segunda-feira, 31 de outubro de 2016

MUSIKANTIGA - VOLUME 2 - 1968 - REPOST

Essa repostagem se refere a uma garimpagem pelas lojas de livros e discos seminovos realizada em janeiro de 2012, onde encontrei um Lp vinyl muito antigo de música barroca, que há muito tempo eu não ouvia e que procurava. 

Eu tive oportunidade de ouvir esse disco pela primeira vez, no início dos anos 1970, na casa de uma colega e amiga de escola do ensino médio, quando realizávamos atividades escolares extra classe. O disco me traz boas e tristes recordações, pois essa colega faleceu prematuramente de problemas do coração.

Assim achei interessante compartilhá-los com todos os amigos que acessem o blog. Esse disco é interessantíssimo e muito bem elaborado. É o Musikantiga de São Paulo, que era um conjunto de Câmara-Quartetos (Cravo-Corda-Sopro).

O disco apresenta obras instrumentais de músicas do século 17 a 18, em estilo clássico e barroco, utilizando instrumentos antigos. Há pouca informação disponível quanto a forma como foi produzido o disco e dos seus respectivos integrantes que o realizaram.

O volume 2 foi inicialmente  lançado em Long Play, em 1968, pela gravadora Rosenblit, como produção de Roberto Corte Real e posteriormente relançado com capa verde, pela gravadora "Discos Marcos Pereira". Também saiu em CD, porém com tiragem muito limitada. 

A formação do Musikantiga era composto dos seguintes integrantes:
 
Ricardo Kanji (flautas doces, krummhorn, rauschpleife, corneto), 
Milton Kanji (flautas doces, krummhorn),
Sandino Hohagen (flautas doces, kortholt),
Roberto Bumagny (flautas doces,  krummhorn),
Abel Santos Varagas (flautas doces,  krummhorn),
Dalton de Luca (violas de gamba soprano e baixo),
Fernando Tancredi (fagote),
Beatriz Ferreira Leite (cravo),
Claudio Stephan (percussão)
Artistas convidados para o volume 2: Salvador Masano (oboé), Alejandro Ramirez (violino), Jorge Salim (violino) e Ernesto de Luca (percussão).

Como informação complementar, após a postagem original, cedida pelos amigos do blog (Maria Inês e amigos), o Musikantiga foi fundado pelo flautista Ricardo Kanji. Ele foi professor de flauta no Conservatório de Haia, na Holanda, por 25 anos. Após retorno ao Brasil, atua como professor da Emesp (ULM), no Núcleo de Música Antiga.

O disco contém as seguintes músicas:
1. Courtly masquing ayres (árias dos reais bailes de máscaras 3 danças - 1640); 
2. Ricercare del 12º tono; 
3. Recercada setima; 
4. Canzon A5; 
5. Seis danças; 
6. Reigentanze; 
7. Concerto en la menor para flauta doce; 
8. Triosonata en la menor para flauta doce.











Contracapa versão Cd





Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário