domingo, 1 de setembro de 2013

LUIZ CLAUDIO - MORRE A VOZ DE VELUDO (2013)

No dia 30/08/2013, em Guaratinguetá, São Paulo, calou-se uma das vozes mais belas da música brasileira. A voz de Veludo, como era chamado. Estou me referindo ao excelente cantor e compositor Luiz Cláudio. 

Luiz Cláudio, foi importante compositor e cantor que se destacou no final da década de 1950 até o início dos anos 1980. Nascido em Minas Gerais, Luiz Cláudio ainda menino formou seu primeiro trio vocal. Descoberto por um produtor de rádio, passa a cantar na capital Belo Horizonte. 

A transição aos discos foi rápida e já com suas próprias composições. Acompanhando-se com um violão discreto e cantando de maneira mansa e voz aveludada, Luiz Cláudio teve influência de Lúcio Alves, Dick Farney e Tito Madi, além dos cantores de fox norte-americanos escutados através do rádio. 

Sua música chamou a atenção rapidamente da juventude e se tornou grande sucesso. Atuou em um programa próprio de TV e despontou como cantor romântico de bom gosto e compositor privilegiado, gravando sambas, sambas-canção, bossa nova, toadas, fox, jazz, música regional e até mesmo rock (veja as postagens dos seus álbuns no Blog LaplayaMusic.)

O Blog LaPLayaMusic deixa o registro do grande sentimento pela perda desse grande compositor e cantor. Lembramos que o blog é um dos poucos que resgatou e disponibilizou, praticamente, toda a sua discografia.

A música brasileira faz um minuto de silêncio. Obrigado Luíz Cláudio pelas maravilhas que nos proporcionou.




10 comentários:

  1. Pois é! E a mídia não deu sequer uma lacônica notícia! A Cultura no nosso país no campo musical funciona às avessas: Destaca-se a mediocridade, quanto "pior", "melhor! É lastimável!

    ResponderExcluir
  2. A mídia é uma pequena (porém muito significativa) amostragem da nossa população

    ResponderExcluir
  3. Luiz Cláudio é mais um dos vários injustiçados da nossa música brasileira. Era um pesquisador que transcendia a sua mineirice, colhendo nas fontes da nossa música o que havia de melhor. Dono de um bom gosto criterioso, era e sempre será reconhecido no meio musical brasileiro...

    ResponderExcluir
  4. cheguei a falar por telefone com a esposa dele, poucos anos atrás. ela me disse que ele estava bem, ele
    era engenheiro tambem. ninguem cantava "Exodus" como ele, no Brasil. E outras jóias musicais. Realmente
    voz fantástica. Quanto ao gosto musical de hoje...só temos a lamentar.

    ResponderExcluir
  5. Vou chorar a vida inteira...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria ouvir sua música: "Meu segredo mão direi/os nomes não contarei/dois namorados, um meu amigo..." Essa música é lindíssima, ele cantou no início de sua carreira... Se alguém disponibilizar me dá um grandiosíssimo presente de Natal. Favor mandar para meu E-mail: manasses.paranhos@globo.com. Um grande e afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  7. Quem escuta a música flor d'água cantada por ele nunca mais esquece...Carlos Drumont de Andrade mencionou certa vez que quando ele cantava não se perdia uma sílaba de suas canções.

    ResponderExcluir
  8. Quem escuta a música flor d'água cantada por ele nunca mais esquece...Carlos Drumont de Andrade mencionou certa vez que quando ele cantava não se perdia uma sílaba de suas canções.

    ResponderExcluir
  9. Luiz Claudio es un cantante excepcional, poco considerado. Gracias por recordarlo. Desde Rosario, Argentina. Marcelo.

    ResponderExcluir