segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ASTROS DA YOUNG - VOLUME 1 - 1951 a 1960 - REPOST

Atendendo a pedidos, reapresentamos a postagem dos "Astros da Young - Volume 1", referente aos discos lançados pela gravadora brasileira Young, pioneira do rock brasileiro.

Desse grupo de astros da gravadora Young, muitos são desconhecidos do grande público e há pouca informação sobre eles. Será que alguém sabe alguma coisa sobre The Devils, The Cupids, The Jester Tigers, Lucy Perrier, Antonio Claudio, Carlos David ou Freddie Davis? Eu confesso que desconheço.

Ao ouvir esse material nos deparamos com trabalhos, que podemos considerar limitados tecnicamente aos olhos da atualidade. Entretanto, algumas interpretações são muitos boas, esforçadas e interessantes, normalmente covers de sucessos de 1958 a 1960. Também há composições próprias cantadas em inglês. Outro ponto que não podemos ser exigentes, é quanto ao inglês da rapaziada, exceto do cantor Freddie Davis, que nos parece ser de origem estrangeira. É bem tupiniquim.

Ao analisar as interpretações, achei consistente as gravações de Hamilton Di Giorgio, que posteriormente gravaria uma versão Anjo Azul, da música Blue Angel, de Roy Orbison. Nas canções de Nick Savoya há uma tendência para imitar os originais, como por exemplo as músicas cantadas por Neil Sedaka, Johnny Ray e Bobby Darin. Em minha opinião, Bad Boy é a melhor canção interpretada por Nick Savoya. 

Uma curiosidade é a canção Hold Me So Fight, cantada por Demetrius (que descaradamente tentava imitar Elvis Presley), que é composição de Hamilton Di Giorgio. Outro que aparece é o desconhecido Antonio Claudio que canta bem em inglês e proporcionou boas interpretações. Já Carlos David e Lucy Perrier apresentam um inglês mais fraco e uma seleção de músicas limitadas. Considerando a raridade desse material, ressaltamos as canções do instrumentista Gatto (com dois "tt" mesmo), que canta bem e já demonstrava um grande talento, pouco aproveitado pelas gravadoras e mídia.

Mas tirando as limitações da qualidade de áudio, tudo isso vale a pena pela raridade desse material e pela representação que isso tem na evolução da música pop rock brasileira. No próximo número da série compartilharemos o material dos principais grupos do selo Young. 

As músicas do disco são:

1. I'm gonna get married (Hamilton Di Girgio & The Devils);
2. Teenage sonata (Hamilton Di Girgio & The Devils);
3. My heart is a open book (Hamilton Di Girgio & The Devils);
4. We got to love (Hamilton Di Girgio);
5. Hiccups (Nick Savoya & The Scarletts);
6. Cry ( Nick Savoya);
7. Bad boy (Nick Savoya & The Rebels);
8. I go ape (Nick Savoya & The Rebels);
9. Make the knife (Nick Savoya);
10. Since you're been gone (Nick Savoya & The Scarletts);
11. That's all (Nick Savoya);
12. Dream lover (Antonio Cláudio & The Jester Tigers);
13. where were your on our wedding day  (Antonio Cláudio & The Jester Tigers);
14. I can't live (Lucy Perrier & The Cupids);
15. Kiss me honey honey kiss me (Lucy Perrier & The Cupids);
16. My search (Freddie Davis);
17. You were mine (Freddie Davis);
18. In my heart (Carlos David);
19. The angels listened (Carlos David);
20. Hold me so fight (Demetrius & The Devils);
21. Young an in love (Demetrius & The Devils);
22. Paradi da juventude (Gatto)
23. Paris Belfort (Gatto);
24. What'd I say (Gatto);
25. Danny boy (Dori Angiolella);
26. I love I do (Marcos Roberto)

























 Links:






Nenhum comentário:

Postar um comentário