sábado, 28 de dezembro de 2013

LOS 5 LATINOS - COM LUCIO MILENA E SUA ORQUESTRA - DOCES 16 ANOS (1960)

O disco da postagem "Doces 16 Anos", do grupo vocal Los 5 Latinos, foi lançado no Brasil, em 1960, pela gravadora CBS, com o selo Columbia, com a participação de Lucio Milena & Sua Orquestra.

Los 5 Latinos foi um grupo vocal-instrumental da Argentina, formado em 1957. Considerado por muitos como o grupo vocal latino mais famoso de todos os tempos, sendo pioneiros do rock latino e no estilo “Doo wop” dos The Platters.

Era liderada por uma mulher, Estela Raval, algo incomum na época de sua origem, e seu marido, o trompetista Ricardo Romero, junto com Hector Buonsanti, Mariano e Francisco Jorge Crisiglione Pataro, este último substituído em 1960 por Carlos Antimori.

Em 1957, eles gravaram seu primeiro single com a Columbia, chamado Young Love (Abrir as janelas) e em 1958 seu primeiro álbum, intitulado “Wonderful, Wonderful”, lançado pela gravadora Columbia, acompanhado pela orquestra de Waldo de los Rios, tendo como grande sucesso a canção Recordándote, que alcançou o segundo lugar no ranking da Discomania Mundo, programa transmitido para toda a América (WRUL Nova York), Young Love e a famosa Only You (Só você).

Imediatamente o grupo alcançou sucesso internacional, sendo mantida por muitos anos. Eles fizeram shows ao redor do mundo, se apresentaram no famoso programa de Ed Sullivan Show, onde dividiram o palco com o espetacular The Platters. Seu maior hit foi Ballad of a trombeta.

No início de 1959, eles lançaram seu segundo álbum intitulado "You Tell Me", lançado pela gravadora Columbia. Foi escolhido como o primeiro tema rock roll composto por autores sul-americanos, tornando-se sucesso internacional. 

Naquele mesmo ano, fez sua primeira turnê internacional para o Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, México (onde permaneceram por seis meses), Costa Rica e Porto Rico. Na Venezuela teve seu próprio show. No México ficou em primeiro lugar durante quatro meses, como figuras centrais do então famoso programa de televisão “Siempre en Domingo”, liderada por Raul Velazco.

Em 1960, o grupo foi para a Espanha onde a sua chegada foi um evento nacional, aparecendo no Parque Flórida. Eles viajaram por todo o país por um ano e meio, incluindo uma performance histórica conjunta com o The Platters, no dia 29/junho/1960, na praça de touros em Valência, diante 35.000 pessoas.

Em 1961, Los 5 Latinos apareceu no Olympia de Paris com Gilbert Becaud, sendo assistido por artistas no público, como Judy Garland, Charles Aznavour e Édith Piaf. A turnê continua por Portugal, Italia, Grécia, Egito, Israel, Líbano Inglaterra e novamente na Espanha para atuar ao lado de Frank Sinatra, em um programa especial do Festival.

Depois de viajar por toda a Europa, o grupo foi para a América, visitando a Los Angeles, San Francisco, Hollywood e Las Vegas.

Em 1969, ainda no auge do sucesso foi anunciado a dissolução da banda e o lançamento da carreira solo da cantora Estela Raval. A despedida foi realizado no luxuoso Hotel Hermitage, de Mar del Plata, fechando o desempenho com uma entrega inesquecível e embalada de You Are My Destiny, que Estela Raval não pode deixar de chorar, a ponto de não conseguir cantar. 

Após a separação, Estela Raval desenvolveu uma carreira solo, acompanhada por seu marido, Ricardo Romero, mas sem alcançar o reconhecimento que recebeu na banda. O outro integrante, Mariano Crisiglione criou seu próprio ensemble vocal, Charles Antinori fundou sua própria orquestra e Buonsanti Hector se dedicou a arranjos de sons.

Em 1982, os organizadores da Copa do Mundo, conseguiram que o grupo Los 5 Latinos se reunissem novamente, algo que eles concordaram em fazer sob o nome "Estela Raval y Los Cinco Latinos", com os mesmos membros que compunham do grupo entre 1961-1970, com exceção do buonsanti Hector, que foi substituído por Augusto Granatta. 

O regresso da "Estela Raval y Los Cinco Latinos" foi finalizado em 30/junho, em um show chamado "A reunião dos 5 Latinos", no mesmo local onde foram realizadas na Espanha, pela primeira vez em 1960, "O Parque Flórida” . O concerto foi um dos eventos mais significativos durante as celebrações da Copa do Mundo.

Em seguida, realizou-se uma turnê europeia e posteriormente incluiu Porto Rico, Venezuela, República Dominicana e Cuba. Na República Democrática do Congo realizaram quatro espetáculos no teatro Karl Marx (ex Tropicana), de Havana, que mais tarde foi lançado em um álbum.

Nos anos seguintes, Los 5 Latinos continuaram a realizar shows pela América e Europa, incluindo apresentações ao lado de Alberto Cortez e Paloma San Basilio, gravando mais alguns álbuns. Em sua carreira, como “5 Latinos” gravaram 22 álbuns e como “Estela Raval & Los Cinco Latinos” mais 19 discos.

Fonte: Wikipedia

A seguir, a seleção das músicas que compõem o disco da postagem:

01. Te dire (Ti diró);
02. Tiempo tormentoso (Stormy Weather);
03. Pequeña flor (Petite fleur);
04. Tu eres mi destino (You are my destiny);
05. Las hojas muertas (Les feuilles mortes);
06. Naciste tarde (Born too late);
07. Solamente tu (Only you - And you alone) - com Frankie e seu conjunto;
08. Los dulces 16 años (Heartaches at sweet sixteen);
09. Hay humo en tu ojos (Smoke gets in your eyes);
10 Mi madre querida (My Yiddishe mamme);
11. Yo creo (I believe);
12. Hymno al amor (Hymne à l'amour);
13. Que bonito amor;
14. Mi oracion (My prayer)




















4 comentários:

  1. Hedson, gostaria de agradecê-lo por este maravilhoso blog e por todas as suas postagens. Quero desejar-lhe um FELIZ 2014 para você e toda a sua familia! Muita paz, saúde e alegria!
    Muito obrigado!

    João Müller
    Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo João Muller
      Muito obrigado pelos votos de um melhor 2014 para todos nós. Retribuo da mesma forma para você e sua família. Aproveito para agradecer o apoio ao nosso blog e fazer parte desse grupo que compartilha essas raridades. Um grande abraço
      Hedson

      Excluir
  2. Hola, si pueden resubir éste album, estaré muy agradecido. Saludos desde Asunción del Paraguay

    ResponderExcluir
  3. Hedson, por favor poderia ativar este link LOS 5 LATINOS - COM LUCIO MILENA E SUA ORQUESTRA - DOCES 16 ANOS - 1960, fico mutio grato, obrigado, Heribert.

    ResponderExcluir