terça-feira, 6 de maio de 2014

SYLVIO MAZZUCCA - UM BAILE COM - 1970

Navegando pelo site "Ponto dos Músicos" constatei a grande quantidade de músicos que já contribuíram para o enriquecimento da música brasileira e que muitos estão totalmente esquecidos. Assim nesta postagem, visando resgatá-los e ao mesmo tempo homenageá-los, é que apresentamos o músico brasileiro Sylvio Mazzucca.

Para os que não conhecem, Sylvio Mazzucca foi um maestro que nasceu na cidade de São Paulo, no dia 21 de maio de 1919 e morreu no dia 22 de janeiro de 2003. Além de maestro, ele foi pianista, compositor e arranjador. É pai do também músico Silvio Mazzuca Jr (Silvinho Mazzuca)

Apesar de esquecido pela memória brasileira, Sylvio Mazzucca foi um grande maestro e marcou seu nome na música brasileira. Aos 12 anos já era pianista e aos 23 atuava como regente. Sua primeira orquestra foi organizada nos anos 1940 e se destacou nas décadas seguintes gravando discos, participando de programas de TV e rádio e, principalmente, se apresentando em bailes de formatura, debutantes e  festas em geral realizadas na cidade de São Paulo.

Seu período de ouro ocorreu nos anos 1950, época das famosas “big bands” americanas e dos bailes para se “dançar a dois”. Nesse período áureo, sua orquestra ganhou diversos prêmios e lançou vários álbuns.

A partir da metade da metade dos anos 1960, as orquestras desse estilo perderam fôlego na preferência popular. Elas foram perdendo público com o surgimento de novos movimentos musicais, como por exemplo, no Brasil, a Jovem Guarda, bem como as naturais mudanças comportamentais dos jovens daquela época.

Mesmo assim, até os anos 1990, Sylvio Mazzucca e orquestra continuaram atuando em turnês por diversos pontos do país e participando nos arranjos e gravações de discos de outros artistas. Atuou por mais de 50 anos no cenário musical brasileiro.

Seus principais álbuns foram: Chegou a música (1955), Baile de formatura (1956), Baile do samba (1960), Baile de sucessos (1961), Let's dance (1964), Baile com (1970), Varig - Conheça o Brasil (1972).

Para finalizar essa postagem, apresentamos o álbum "Baile com", lançado em 1960 e relançado em 1983, pela gravadora Continental, que contém as seguintes canções:

1. Raindrops keep fallin' on my head;
2. País tropical;
3. Smile a little smile for me;
4. Ti voglio tanto bene;
5. Everybody's talkin;
6. Take a letter, Maria
7. Goin' out of my head / Color of my love;
8. Foi um rio que passou em minha vida / Pena verde;
9. A minute of your time / Hello Mona Lisa;
10. Criola / Que pena;
11. Venus / I've been hurt;
12. Superstar / Jingle jangle.
















Um comentário: