sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FAUSTO PAPETTI - I SUCESSI DI - RACCOLTA 2 - 1994

Desde a criação deste blog (2011), faltava comentar e resgatar um grande instrumentista italiano, que foi pioneiro no estilo saxofone romântico e sensual, tendo a sua obra amplamente conhecida em todo o mundo, não somente pelas seleções musicais com sucessos populares da época e de outros estilos como o jazz, mas e principalmente pelos álbuns com capas curiosas, onde predominavam lindas mulheres em poses sensuais.

Estou me referindo a Fausto Papetti, italiano, que nasceu em Viggiú, na Lombardia, no dia 28 de janeiro 1923 e morreu na cidade de San Remo, em 15 Junho de 1999. Se destacou como saxofonista, com uma produtiva discografia. Em 45 anos de carreira, ele foi sem dúvida um dos maiores e mais talentosos saxofonistas de todos os tempos. 

Sua performance da música Love Theme (originalmente lançado pela Orquestra Love Unlimited, de Barry White) foi destaque entre os diversos arranjos realizados. O auge de Fausto Papetti ocorreu por toda a década de 1960 e 1970, continuando com menos expressão, devido a queda do gosto por orquestras e instrumentais, incluindo a América Latina. Durante o período de maior esplendor, a década de 1970, Papetti chegou a produzir dois álbuns por ano, sendo o vigésimo, o mais vendido, no ano de 1975.


Esse instrumentista deixou seguidores, não só pelo estilo dos arranjos, mas principalmente pelo desenvolvimento das capas. Alguns desses seguidores foram Johnny Sax ou Piergiorgio Farina e Gil Ventura e até alguns instrumentistas de saxofone brasileiros.

Aproveitamos para compartilhar um álbum, lançado na Itália, em 1994, já no formato Compact Disc - CD, contendo alguns sucessos internacionais, mas também várias composições italianas. As músicas do disco são:

1. Maria Elena;
2. Sapore di miele;
3. Sole spento;
4. Et maintenant;
5. Hello Dolly;
6. Un' altra volta;
7. Caminemos;
8. Angelita di anzio;
9. Sei andata via;
10. Notturno;
11. Finira' cosi';
12. Lawrence of Arabia;
13. Non papa';
14. 55 giorni a pechino;
15. Sherry.



Nenhum comentário:

Postar um comentário