sexta-feira, 10 de abril de 2015

AMIGO DA ONÇA - MANIFESTO CONTRA BLOGS E SITES NÃO SOLIDÁRIOS - 2015

Considero a Internet como uma das maiores invenções tecnológicas do século XXI apesar de ter sido criada ainda no século XX. Ela possibilitou a democratização da informação e a geração de um conhecimento amplo e em vários segmentos. Ela é aberta a todos. Há de tudo. Do bem e do mal.

No segmento das artes em geral e especificamente na musical, possibilitou o resgate e a disseminação de obras de autores e músicos esquecidos. Permitiu que houvessem espaços (blogs e sites) que viabilizaram esse compartilhamento. 

A partir disso, essa rede conectou inúmeras pessoas de interesse comum. Os blogs de músicas é um dos exemplos desse interesse. Mesmo sendo do mesmo segmento, cada um tem um foco, uma pesquisa, novidades e as divulga para todos. Essa liberdade e amplitude é fantástica. 

Como blogueiro e principalmente como apreciador de música, eu acesso inúmeros blogs de diferentes estilos e assim tenho acesso a coisas que não pude obter e aumento o meu acervo de preciosidades até então esquecidas. 

Aproveito para agradecer os blogs e sites amigos por essas oportunidades de compartilhamento e divulgação dos blogs LaPlaya, tais como: Sintonia Musikal, Só Música, Radio Forma e Elenco (Martoni), The Music of Parallel Realities, Toque Musical, Bau de Long Playing, Momentos Mágicos, Mr. Five Music, Musicas Arrumadas, Discoteca Studio 504, Bate boca musical, Luigi Anos 50 e 60, Músicas dos anos 60, Toca dos Compactos, Forgotten Masterpiece, J.Thyne...Kind, Old Melodies, Space Monsters, JS Audio, Estação Musical, O Ponto dos Músicos, Arquivos do Vinyl ao Cd, Arquivos do Tio Sam, Easy Listening World, Blog da Música Brasileira, Bons Tempos, We Love The Beatles Forever, O Som Mágico dos Anos 70, Octaners Blog, Cultura Cabesound, Contramão Prog. e Rock, Bartolomeu 777, Brazilian Rock 1957-1964, Reggae Disco, Bossa Brasileira, Brazilian Nuggets, Galeria do FlashBack, e tantos outros acessados e não citados aqui.

Para incrementar essa divulgação cito em meu blog todos os blogs e sites que costumo acessar e que acho interessante divulgar. Da mesma a recíproca é verdadeira. Sou citado em vários deles. É uma parceria. Não que exista essa obrigação. Mas é uma questão de respeito pelo trabalho do outro e também de comportamento ético.

Da mesma forma, quando utilizo algo em meus blogs que foi pesquisado, melhorado e elaborado por outro colega, costumo citar essas fontes. Entretanto, não é sempre assim que acontece. Tenho visto alguns locais que explicitamente usam trabalho alheio e nem sequer fazem alguma menção. Acho correto citar, pelo menos para divulgar e todos saberem que aquele colega fez algo de bom. 

Tempos atrás, o blog do Augusto, o Toque Musical, alertou sobre isso, quando denunciou que havia um sujeito vendendo cdrs no Mercado Livre com material obtido dos blogs. É mole?... Obtém gratuitamente material raro dos blogs e comercializa como material inédito e próprio. Tem de tudoooo.

Um desses exemplos de utilização de trabalho alheio sem citar fontes, tomei conhecimento há dias atrás, com o site http://www.lobal.com.br
Ao navegar pelo blog gostei muito das informações ali disponíveis, do radio web e da proposta. Verifiquei que são disponibilizados no site várias postagens de álbuns apresentados dos blogs amigos e inclusive dos meus blogs, muitos com o endereço original de links. 

Em um primeiro momento achei muito legal essa divulgação até saber que os nossos blogs não eram citados como parceiros em nenhum local do site Lobal.com, dando a entender que tudo aquilo era obra exclusiva do criador desse site. Quando cliquei no link Parceiro, o que veio foi a página de um curso de inglês.

Achei lamentável essa falta de consideração em não citar os blogs que ele retira um vasto material para valorizar o seu site. Assim, fica o registro de repúdio. Espero que isso não tenha sido ocasional e que ainda nos mencione como parceiros fornecedores de material, pois o acesso é livre.
Se foi intencional é uma pena, pois não entende o espírito da comunidade e não merece mais ser citado e nem tampouco comentado por nós.

Provavelmente haverá internautas que acharão essa postagem uma idiotice e perda de tempo, pois acham que não tem como evitar isso. Concordo que não tem como evitar, mas de qualquer forma, eu precisava manifestar e opinar a respeito.

Independente disso, vou continuar com as propostas dos meus blogs, divulgando e mantendo contato com todos os amigos blogueiros dessa comunidade. Um grande abraço a todos.

http://laplayamusic.blogspot.com.br

http://laplayabeatles.blogspot.com.br

http://laplayamix.blogpsot.com.br






16 comentários:

  1. Meu caro amigo. Venho prestar minha SOLIDARIEDE a você, pelos comentários acima. Sem dúvida, o caro amigo, tem razão. É falta de consideração e respeito a vc. Sou internauta a muitos anos e vários blogueiros não menciona informações donde foram baixados os links postados. Assim, não é caro amigo, eu vou criar um blog.Esses são os bicões. Eterno abraço. Fernando Gregório - Belém - Pará

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo. Venho pedir desculpas, no calor do desabafo, esqueci de corrigir minha mensagem. Vou repeti-la.

    Meu caro amigo. Venho prestar minha SOLIDARIEDADE a você, pelos comentários acima. Sem dúvida, o caro amigo tem razão. É falta de consideração e respeito a vc. Sou internauta há muitos anos e vários blogueiros não
    mencionam informações donde foram baixados os links postados. Assim, não dá, não é caro amigo? Eu vou criar um blog ... Esses são bicões. Eterno abraço. Fernando Gregório Belém, Pará

    ResponderExcluir
  3. Hedson, concordo inteiramente com suas palavras. Estou cansado de ver as minhas postagens sendo utilizadas em outros blogs, sem qualquer referência à fonte. Pior ainda é que esse pessoal ainda pede doações para a manutenção dos blogs.

    ResponderExcluir
  4. concordo genero numero e grau, pois tenho varios amigos blogueiros inclusive o forro vinil, onde pessoas inescrupulosas baixam os arquivos de raridades para comercializar, eu sei e eu ja vi, então mandei um e.mail para o ivan dias pedindo que fossem colocado disponiveis só para colaboradores e uma senha, solicitada atraves de email
    pois assim se saberia quem de fato está usando o blog

    ResponderExcluir
  5. Amigo Hedson:
    Estou com V. ademais Companheiros.
    Abraços Antonio!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a todos os amigos do blog solidários a essa manifestação.
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  7. jose mauricio-MACEIO- AL. concordo com as suas palavras SR.HEDSON e tambem do BUGRIM , os senhores sao verdadeiros herois da resistencia lutam para fazer a alegria dos amantes da musica mundial, e alguns talvez sem um pingo de maldade fazem essa pratica. OBRIGADO POR VOCES EXISTIREM. abracao.

    ResponderExcluir
  8. Amigo ,esta pratica da pirataria já é uma tradição nacional, veja sites respeitados que vendem cópias de filmes do qual eles não tem nenhum direito autoral,ou seja roubam o filme dos sites americanso ,legendam eles e os vendem caro como se fosse proprietarios,enchendo a copia com logotipos deles alterando a beleza do filmes.
    Continue com seu belo trabalho estes chupins sempre estarão ai para tentar faturar uma grana fácil .
    Parabens pelo site

    ResponderExcluir
  9. Concordo em gênero, grau e número com seus comentários, Hedson! Sempre existiu e sempre haverá aproveitadores, mas cabe a nós "botar a boca no trombone" contra estes pilantras e boicotá-los. Eu sempre que posso, agradeço à você, ao Bugrim e ao Fernando (O Som Mágico dos Anos 70) pelas maravilhosas postagens, pois com o trabalho de vocês estou sempre conseguindo melhorar a qualidade dos meus arquivos de áudio, melhorando consequentemente a qualidade do som da minha GOLD WEB RADIO.
    Sempre que encontrar algo assim, não deixe de reclamar!

    João Muller
    Florianópolis / SC

    ResponderExcluir
  10. Acho uma total falta de respeito para com quem como você,
    após colocar trabalhos minuciosos feitos com tanto esmero;
    simplesmente vem alguém e os leva e os toma como de sua autoria,
    sem respeitar os devidos créditos de onde buscou!
    É uma atitude desrespeitosa e de total falta de princípios!
    Estou contigo nesse repudio dessas atitudes, meu estimado amigo!
    Abraços/Nelson

    ResponderExcluir
  11. gosto muito do teu blog !!! musica boa ! PARABENS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wilson
      A recíproca é verdadeira. O seu blog serviu de inspiração para mim.
      Um grande abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
  12. Nada de idiotice ou de desperdício de tempo: você com a sua postagem esclarece as coisas. Sempre houve pessoas que se aproveitam do trabalho dos outros para seu próprio benefício e no internet parece funcionar mais fácil. Mas não se preocupe muito sobre isso, sua tarefa é qualidade e como tal será reconhecido por aqueles que têm um sentido mínimo de um trabalho bem feito e decência. Então vá em frente, não deixe de facer felizes os seus fãs (como eu) e olhe como outros não têm outra coisa a fazer do que copiar as suas excelências. Obrigado e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Quando você diz "vendeu milhares de compactos" é difícil acreditar que naqueles tempos as pessoas iam nas lojas com o suado dinheirinho para adquirir um disquinho com uma ou duas músicas (o lado B era incógnita ou sobra de sessões) e hoje exista tanta gente mal acostumada e não disposta a colaborar e compreender o ponto de vista alheio ou o objetivo daquela divulgação.

    Respeito seu ponto de vista e desabafo, mas existe coisa pior ainda na internet, principalmente no you-tube onde muitos disponibilizam raridades ou discos completos. Há um tipo de pessoal que simplesmente nunca posta nada, seja de seu trabalho ou dos outros, e só aparece para exigir, criticar, pixar, ficam com olhos gordos de inveja, e sem contribuir um pingo, e dizendo que o material e o site é ruim, não saem dali, obrigando alguns a bloquear comentários.
    Vou eliminar um material instrumental raro que postei, pérolas incompreendidas para quem vive arrotando termos musicais que não entende, incapazes de memorizar e assoviar pelo menos umas três melodias originais, foram do manjado (ou acham que autêntico é só chorinho, bossa, música clássica redundante etc, etc) assim e vou encaminhar a você assim que possível, caso queira divulgá-lo. É de um artista que você gosta, raridades lançadas só no exterior (Lafayette) e que você ainda não postou. É só eu conseguir organizar as coisas, que farei isso (nem todos possuem o know how técnico, a faixa etária, a energia e o tempo disponível para dedicar a isso).
    Seja qual for o ponto de divergência, de qualquer modo seu trabalho é digno de elogios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo
      obrigado pelo apoio e concordo com que comentou.
      Contribuições sempre serão bem vindas.
      Aguardo
      Hedson LaPlaya

      Excluir