segunda-feira, 10 de março de 2014

MIDNIGHT STRING QUARTET - SPANISH RHAPSODIES FOR YOUNG LOVERS - 1967

The Midnight String Quartet foi um quarteto norte americano de música de câmara, no estilo “easy listening”, composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo.

Era formado por alunos (na época) ou graduados da Universidade do Sul da Califórnia . Eles tocaram hits populares, de forma exuberante em vários álbuns, entre 1966 e início dos anos 1970, complementado por uma seção rítmica profissional, incluindo muitas vezes baixo, bateria e guitarra e por vezes, piano e cravo.

Ao longo de sua trajetória, The Midnight String Quartet fez uma série de gravações exóticas instrumentais produzidas por Tommy Garrett (conhecido como Snuff), na Viva Records (EUA), uma subsidiária da Snuff Garrett Records.

Seu primeiro álbum, “Rhapsodies For Young Lovers”, de 1966, foi organizado por Leon Russell e passou 59 semanas nas paradas da Billboard, chegando ao número 17, em novembro de 1966. Outro álbum de sucesso nas paradas americanas foi o “Spanish Rhapsodies For Young Lovers”, alcançando o número 76 das paradas, em maio de 1967.

Em seguida lançaram o álbum “Rhapsodies For Young Lovers Volume Two”, que alcançou o número 67 das paradas, em julho de 1967 e o disco de natal “Christmas Rhapsodies For Young Lovers”, que alcançou o número 18 das paradas daquele mesmo ano.

Aproveitando o sucesso obtido, lançaram em março de 1968, o álbum “The Look of Love”, que chegou no número 129 das paradas e “Other Rhapsodies For Young Lovers”, que alcançou apenas o numero 194 das paradas Billboard.

Já não obtendo a mesma popularidade dos álbuns anteriores, ainda lançaram mais três álbuns em 1969 e 1971, sendo uma coletânea. Lançaram um total de 9 discos Long Playing e um disco em formato Compact Disc – Cd. O quarteto ressurgiu em evento nos anos 1990 e relançou o primeiro disco em Cd com faixas extras e um encarte explicativo.


Além do quarteto de cordas, composto por Ron Folsom (violinos), Jay Rosen (violinos), Jerry Epstein (viola) e Ryan Selberg (cello), vários outros músicos participaram dessas gravações, tais como Leon Russel (piano, maestro e arranjos), Jim W. Gordon (bateria), Michel Rubini (cravo), Lyle Workman (baixo)

O álbum que apresentamos já foi postado anteriormente pelo excelente blog Sintonia Musical, do amigo Chico, que de forma competente tem nos presenteado com inúmeras raridades. Entretanto, após sua postagem, constatei que o mesmo álbum também tinha sido lançado no Brasil por outra gravadora, com capa parecida, porém com título diferente. 

Assim, postamos o material já postado pelo blog Sintonia Musical, acrescido do material gráfico do outro lançamento. O disco que estamos repostando foi lançado no Brasil em 1967, pela gravadora Companhia Brasileira de Discos, com  o selo (label) Fontana e também pela gravadora Som, com o selo (label) Equipe. O curioso é que as capas são iguais, mas os títulos são diferentes. Enquanto que na edição Fontana, o título é "Guantanamera", na edição Equipe, o título e "Spanish Rhapsodies For Young Lovers", ou seja o mesmo da edição americana original. As canções são as mesmas, sendo:

01 - The lonely bull (O touro solitário);
02 – Meditation (Meditação);
03 - La Paloma;
04 - Maria Elena;
05 – Guantanamera;
06 - Summer samba (Samba de verão);
07 - El relicário;
08 - Our day willl come;
09 - Quiet nights of quiet stars (Corcovado);
10 - The girl from Ipanema (Garota de Ipanema);
11 - Cuando calienta el sol;
12 - Spanish eyes.



 Capa (Front) - Edição Brasil - Equipe / Viva 


  Contra Capa (Back) - Edição Brasil - Equipe / Viva




 Selo (Label) - Edição Brasil - Equipe / Viva




  Capa (Front) - Edição Brasil - Fontana




 Contra Capa (Back) - Edição Brasil - Fontana




 Selo (Label) - Edição Brasil - Fontana  -  Promocional



Selo (Label) Compacto Simples - Edição USA - Viva
Links:

MIDNIGHT STRING QUARTET

SPANISH RHAPSODIES FOR YOUNG LOVERS



3 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu amigo
      obrigado pelo apoio.
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Caro Hedson
      Te enviei um e-mail no qual eu informo que pretendo fazer uma doação de meus discos LPs. mas você ainda não me respondeu.
      Por favor, verifique a sua caixa de e-mails.
      EASY LISTENING AND OTHER DELIGHTS

      Excluir