quinta-feira, 19 de junho de 2014

ED EVANKO - LET HER GO - 1969

Atualmente, nas listas de grandes vendagens de discos constam padres que viraram cantores, tais como Padre Marcelo Rossi, Fábio de Melo, Antonio Maria, Juarez de Castro, Zeca, Ewaldo Trevisan, Léo, Jonas, entre outros. Isso tem sido uma constante nos dias atuais.

Pessoalmente, não me interesso pelos seus trabalhos, no entanto, acredito que cada um contribui com suas mensagens positivas aos seus milhares de fãs.

Mas não posso dizer que nunca me interessei. Um dia curti canções interpretadas pelo Padre Zezinho, quando participava de grupo de jovens na igreja da minha comunidade. Cantei muito a oração de São Francisco.

Mas o motivo desta postagem não é resgatar nenhum deles, mas sim escrever um pouco sobre um cantor e ator que fez o processo inverso. Virou padre católico ucraniano.
Estou me referindo a Edward Evanko, ou melhor, Ed Evanko, que nasceu em 19/outubro/1941, na cidade de Winnipeg, Manitoba.

Sua família era de emigrantes da Ucrânia Ocidental. Ele estudou no The Bristol Old Vic Theatre School e cantou em duas companhias de ópera, na década de 1970, o English Opera Group e Welsh National Opera

Como cantor e ator, ele realizou muitos shows e atuou na televisão em seriados, tais como, “Ryans Hope”, “Chicago Hope” e “Third Rock from the Sun”. Na Broadway atuou no “Cantebury Tales” e “Rex”. Foi nessa atuação da Broadway que ganhou o Prêmio “Theatre World Award”, o Prêmio “New Jersey Drama Critics Award” e o “Los Angeles Ovation Award Nomination”.

Em sua carreira de cantor, gravou vários álbuns, da Broadway para a Capitol Records, um álbum para a gravadora RCA, outro para a Decca Records e três álbuns para a Destiny Records. Também participou de vários festivais de ucranianos no Canadá e Estados Unidos e sempre procurou promovera musica ucraniana.


Por ocasião de seus estudos na Universidade de Manitoba, já atuava em produções locais, como “Julius Caesar”, entre outras produções, aparecendo na “Rainbow Stage” e na “CBC Television and Radio”.

Posteriormente, buscou a formação acadêmica e religiosa no Pontifício Colégio Beda, em Roma, no Seminário St. Josaphat,  naUniversidade Católica de Washington, no Holy Spirit Seminary e no St. Paul University, em Otawa, no Canadá.

Ele completou o grau de Masters of Arts in Theology, na primavera de 2005 e começou a servir na Archeparchy of Winnipeg, Canadá. Ele entrou na prática do sacerdócio na casa dos sessenta anos e hoje atua como sacerdote, viajando pela região rural de Manitoba.

Nossa postagem, resgata um compacto simples, lançado no Brasil em 1969, pela gravadora Chantecler, com o selo (label) MCA Records, contendo o seu principal sucesso da carreira, a canção Let her go e a sua própria versão da música tema do filme Aeroporto, The Winds of chance – Airport Love Theme.

Lado A:
1.       Let her go

Lado B:
2.      Airport love theme (The winds of chance)























Links:



3 comentários:

  1. Muito bom, gostei mesmo, queria conseguir outros discos dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel
      Vou ficar lhe devendo, pois esse compacto é o único que tenho. Mas vou garimpar e se conseguir mais alguma coisa, prometo postar.
      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  2. Olá amigo, gostaria de obter mp3 de romanticos de cuba em paris, album de 1964. Obrigado!

    ResponderExcluir