sexta-feira, 2 de junho de 2017

CYRO AGUIAR - INSPIRAÇÃO - 1967

O cantor e compositor Ciro Mendes de Aguiar ou simplesmente Cyro Aguiar, como é conhecido, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 09 de dezembro de 1942. Estudou canto com Mariah Costa, no Instituto de Musica de Salvador e ainda adolescente apresentava-se interpretando musicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi.

Em 1961, depois abandonar a Academia Militar das Agulhas Negras, localizada na cidade de Resende, Rio de Janeiro, ingressou na Rádio Mayrink Veiga, onde se apresentou no programa “Hoje é Dia de Rock”, enquanto esperava para ser contratado por uma gravadora. Antes de assumir a carreira profissional, trabalhou como bancário e professor de violão.

Em novembro de 1963, assinou contrato com a gravadora RCA Victor, lançando sua composição chamada Itaparica, que não chamou muita a atenção do mercado. Lançou mais dois discos pela RCA e em seguida transferiu-se para a gravadora Continental, onde gravou dois álbuns Lp’s e alguns compactos que incluía o sucesso  A loucura das garotas.

 Em 1970, estudou no Instituto Villa-Lobos, participando do seu coral e no ano seguintes cantou no VI Festival Internacional da Canção – FIC, da TV Globo, no Rio de Janeiro.

Em 1972, atuou na ópera “Jesus Cristo Superstar” e lançou na gravadora Philips a sua composição Asfalto falsificado, que fez relativo sucesso na época.
No ano seguinte, lançou o seu maior sucesso, a canção Do you like samba. Nesta música satirizava o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês.

Continuou ativo durante os próximos anos e em 1990 lançou uma coletânea de suas gravações de inicio de carreira. Em 1995, lançou um álbum no formato Cd, no qual fazia uma mistura de rock e samba.

Cyro Aguiar lançou diversos discos e vendeu mais de 500 mil cópias, que lhe renderam diversos prêmios e o carisma do público nos palcos brasileiros que atua. Nos últimos anos, tem apresentado dois programas de grande sucesso na radio Tropical FM, “Samba Show” e “Éramos Todos Jovens”. Seu último trabalho com destaque foi a música Me ilumina

Nesta postagem, apresentamos o álbum "Inspiração", lançado em 1967, pela gravadora Continental, obtido da colaboração de Johnson Cruz de Salvador/Bahia, que forneceu para algum blog que infelizmente não lembro qual.  As músicas do disco são as seguintes:

01. Livre (Born Free)
02. Leninha
03. O Gavião (I Need Your Love Tonight)
04. Preso Por Um Beijo
05. Desprezado
06. Fany (He Reminds Me Of Me)
07. Pot-Pourri De Sucessos (Adaptação De J. Luna):
       Boiadeiro
       Tico-Tico
       Sabiá
       Pé De Serra
       Assum Preto
08. Meia Noite (Midnight)
09. A Bossa Da Conquista (Tecnique)
10. Menina
11. Receita Para Me Conquistar
12. A Loucura Das Garotas

Bônus:
12. Maria bonita;
13. Al telefone con te.




















8 comentários:

  1. Olá, gostei deste blog, sabe, quem canta a versão de Meianoite (midnight) em inglês?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bekannt777

      A música Midnight foi lançada originalmente pela banda inglesa The Shadows, em 1961, sendo composição do próprio grupo (Marvin-Welch) e era somente instrumental.
      Um abraço
      Hedson LaPlaya

      Excluir
    2. Caro Hedson, poderia repostar este link? Infelizmente o link do mesmo está off, ou seja, inválido. Desde já agradeço e abraços!

      Excluir
  2. Hedson La Playa, gostaria muito que renovasse o link deste maravilhoso disco de Cyro Aguiar, por se tratar de uma raridade, que tenho procurado como um peixe dentro do mar. Um forte abraço e fique com Deus, amigo.

    ResponderExcluir
  3. por favor, amigo, poderia repostar este album? ha muito tempo que eu o procuro. obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Mestre HEDSON LAPLAYAMUSIC, há tantos pedidos de LINK nos comentários, aproveito a
    oportunidade para incluir alguns bônus raros como, ROCK NAS QUEBRADAS, BEY BEY ROSEMARY, SELVA DE CONCRETO e outros mais, a obra de CYRO AGUIAR é difícil de achar.
    PARABÉNS e AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  5. Olá, não tem mesmo como renovar o link? Eu gosto desse artista.

    ResponderExcluir