quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MIGUEL RIOS - SONG OF JOY (HIMNO A LA ALEGRIA) - 1971

Sempre fui um aficcionado pela música do maestro argentino Waldo de Los Rios. E foi justamente essa preferência que me fez conhecer o cantor espanhol Miguel Rios, ao ouvir a canção Song of Joy (Hino a alegria), baseada em uma versão do maestro argentino Waldo de Los Rios, para a nona sinfonia de Beethoven e que acompanha na gravação.

O cantor e compositor Miguel Ríos nasceu na cidade de Granada, Espanha, em junho de 1944. É considerado como um dos pioneiros do rock espanhol.

É o mais novo de sete filhos, passando sua infância em um colégio de Salesianos e nas ruas do bairro de Cartuja (Granada), sua segunda escola. Logo encontrou trabalho em uma loja de discos, onde teve contato com um ritmo musical: o rock and roll.

Costumava se apresentar em um programa da Rádio Granada. Após gravar uma fita k7 de demonstração como cantor, obteve sucesso e acaba viajando à cidade de Madri para gravar seu primeiro disco, que ocorreu em 1962, com o nome artístico de Mike Ríos.

Em 1969, foi a sua grande oportunidade, pois Miguel Ríos grava a canção "Himno a la alegría", uma adaptação do último movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven, dirigida pelo famoso maestro Waldo de Los Ríos.

Essa gravação vendeu mais de 10 milhões de discos em todo o mundo, ocupando o 1° lugar em lista de paradas, nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Suécia, Itália, Áustria, Holanda, Canadá e América Latina.

"Supuso el que tomara conciencia de que podia, cantar, escribir textos, utilizar la imaginación y constriur algo sólido como un disco", disse Miguel Ríos acerca deste êxito internacional. A partir disso, consolidou uma sólida carreira musical.

Em 2009, aos 65 anos, Miguel Ríos iniciou pela Espanha e América Latina uma grande turnê que batizou de “Memorias de la carretera". É o inicio de sua despedida dos palcos, depois de 45 anos de grandes êxitos músicais.


O material desta postagem é originado de um compacto duplo (vinyl), lançado no Brasil eem 1970, pela gravadora Continental, com o selo (label) Hispavox. Infelizmente, seu estado não permitiu obter um material de melhor qualidade. Entretanto, foi possível melhorar significativamente o resultado final. Inclui como bônus uma versão com melhor qualidade de áudio, porém ela é diferente da versão original, em termos de arranjo.

As canções desse disco são as seguintes:

Lado A:
1. Song of Joy (Himno a la alegria);
2. Look to your soul (Mira hacia ti);

Lado B:
3. Soledad;
4. She's gone (Ella se fue).

Bônus:
5. Song of Joy (Versão 2)




 Capa (Front) Compacto Duplo - Edição Brasil - 1970





 Contra Capa (Back) Compacto Duplo - Edição Brasil - 1970




 Selo (Label) Compacto Duplo - Edição Brasil - 1970





  Capa (Front) Compacto Simples  - Edição Germany - 1969





Selo (Label) Compacto Simples  - Edição Germany - 1969





 Capa (Front) Compacto Simples  - Edição Germany - 1969





 Capa (Front) Compacto Simples  - Edição Portugal - 1969



Selo (Label) Compacto Simples  - Edição Portugal - 1969
Links








Nenhum comentário:

Postar um comentário