2016

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sexta-feira, 19 de junho de 2015

WENDY CARLOS (WALTER CARLOS) - SWITCHED ON BACH - 1969

Apresento nesta postagem um álbum que aprecio muito e o tenho guardado de forma especial, principalmente pela forma como ele me impactou na primeira vez que eu o ouvi. 

Naquela oportunidade, eu não tinha noção nenhuma do que seria a música eletrônica. No entanto, quando ouvi os primeiros acordes nesse estilo, das músicas clássica Jesus Alegria dos Homens e Ária, de Bach, fiquei impressionado e impactado. Estou me referindo ao álbum "Switched on Bach", de Walter Carlos, ou Wendy Carlos, como passou a se chamar posteriormente, lançado no Brasil em 1969, pela gravadora CBS, com o selo Masterworks.  

A compositora e musicista Wendy Carlos, antigamente conhecido como Walter Carlos nasceu em 14 de novembro e 1939, na cidade de Rhode Island, EUA. Foi uma das pioneiras da música eletrônica dos Estados Unidos, uma das primeiras artistas a utilizar sintetizadores na música.

A educação musical de Wendy Carlos (na época ainda chamada de Walter) começou com o piano, aos seis anos de idade. Sua educação formal incluiu a Universidade de Brown, onde estudou música e física, bem como a Universidade de Columbia, onde se tornou mestre em música. Em Columbia, Wendy foi estudante de Vladimir Ussachevsky, um pioneiro da música eletrônica.

Após a graduação, encontrou Robert Moog e foi uma das primeiras pessoas a utilizar-se de seus produtos, fornecendo considerações sobre o produto para futuras versões do sintetizador Moog. Por volta de 1966, Wendy encontrou Rachel Elkind, que produziu seus primeiros álbuns. Desde 1962, passou a morar em Nova Iorque.

Suas primeiras gravações foram lançadas com o nome Walter Carlos. Em 1972, Wendy passou por uma cirurgia de transgenitalização. O primeiro lançamento creditado como Wendy Carlos foi “Switched-On Brandenburg”, lançado em 1979. Sua primeira aparição pública após a cirurgia foi em uma entrevista, realizada em maio de 1979, para aRevista Playboy, uma decisão que ela se arrependeu posteriormente, devido à publicidade negativa que isso trouxe para sua vida pessoal. Em seu site oficial, sua transição foi discutida em um documento.

“Switched-On Bach” foi talvez o primeiro álbum a demonstrar o uso de sintetizadores como instrumentos musicais genuínos. Como uma pioneira do primeiro instrumento de Robert Moog disponível comercialmente, Wendy ajudou a difundir a tecnologia, que era muito mais difícil de ser manuseada que atualmente.

As gravações de múltiplas trilhas foram críticas no processo de criação desse álbum lançado em 1968, e ele tornou-se o primeiro álbum erudito a vender 500 mil cópias, recebendo disco de platina pela entidade RIAA - Recording Industry Association of America (Associação da Indústria de Gravação da América). Uma sequência de música barroca sintetizada, "The Well-Tempered Synthesizer" foi lançada em 1969. Seu título é um trocadilho com a obra de Johan Sebastian Bach "Well-Tempered Clavier". Apesar de moderado sucesso comercial, não atingiu o mesmo sucesso do álbum anterior.

O álbum lançado em 1972, intitulado “Sonic Seasonings” era duplo, com um lado dedicado a cada uma das quatro estações, e cada lado consistido de uma única faixa longa. Estava presente uma mistura entre sons gravados e sons sintetizados, sem melodias, para criar um efeito ambiente. Apesar de não tão popular quanto os álbuns anteriores, o álbum influenciou outros artistas na criação da chamada “Música Ambiente”.

No mesmo ano, Wendy compôs e gravou a excelente trilha sonora para o filme "A Clockword Orange". Sua gravação da Nona sinfonia de Beethoven também foi usada na introdução da apresentação de David Bowie, de 1973, em "Ziggy Stardust and The Spiders From Mars". 

Em 1982, Wendy gravou a trilha do filme "Tron", lançado pelos Estúdios da Disney. A obra incorporou orquestra, coro, órgão, e sintetizadores analógicos e digitais. Algumas de suas trilhas foram substituídas por uma canção da banda de rock Journey. Já o álbum “Digital Moonscapes”, de 1984, se caracterizou pela substituição dos sintetizadores analógicos pelos sintetizadores digitais. O álbum incluiu alguns dos materiais rejeitados na trilha sonora de “Tron.

Em 1998, Wendy processou o músico escocês Momus pela canção satírica Walter Carlos, do álbum "The Little Red Songbook", que sugeria que se Wendy pudesse voltar no tempo ela iria casar-se com Walter. Com o caso resolvido, Momus aceitou retirar a canção do álbum.

No início da década de 2000, a maioria do catálogo de Wendy Carlos foi remasterizado. Em 2005 foi lançada uma coletânea em dois volumes, denominado “Rediscovering Lost Scores, apresentando material fora de catálogo e inéditos, tais como a trilha sonora de "The Shining", a trilha sonora de “Woundingse material para o filme “Trone “A Clockwork Orange” descartados nas trilhas originais desses filmes.

Os álbuns que foram lançados entre 1968 e 1975 foram originalmente lançados com o nome "Walter Carlos". Relançamentos e álbuns posteriores já foram lançados com o nome "Wendy Carlos" e contraídos para "W. Carlos".

Fonte: Wikipedia, june 2015.

A seleção das músicas de Bach contida no álbum são as seguintes:

1. Sinfonia da cantata nº 29;
2. Ária na corda do sol;
3. Invenção a duas vozes em fá menor;
4. Invenção a duas vozes em si bemol maior;
5. Invenção a duas vozes em ré menor;
6. Jesus, alegria dos homens;
7. Prelúdio e fuga nº 7 em  mi bemol maior (de O cravo bem temperado - Caderno I);
8. Prelúdio e fuga nº 2 em  dó menor (de O cravo bem temperado - Caderno I);
9. Prelúdio coral - Wachet auf;
10. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - primeiro movimento;
11. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - segundo movimento;
12. Concerto Brandeburgo nº 3 em sol maior - terceiro movimento.




 Capa (Front) - Edição Long Playing - LP (1969)





Contra Capa (Back) - Edição Long Playing - LP (1969) 





 Selo (Label) - Edição Long Playing - LP (1969)





  Capa (Front) - Edição CD





  Wendy Carlos




 Wendy Carlos





Sintetizadores 



Johan Sebastian Bach

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Um comentário:

  1. I have this record. It's good work from Wendy Carlos!

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