domingo, 8 de setembro de 2013

JOSE LUIS PERALES - Y TE VAS - 1976

Nesta postagem trago um cantor espanhol, que tomei conhecimento na época, ao ser presenteado por um amigo, por meio de um compacto duplo. Confesso que no dia não gostei do presente, já que não conhecia quem era o artista. A única coisa que sabia era que ele estava nas paradas de sucesso do Brasil com a canção Y te vas. Posteriormente, ao ouvir com mais calma fui apreciando sua obra. Nesse compacto gostei muito das outras canções, que não fizeram muito sucesso no Brasil.


Estou me referindo a José Luis Perales, cantor e compositor, nascido na cidade espanhola de Cuenca, no dia 18 de janeiro de 1945. Seu sucesso iniciou a partir de sua apresentação no Carnegie Hall, em Nova York e vendeu mais de 50  milhões de discos em todo o mundo, principalmente nos países de língua espanhola.


Seu primeiro disco de ouro o conseguiu na Argentina no ano 1974,  com a música Celos de mi guitarra (Ciúme do meu violão). Desde então,  recebeu mais de 100 discos de ouro e platina. Sua canção ¿Por qué te vas? (Por que você vai?), popularizada pela cantora Jeanette foi cantada por mais de 40 artistas na, na França, Alemanha, Inglaterra, Japão e outros (até o ano de 2004). Só de esta canção vendeu mais de 6 milhões de cópias na Alemanha e Áustria.


Ele começou cedo, tocando o instrumento Alaúde, com apenas 6 anos de idade. Seu despontar para a música se deu  quando estava escutando o rádio e sentiu motivado para compor uma canção, nascendo ali uma de suas primeiras melodias chamada Niebla (Névoa).Ainda que pouco madura, mas que marcaria o princípio de uma trajetória, onde Jose Luis viu claramente o que seria sua verdadeira dedicação durante o resto de seus dias: a música.


Depois de uma interpretação em uma festa alguém ofereceu-lhe gravar e tentar a sorte, que viria mais tarde como compositor, já que como cantor, não foi bem recebido por um diretor de uma gravadora. Para ele, naquele momento, o que importava era poder lançar suas composições de alguma forma. Cantar não era prioritário.


Após conhecer o produtor musical Rafael Trabuchelli, no ano de 1970, que lhe convidou para cantar, sua vida dá um rumo total. Incialmente, motivado por questões familiares não queria ser cantor, mas apenas compositor.


Em seguida, José Luis Perales compôs a canção Por que te vas, sendo um sucesso interpretada pela cantora Jeanette, vendendo no ano, quatro milhões de discos em todo o mundo, sendo incluído no filme de Carlos Saura, intitulado “Criando Cuervos”.


Após esse sucesso o produtor Rafael o convenceu a cantar definitivamente, lançando seu primeiro disco em 1973/1974, intitulado “Mis Canciones”, tendo como destaque a canção Celos de mi Guitarra. Foi sucesso imediato na Espanha e na América Latina.


Tornou-se um dos cantores e compositores mais ativos da indústria fonográfica espanhola, com mais de 450 canções registradas na Sociedade General de Autores y Editores (SGAE). Recebeu mais de 100 discos de ouro e platina.


Para compartilhar, apresento um compacto duplo, lançado no Brasil, em 1976, pela gravadora Discos Continental, com o selo (label) Hispavox, que contém o maior sucesso do cantor no Brasil, com a canção Y te Vas, inclusive regrava em versões por cantores brasileiros. 

Além das canções do compacto original, inclui versões das mesmas canções lançadas posteriormente em outros formatos. As músicas do disco são as seguintes. 

1. Y te vas;
2. Cancion para un poeta (A Federico Muelas);
3. Nana para mi madre;
4. El Ciego.

Bônus Versões Alternativas:
5. Y te vas;
6. Cancion para un poeta (A Federico Muelas);
7. Nana para mi madre;
8. El Ciego.







Um comentário:

  1. Oi gente boa
    link 1:
    https://mega.co.nz/#!4oEUBSgZ!BxcdXVHpWTYqi3REHPTtc2eH-2EaNu-vdZHbi3fnJpc

    ResponderExcluir