve o álbum mais vendido na Grã Bretanha, chegando a vender mais de um milhão de discos em estereofônicos, sendo utilizado para demonstração desse novo recurso de gravação. Em 1959, teve seis álbuns simultâneos no Top 30 americano.

Sua produção foi extensa, tendo gravado mais de 50 álbuns, se destacando em arranjos de trilhas sonoras do cinema. Mantovani realizou suas últimas gravações em meados dos anos 1970 e faleceu em 29/03/1980. Sua orquestra ainda continuou gravando alguns discos com o seu estilo, com gravações em estúdio.

Nossa primeira e última postagem desse maestro tinha sido em março de 2012. Após matar a saudade de ouví-lo, decidi compartilhar com os amigos do blog. A escolha do álbum não poderia ser melhor. Escolhi o disco "Olé", recheada de canções latinas, entre elas a famosa e brasileira Tico tico no fubá, de autoria de Zequinha de Abreu. Originalmente foi lançado na Inglaterra, pela gravadora Decca Records. No Brasil, foi lançado em 1965, pela gravadora Odeon, com o selo London. 

Em minha opinião o grande destaque, além dos fabulosos e vibrantes arranjos fica com a seleção das músicas. Para mim, um  dos discos mais bonitos da discografia do maestro Mantovani. Espero sua opinião...

O álbum é composto das seguintes músicas:

1. El relicário;
2. Adios;
3. Tico tico no fubá;
4. Ay-ay-ay
5. Piccolo bolero;
6. Mexican hat dance;
7. Jealousy;
8. Valencia;
9. The green cockatoo;
10. Spanish gypsy dance;
11. Quizas, quizas, quizas
12. Carmem fantasy.










Links:


2 comentários: