sexta-feira, 3 de abril de 2015

BRIAMONTE ORCHESTRA - 1970

A pedido do amigo do blog Adilson, postamos o álbum da Briamonte Orquestra. O material desta postagem foi obtido do excelente blog http://martoni-formaeelenco.blogspot.com.br, que costumamente venho acessando.

José Briamonte é o maestro que dá o nome a Briamonte Orquestra ou Orquestra Briamonte como alguns chamam. O álbum da postagem foi lançado no Brasil em 1970, pelo selo (label) Elenco.

Infelizmente, José Briamonte faz parte da lista dos músicos brasileiros esquecidos, juntando-se a tantos outros que enriqueceram a nossa música brasileira. Mas, vamos apresentar este grande instrumentista, arranjador, compositor e maestro.

Formou-se em 1956 em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Posteriormente, estudou harmonia, contraponto, instrumentação e regência na Escola Livre de Música.

Sua carreira musical se inciou em 1956, atuando no Dancing Maravilhoso, em São Paulo, com a Orquestra de Luis Cesar. Em 1959, atuou no conjunto Vadico e Odilon. Realizou sua primeira gravação em 1963, tocando órgão nas faixas Nós e o mar, de Roberto Menescal e Boscoli e Só saudades, de tom Jobim, lançadas em 78 rpm.

Nos anos de 1966 e 1967, participou como membro dos conjuntos SansaTrio e Sombeco. No primeiro grupo, o Sansa Trio, gravou dois álbuns e se apresentava no Restaurante Baiúca, em São Paulo. Já no grupo Sombeco, participou na gravação de um álbum e se apresentava no Restaurante “O Beco”.

Ainda em 1967, participou do III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, em São Paulo, escrevendo o arranjo para a música Eu e a brisa, de Johnny Alf, interpretada por Márcia.

Atuou como arranjador em vários festivais e em gravações de Toquinho e Vinícius de Moraes, Jorge Benjor e Tom Zé, entre outros. Compôs o tema da novela Pigmaleão, de 1970, apresentada pela Rede Globo de Televisão. Também acompanhou, em gravações de estúdio, vários intérpretes brasileiros, como Johnny Alf (1968), Dick Farney (1969) e Maysa (1971), entre outros.

Em 1975, regeu o musical “Brasileiro, profissão esperança”, de Paulo Pontes, encenado no Teatro Aquarius, em São Paulo, sob direção de Bibi Ferreira. Gravou “Momentos Românticos”, lançado pela gravadora RCA Victor, em 1982.

Dois anos depois, participou do show de inauguração do Teatro Scala, no Rio de Janeiro. Entre 1985 e 1990, atuou como compositor, diretor musical e regente no Paladium, em São Paulo.


Para finalizar a breve biografia musical de José Briamonte, de acordo com o blog do Martoni (Zeca), em postagem de 05/fev/2012, posteriormente ele realizou trabalhos para empresas. Seu último álbum foi lançado em 2004, intitulado “New Age Brasil”, registrado pelo selo Intercd. 

O disco da postagem contém cinco composições próprias do maestro José Briamonte. Inclusive as músicas Zip e Atmosfera foram temas da novela “A Próxima Atração”, lançada pela Rede Globo de Televisão. É um belo disco

A produção ficou a cargo de Roberto Menescal e os arranjos pelo próprio José Briamonte. O destaque do disco é a canção Tema de Cristina

Fontes: 

O álbum desta postagem é composto pelas seguintes músicas instrumentais:

TRACK LIST:
======================================================
01 - Tema de Cristina (José Briamonte)
02 - Airport Love Theme (A. Newman / Paul Francis Webster)
03 - Primavera (Vai Chuva) (Cassiano / Rochael Silva)
04 - Rota Sul (José Briamonte)
05 - True Grit (E. Bernstein / D. Black)
06 - Assim na Terra Como No Céu (Roberto Menescal / Nonato Buzar / Paulinho Tapajós)
07 - O Embalo do Pato (José Briamonte)
08 - What the world needs now is love (Burt Bacharach / H. David)
09 - Zip (José Briamonte)
10 – Everybody’s talkin (Nilsson)
11 - Caos (José Briamonte)
12 - Quarentão Simpático (Renatão) (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
13 - Atmosfera (José Briamonte)



















Maestro José Briamonte


6 comentários:

  1. Para quem gosta de uma Boa Musica ai esta um excelente album,a começar pelo Tema de Cristina uma obra prima do (josé Briamonte).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson
      É bom saber que continua nos prestigiando. Você tem toda a razão. É preciso divulgar essas obras.
      Hedson Laplaya

      Excluir
  2. Caro Hedson
    Muito obrigado pela postagem desta raridade que eu procurava há algum tempo. Tinha apenas a música "Tema de Cristina". Agora tenho o LP na íntegra. (Eldo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eldo
      Fico muito feliz que o amigo esperava essa postagem, É uma forma de retribuir o que o amigo contribuiu para o blog. Valeu.
      Hedson Laplaya

      Excluir
  3. Caro Hedson
    Muito obrigado pela postagem desta raridade que eu procurava há algum tempo. Tinha apenas a música "Tema de Cristina". Agora tenho o LP na íntegra. (Eldo)

    ResponderExcluir
  4. Caro Hedson,

    Seria possivel proceder ao re-up deste LP?
    Obrigado

    ResponderExcluir