terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FREDDIE DAVIS - SO LUCKY - 1972

Nesta postagem vamos resgatar uma música que fez muito sucesso em 1972, chegando nas paradas das rádios brasileiras. O mais curioso é que o seu intérprete fez sucesso em sua carreira, não como cantor, mas sim como ator comediante.

Estou me referindo a Freddie Davies. Ele nasceu em Brixton , Londres, em 1937. No início da Segunda Guerra Mundial, Davies foi evacuado para Seend em Wiltshire em seguida para a cidade de Torquay, em Devon e depois para Salford , Lancashire em 1941.

Depois de servir Serviço Nacional no Royal Army Corps Pagamento , Davies se tornou um comediante stand- up . Ele começou sua carreira em 1958 como um acampamento de férias Butlins entertainer.

Em 1964, Iniciou no circuito de cabaré, quando se tornou profissional , aparecendo em vários programas de televisão na década de 1960 , 70 e 80 , incluindo “Opportunity Knocks”, “Sunday Night” no London Palladium , “The Des O'Connor Show”, “The Tom Jones Show”, “The Bacharelado Show” e “Blackpool Night Out”. Ficou conhecido com Freddie e seus periquitos.

De 1968 a 1971, o cômico Buster da longa infantil britânica contou com uma tira de quadrinhos Freddie "Papagaio -Face" Davies, baseado nas aventuras de Freddie e seus "boodgies" (periquitos).

Em 1974 ele teve série de televisão das crianças ABBC , “The Small World of Samuel Tweet”. Mr. Tweet trabalhava em uma loja de animais em Chumpton Verde , aparecendo com muitos animais durante a série . Ele também apareceu em um comercial de televisão para "Trill, com o slogan, "Trill makes budgies bounce with health" .

Após um período em turnê nos EUA , voltou para o Reino Unido e começou a carreira de ator de televisão aparecendo em “Heartbeat”, ‘Casualty”, ‘Last of the Summer Wine”, “Preston Front” , duas séries de “Harbour Lights” (como George Blade), “Born and Bread”, “Sensitive Skin” e “My Family”.

Freddie atuou em filmes, incluindo “Funny Bones” e “Harry Potter and the Prisioner of Azkaban”, no ano de 2004. Ele atualmente vive em North Yorkshire, na Inglaterra e produziu um DVD local para o “Aberfeldy And District Gaelic Choir”.

Em dezembro de 2012 e janeiro 2013 Davies apareceu na BBC Two, no documentário “Blackpool: Big Night Out”, compartilhando suas experiências. O programa incluiu um antigo clipe da carreira de comediante de Freddie Davies, realizado em 31 de julho de 1966, no Teatro ABC, na cidade de Blackpool, com o seu personagem “Stuffed Caged Parrot”.

Além de ator, Freddie Davis também gravou álbuns e histórias para crianças de diversas crianças . Na versão de “The Last of Summer Wine”, o ator Bill Owen escreveu a letra de uma balada romântica chamada So Lucky, que Freddie gravou em 1972, em um compacto simples, juntamente com a canção Take good care of yourself, de Val Avon e Hal Shapiro. Esse disco foi um grande sucesso de vendagem no Brasil, nas Filipinas e na América do Sul, alcançando o Disco de Ouro no Brasil.

Sua discografia não se resumiu na canção So Lucky. Os primeiros registros relativos a gravações oficiais que encontramos sobre a carreira musical de Freddie Davis, ocorreu no período de 1959 a 1960, quando esteve no Brasil, gravando em um compacto simples, pela gravadora Young, as canções My search e You were mine (já postado neste blog).

Já na Inglaterra, sua primeira gravação ocorreu em 1967, pelo selo (label) Major Minor, com a gravação do compacto simples que continha as músicas Semolina e Sentimental songs. Gravou um total de seis compactos simples em vinyl e dois Long Playings – Lps.

Assim compartilhamos esse compacto simples que fez muito sucesso no Brasil, lançado em 1972, pela gravadora Continental Discos, com o selo Pye Records. As músicas desse disco eram as seguintes:

Lado A:
1- So Lucky

Lado B:
Take good care of yourself.




















Links:

5 comentários:

  1. Gosto demais desta música desde o seu lançamento no Brasil, como trilha sonora da novela 'Vitória Bonelli'. Já 'fucei' a internet toda à procura desta gravação remasterizada pela gravadora e lançada em CD. Infelizmente, até o presente momento não consegui nem em coletâneas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos
      A única versão que disponibilizei no blog, foi um digitalizada do próprio disco vinyl compacto simples. Se caso conseguir, me encaminhe uma cópia do arquivo, para que eu possa substituir.
      Sucesso em 2014.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Mas é só acessar o YOU TUBE e ter um aplicativo para baixar músicas direto do YOU TUBE.

      Excluir
  2. Marcou minha vida! Agora com a tradução deu pra sentir a beleza dela em todo seu esplendor.👏👏👏👏👏👏⛈️

    ResponderExcluir
  3. Está música era o tema do personagem de Toni Ramos na novela Vitória Bonelli, que fazia parte romântico com Elaine Cristina. Bons tempos.

    ResponderExcluir